Primavera do Leste / MT - Sexta-Feira, 30 de Janeiro de 2026

HOME / NOTÍCIAS

Agro

Prefeitura assina ordem de serviço para construção de barracão no assentamento São Gabriel



O prefeito, Sérgio Machnic, esteve no Assentamento São Gabriel nesta quinta-feira (13) para oficializar um importante investimento para a comunidade – a assinatura da Ordem de Serviço de aproximadamente R$ 500 mil para a construção de um barracão. A estrutura beneficiará, diretamente, cerca de 200 pessoas que vivem na localidade e dependem da agricultura familiar para seu sustento.

 

Durante a assinatura, o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Evaldo Takzawa, destacou o compromisso da gestão com a agricultura familiar e explicou que a obra só foi viabilizada após a obtenção de novos recursos. “Temos um compromisso com vocês. A agricultura familiar é nossa prioridade. Corremos atrás de recursos, buscamos dotação orçamentária e o prefeito sempre nos apoiou”, afirmou.

 

O prefeito Sérgio Machnic reforçou a satisfação em concretizar esse compromisso com a comunidade e ressaltou que a obra já está licitada e deve iniciar em breve. “Estou muito feliz de assinar essa ordem de serviço. Foram vários compromissos assumidos e, com o apoio da SAMA, conseguimos concretizar essa ação”.

 

Além da construção do barracão, o prefeito aproveitou a visita para entender as necessidades da comunidade, como a questão da água e o preparo do solo. “Estamos abraçando a agricultura familiar e vamos cuidar com muito carinho, por isso, entendemos que nosso próximo passo é estudar a vazão da água, preparar e analisar o solo para garantir uma produção adequada”.

 

A produtora Cleuzeni Moraes, esposa do presidente da associação do assentamento, comemorou a conquista e ressaltou a importância do novo espaço para a comunidade. “Era algo que buscávamos desde a pandemia e, agora, conseguimos concretizar esse sonho. O barracão vai nos proporcionar mais autonomia e independência, pois poderemos realizar ações de arrecadação e fortalecer a nossa produção”, disse.

 

Cleuzeni também mencionou a relevância dos estudos de solo. “Hoje, plantamos mamão em cima de pedra. Com conhecimento técnico, vamos produzir mais e escolher culturas mais adequadas para o nosso solo”, completou.

 

A construção do barracão no Assentamento São Gabriel representa um avanço para a comunidade, que poderá contar com um espaço adequado para reuniões, armazenamento e atividades ligadas à agricultura familiar. O ato contou com a presença de vereadores e representantes da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA).

Fonte: Assessoria



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

geral

Secretaria de Administração convoca cerca de 200 profissionais para garantir início do ano letivo em Primavera do Leste


A ação integra o compro

Já no início do mês de fevereiro, o município dará sequência ao planejamento com a convocação de professores efetivos

misso da gestão do prefeito Sérgio Machnic com a valorização da educação e dos servidores públicos

 

A Prefeitura de Primavera do Leste, por meio da Secretaria Municipal de Administração, realizou a convocação de aproximadamente 200 profissionais aprovados em processos seletivos para atender às demandas do município neste início de ano, com destaque especial para a área da educação(cerca de 160 professores pedagogos). A medida garante o pleno funcionamento das unidades escolares e assegura o início das aulas com toda a estrutura necessária.

 

De acordo com o secretário de Administração, Carlos Laete, a maior parte das convocações está concentrada na educação, justamente em razão do início do ano letivo. Os profissionais foram chamados para suprir demandas temporárias, como substituições de professores afastados por licenças médicas, licença-prêmio, além daqueles que exercem funções de coordenação, supervisão e direção nas escolas da rede municipal.

 

“Essas convocações são fundamentais para que não haja prejuízo ao processo de ensino-aprendizagem. São profissionais que vêm para atender demandas temporárias e garantir que as aulas comecem de forma organizada e eficiente”, explicou o secretário.

 

Além da educação, outros cargos também foram contemplados nas convocações, sempre com o objetivo de suprir afastamentos obrigatórios e manter o bom funcionamento dos serviços públicos. Segundo Laete, o volume de convocações neste período é maior justamente por coincidir com o início das aulas e com a necessidade de reorganização das equipes.

 

O secretário destacou ainda que, já no início do mês de fevereiro, o município dará sequência ao planejamento com a convocação de professores efetivos. “Temos a abertura de novas unidades escolares e demandas permanentes. Neste primeiro momento, os profissionais temporários garantem o início das aulas, e, à medida que os efetivos forem assumindo, ocorre a substituição dentro de um planejamento bem estruturado”, afirmou.

 

Outro ponto esclarecido pela Secretaria de Administração diz respeito ao encerramento dos contratos de professores no final do ano letivo anterior. Conforme explicou Carlos Laete, a medida atendeu a um pedido antigo da categoria e do sindicato, relacionado à adequação salarial. Com a mudança, os professores passam a receber um salário fixo, que reflete diretamente em direitos como férias e 13º salário, representando um ganho importante para os profissionais da educação.

 

A ação integra o compromisso da gestão do prefeito Sérgio Machnic com a valorização da educação e dos servidores públicos, garantindo condições adequadas de trabalho e a qualidade dos serviços prestados à população. “Nosso objetivo é dar todo o suporte inicial necessário para que o ano letivo comece bem e, ao longo do tempo, consolidar as equipes com os profissionais efetivos, fortalecendo a educação municipal”, concluiu o secretário.


Antenado News