Primavera do Leste / MT - Sábado, 21 de Fevereiro de 2026

HOME / NOTÍCIAS

política

Prefeitura de Primavera do Leste decreta luto oficial de três dias, pelo falecimento do ex-prefeito Darnes Cerutti



O pioneiro, vindo do Rio Grande do Sul na década de 1970, foi um dos fundadores e primeiro prefeito de Primavera do Leste

O prefeito Sérgio Machnic decretou luto oficial de três dias pelo falecimento do empresário, pioneiro primaverense e primeiro prefeito de Primavera do Leste, Darnes Egydio Cerutti. Ele faleceu nesta quinta-feira, 24, aos 89 anos de idade em Porto Alegre, onde morava há vários anos e tratava da saúde.

Sérgio Machnic lembrou a trajetória do pioneiro, vindo do Rio Grande do Sul ainda na década de 1970. Produtor rural, empresário do ramo de combustíveis e comunicação, foi um dos grandes incentivadores da criação do distrito e posteriormente da emancipação do município, sendo o presidente da Comissão Pró-emancipação. Com o plebiscito realizado em 1986, disputou as eleições suplementares e se elegeu prefeito, permanecendo de 1987 a 1988 à frente da gestão municipal.

“Darnes Cerutti contribuiu muito para que Primavera viesse a se tornar o que é hoje e além de grande empresário também foi um pai de família exemplar e excelente administrador público, se tornando o primeiro prefeito do município”, pontuou o prefeito. Sérgio além de cliente no posto de combustível constituído por Darnes em 1975 (Barril), também foi grande amigo pessoal do ex-prefeito.

“Darnes Egydio Cerutti ficará na história, não apenas por ter sido o primeiro prefeito do nosso município, mas também uma pessoa muito humana e que sabia como poucos atender a população. Deixamos nossos mais sentimentos aos familiares e amigos, mas temos a certeza de que ele completou a sua missão por onde passou”, finalizou o prefeito Sérgio Machnic.

De acordo com informações do filho, Felipe Cerutti, o velório será realizado no cemitério São Miguel e Almas, Capela F, das 10h às 16h desta sexta-feira (25), em Porto Alegre, onde Darnes morava atualmente.

Coordenadoria de Comunicação



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

geral

Hospitais São Lucas e Das Clínicas enviam notificação à Secretária de Saúde, podendo interromper atendimento ao SUS


Os hospitais lamentam a falta de ajuste no contrato e ameaçam suspender o atendimento aos pacientes do SUS encaminhados pela UPA.


No dia 13 de fevereiro de 2026, a direção dos Hospitais São Lucas e das Clínicas de Primavera do Leste enviou uma notificação formal à Secretária Municipal de Saúde, Laura Leandra, alertando sobre a ausência de um reajuste no contrato, o que comprometeria a continuidade dos serviços prestados. O documento destaca que, após sucessivas prorrogações contratuais sem o ajuste necessário, a situação financeira dos hospitais se tornou insustentável, podendo até resultar na interrupção dos atendimentos aos pacientes do SUS.

 

O texto revela que o contrato atual, com término previsto para 28 de fevereiro de 2026, já foi prorrogado anteriormente e que, até a data mencionada, não foi apresentado um novo contrato ou proposta formal por parte da Secretaria Municipal de Saúde. Em resposta, os hospitais afirmaram que não aceitarão a celebração de um novo termo aditivo nas condições atuais.

 

A medida de não continuar com o contrato atual está relacionada ao descumprimento das condições financeiras necessárias para a manutenção da qualidade no atendimento. A partir de março de 2026, os serviços poderão ser prestados sob novas condições, que envolvem a assinatura de um novo contrato com valores atualizados ou a aplicação de um reajuste provisório de 20% sobre os valores vigentes, até a formalização de um novo acordo.

 

Os hospitais registraram que, caso haja interrupção no serviço após o término da vigência contratual, essa responsabilidade não será imputada aos hospitais, mas sim à Secretaria Municipal de Saúde, que não tomou as medidas administrativas necessárias para resolver a questão de forma tempestiva.

 

A Secretaria Municipal de Saúde ainda não se manifestou oficialmente sobre a situação, mas a expectativa é que um novo ajuste contratual seja negociado o quanto antes para garantir a continuidade dos serviços essenciais à população.


Antenado News