Primavera do Leste / MT - Sábado, 26 de Julho de 2025

HOME / NOTÍCIAS

política

Prefeitura de Primavera do Leste decreta luto oficial de três dias, pelo falecimento do ex-prefeito Darnes Cerutti



O pioneiro, vindo do Rio Grande do Sul na década de 1970, foi um dos fundadores e primeiro prefeito de Primavera do Leste

O prefeito Sérgio Machnic decretou luto oficial de três dias pelo falecimento do empresário, pioneiro primaverense e primeiro prefeito de Primavera do Leste, Darnes Egydio Cerutti. Ele faleceu nesta quinta-feira, 24, aos 89 anos de idade em Porto Alegre, onde morava há vários anos e tratava da saúde.

Sérgio Machnic lembrou a trajetória do pioneiro, vindo do Rio Grande do Sul ainda na década de 1970. Produtor rural, empresário do ramo de combustíveis e comunicação, foi um dos grandes incentivadores da criação do distrito e posteriormente da emancipação do município, sendo o presidente da Comissão Pró-emancipação. Com o plebiscito realizado em 1986, disputou as eleições suplementares e se elegeu prefeito, permanecendo de 1987 a 1988 à frente da gestão municipal.

“Darnes Cerutti contribuiu muito para que Primavera viesse a se tornar o que é hoje e além de grande empresário também foi um pai de família exemplar e excelente administrador público, se tornando o primeiro prefeito do município”, pontuou o prefeito. Sérgio além de cliente no posto de combustível constituído por Darnes em 1975 (Barril), também foi grande amigo pessoal do ex-prefeito.

“Darnes Egydio Cerutti ficará na história, não apenas por ter sido o primeiro prefeito do nosso município, mas também uma pessoa muito humana e que sabia como poucos atender a população. Deixamos nossos mais sentimentos aos familiares e amigos, mas temos a certeza de que ele completou a sua missão por onde passou”, finalizou o prefeito Sérgio Machnic.

De acordo com informações do filho, Felipe Cerutti, o velório será realizado no cemitério São Miguel e Almas, Capela F, das 10h às 16h desta sexta-feira (25), em Porto Alegre, onde Darnes morava atualmente.

Coordenadoria de Comunicação



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

política

Jayme Campos e Janaina Riva selam pacto de não agressão e discutem possível aliança


Encontro foi articulado pelo deputado Eduardo Botelho e pode resultar em uma forte aliança paridária

O senador Jayme Campos (União Brasil) e a deputada estadual Janaina Riva (MDB) deram um passo importante nas articulações para as eleições de 2026 ao firmarem um acordo de não agressão política. O entendimento foi selado durante um café da manhã promovido pelo deputado estadual Eduardo Botelho (União), na última quarta-feira (23), na residência do parlamentar em Cuiabá.

Além do pacto de cordialidade, os dois líderes discutiram a possibilidade de caminhar juntos no próximo pleito. Jayme tem se movimentado como possível candidato ao Governo de Mato Grosso, enquanto Janaina se apresenta como pré-candidata ao Senado Federal.

“Foi uma conversa aberta, sincera, e que demonstrou que podemos, sim, estar no mesmo palanque”, disse Jayme Campos, em entrevista ao site Veja Bem Mato Grosso.

Apesar de pertencer ao mesmo partido do governador Mauro Mendes, que defende o nome do vice Otaviano Pivetta como sucessor, Jayme tem se distanciado do grupo palaciano e reforçado sua autonomia na construção de um projeto próprio. A sinalização de aproximação com nomes como Janaina Riva e o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro (PSD), ambos adversários de Mendes, é vista como um movimento estratégico.

O senador confirmou que foi convidado por Fávaro para um jantar político na próxima semana. “Quando somos procurados por pessoas que fazem política com transparência e respeito, isso nos permite dialogar com mais liberdade. E é o que venho fazendo em todas as frentes”, afirmou.

Pelas redes sociais, Janaina também comentou o encontro com Jayme. “Café da manhã com muita política e boas conversas sobre os rumos de Mato Grosso”, publicou.

Para Jayme, o momento é de diálogo. “Política se faz conversando. Como dizia Ulysses Guimarães, o combustível do homem público é a saliva. E temos conversado bastante”, finalizou.

Conteúdo/ODOC


Antenado News