Primavera do Leste / MT - Sábado, 21 de Fevereiro de 2026

HOME / NOTÍCIAS

Agro

Prefeitura assina ordem de serviço para construção de barracão no assentamento São Gabriel



O prefeito, Sérgio Machnic, esteve no Assentamento São Gabriel nesta quinta-feira (13) para oficializar um importante investimento para a comunidade – a assinatura da Ordem de Serviço de aproximadamente R$ 500 mil para a construção de um barracão. A estrutura beneficiará, diretamente, cerca de 200 pessoas que vivem na localidade e dependem da agricultura familiar para seu sustento.

 

Durante a assinatura, o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Evaldo Takzawa, destacou o compromisso da gestão com a agricultura familiar e explicou que a obra só foi viabilizada após a obtenção de novos recursos. “Temos um compromisso com vocês. A agricultura familiar é nossa prioridade. Corremos atrás de recursos, buscamos dotação orçamentária e o prefeito sempre nos apoiou”, afirmou.

 

O prefeito Sérgio Machnic reforçou a satisfação em concretizar esse compromisso com a comunidade e ressaltou que a obra já está licitada e deve iniciar em breve. “Estou muito feliz de assinar essa ordem de serviço. Foram vários compromissos assumidos e, com o apoio da SAMA, conseguimos concretizar essa ação”.

 

Além da construção do barracão, o prefeito aproveitou a visita para entender as necessidades da comunidade, como a questão da água e o preparo do solo. “Estamos abraçando a agricultura familiar e vamos cuidar com muito carinho, por isso, entendemos que nosso próximo passo é estudar a vazão da água, preparar e analisar o solo para garantir uma produção adequada”.

 

A produtora Cleuzeni Moraes, esposa do presidente da associação do assentamento, comemorou a conquista e ressaltou a importância do novo espaço para a comunidade. “Era algo que buscávamos desde a pandemia e, agora, conseguimos concretizar esse sonho. O barracão vai nos proporcionar mais autonomia e independência, pois poderemos realizar ações de arrecadação e fortalecer a nossa produção”, disse.

 

Cleuzeni também mencionou a relevância dos estudos de solo. “Hoje, plantamos mamão em cima de pedra. Com conhecimento técnico, vamos produzir mais e escolher culturas mais adequadas para o nosso solo”, completou.

 

A construção do barracão no Assentamento São Gabriel representa um avanço para a comunidade, que poderá contar com um espaço adequado para reuniões, armazenamento e atividades ligadas à agricultura familiar. O ato contou com a presença de vereadores e representantes da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA).

Fonte: Assessoria



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

geral

Hospitais São Lucas e Das Clínicas enviam notificação à Secretária de Saúde, podendo interromper atendimento ao SUS


Os hospitais lamentam a falta de ajuste no contrato e ameaçam suspender o atendimento aos pacientes do SUS encaminhados pela UPA.


No dia 13 de fevereiro de 2026, a direção dos Hospitais São Lucas e das Clínicas de Primavera do Leste enviou uma notificação formal à Secretária Municipal de Saúde, Laura Leandra, alertando sobre a ausência de um reajuste no contrato, o que comprometeria a continuidade dos serviços prestados. O documento destaca que, após sucessivas prorrogações contratuais sem o ajuste necessário, a situação financeira dos hospitais se tornou insustentável, podendo até resultar na interrupção dos atendimentos aos pacientes do SUS.

 

O texto revela que o contrato atual, com término previsto para 28 de fevereiro de 2026, já foi prorrogado anteriormente e que, até a data mencionada, não foi apresentado um novo contrato ou proposta formal por parte da Secretaria Municipal de Saúde. Em resposta, os hospitais afirmaram que não aceitarão a celebração de um novo termo aditivo nas condições atuais.

 

A medida de não continuar com o contrato atual está relacionada ao descumprimento das condições financeiras necessárias para a manutenção da qualidade no atendimento. A partir de março de 2026, os serviços poderão ser prestados sob novas condições, que envolvem a assinatura de um novo contrato com valores atualizados ou a aplicação de um reajuste provisório de 20% sobre os valores vigentes, até a formalização de um novo acordo.

 

Os hospitais registraram que, caso haja interrupção no serviço após o término da vigência contratual, essa responsabilidade não será imputada aos hospitais, mas sim à Secretaria Municipal de Saúde, que não tomou as medidas administrativas necessárias para resolver a questão de forma tempestiva.

 

A Secretaria Municipal de Saúde ainda não se manifestou oficialmente sobre a situação, mas a expectativa é que um novo ajuste contratual seja negociado o quanto antes para garantir a continuidade dos serviços essenciais à população.


Antenado News