Primavera do Leste / MT - Terca-Feira, 30 de Dezembro de 2025

HOME / NOTÍCIAS

Agro

Prefeitura assina ordem de serviço para construção de barracão no assentamento São Gabriel



O prefeito, Sérgio Machnic, esteve no Assentamento São Gabriel nesta quinta-feira (13) para oficializar um importante investimento para a comunidade – a assinatura da Ordem de Serviço de aproximadamente R$ 500 mil para a construção de um barracão. A estrutura beneficiará, diretamente, cerca de 200 pessoas que vivem na localidade e dependem da agricultura familiar para seu sustento.

 

Durante a assinatura, o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Evaldo Takzawa, destacou o compromisso da gestão com a agricultura familiar e explicou que a obra só foi viabilizada após a obtenção de novos recursos. “Temos um compromisso com vocês. A agricultura familiar é nossa prioridade. Corremos atrás de recursos, buscamos dotação orçamentária e o prefeito sempre nos apoiou”, afirmou.

 

O prefeito Sérgio Machnic reforçou a satisfação em concretizar esse compromisso com a comunidade e ressaltou que a obra já está licitada e deve iniciar em breve. “Estou muito feliz de assinar essa ordem de serviço. Foram vários compromissos assumidos e, com o apoio da SAMA, conseguimos concretizar essa ação”.

 

Além da construção do barracão, o prefeito aproveitou a visita para entender as necessidades da comunidade, como a questão da água e o preparo do solo. “Estamos abraçando a agricultura familiar e vamos cuidar com muito carinho, por isso, entendemos que nosso próximo passo é estudar a vazão da água, preparar e analisar o solo para garantir uma produção adequada”.

 

A produtora Cleuzeni Moraes, esposa do presidente da associação do assentamento, comemorou a conquista e ressaltou a importância do novo espaço para a comunidade. “Era algo que buscávamos desde a pandemia e, agora, conseguimos concretizar esse sonho. O barracão vai nos proporcionar mais autonomia e independência, pois poderemos realizar ações de arrecadação e fortalecer a nossa produção”, disse.

 

Cleuzeni também mencionou a relevância dos estudos de solo. “Hoje, plantamos mamão em cima de pedra. Com conhecimento técnico, vamos produzir mais e escolher culturas mais adequadas para o nosso solo”, completou.

 

A construção do barracão no Assentamento São Gabriel representa um avanço para a comunidade, que poderá contar com um espaço adequado para reuniões, armazenamento e atividades ligadas à agricultura familiar. O ato contou com a presença de vereadores e representantes da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA).

Fonte: Assessoria



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

Região

Atuação de MT contra surto de sarampo é reconhecida pelo Ministério da Saúde


A resposta rápida do Estado foi determinante para a identificação oportuna dos casos, a investigação epidemiológica e o bloqueio da transmissão

Reforçamos à população que a vacinação é a melhor e mais eficiente forma de prevenção contra o sarampo

A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) recebeu uma declaração oficial do Ministério da Saúde em reconhecimento às ações adotadas para conter um surto de sarampo e manter o Brasil livre da circulação endêmica do vírus. O documento destaca a rapidez e a articulação interinstitucional da resposta conduzida pelo Estado.

 

Segundo o secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, as medidas adotadas de forma imediata foram decisivas para que o país não perdesse a certificação internacional de eliminação do sarampo. Ele ressaltou que a atuação técnica e coordenada da SES garantiu a contenção do risco sanitário.

 

O secretário adjunto de Atenção e Vigilância à Saúde, Juliano Melo, explicou que o trabalho envolveu diferentes áreas da pasta. De acordo com ele, a Vigilância Epidemiológica teve papel central, com apoio da Coordenação de Imunização, do Laboratório Central de Saúde Pública do Estado (Lacen-MT) e das áreas de Atenção à Saúde e Atenção Primária, que acompanharam todo o processo.

 

Na avaliação do Ministério da Saúde, a resposta rápida do Estado foi determinante para a identificação oportuna dos casos, a investigação epidemiológica, o bloqueio da transmissão e a prevenção de novos registros da doença. O documento também ressalta o compromisso da gestão estadual com a saúde pública e o fortalecimento das ações de vigilância.

 

A SES atuou em parceria com as secretarias municipais de Saúde, assegurando a distribuição de vacinas, o monitoramento da cobertura vacinal, a investigação de casos suspeitos, a capacitação de profissionais e o suporte técnico aos municípios. Também foram apresentados cenários epidemiológicos para embasar a tomada de decisões.

 

Como parte das estratégias, a unidade móvel do programa Imuniza Mais MT foi disponibilizada a diversos municípios, ampliando o acesso à vacinação, especialmente em regiões mais afastadas dos centros urbanos.

 

Em agosto, o Estado adotou a chamada “dose zero” da vacina contra o sarampo para crianças de 6 meses a 11 meses e 29 dias, como forma de proteção antecipada. As doses previstas no calendário vacinal de rotina seguem sendo aplicadas aos 12 e 15 meses de idade.

 

O sarampo é uma doença altamente contagiosa, transmitida por secreções respiratórias, e pode causar complicações graves, inclusive levando à morte, principalmente em crianças pequenas e pessoas não vacinadas.

Fonte: Mídia Jur


Antenado News