Primavera do Leste / MT - Sexta-Feira, 02 de Janeiro de 2026

HOME / NOTÍCIAS

política

Presidente de Câmara é afastado por improbidade



Proprietária de supermercado confirmou despesas particulares nas notas da Câmara


O presidente da Câmara de Novo Santo Antônio, Rodrigo Abreu, afastado das funções na última terça-feira (21)

O vereador e presidente da Câmara Municipal de Novo Santo Antônio (1.060 km de Cuiabá), Rodrigo Abreu da Silva (União), foi afastado do cargo por 90 dias após denúncias de que ele utilizava dinheiro do Poder Legislativo para fins particulares.

 

 

 

O afastamento foi aprovado por 8 votos a zero em sessão nesta terça-feira (21). Na segunda (20), em sessão ordinária, ele se recusou a pautar o tema e os vereadores realizaram uma sessão extraordinária na terça para julgar o caso.

 

 

 

O processo foi motivado pela denúncia de um morador, que apresentou provas documentais de que o presidente estaria utilizando verbas públicas para pagar despesas particulares.

 

 

 

Durante a sessão, a proprietária de um supermercado da cidade confirmou ter sido procurada por Rodrigo, que teria pedido que ela acrescentasse despesas particulares nas notas de conta da Câmara, o que foi atendido pela comerciante.

A legislação pertinente permite que o dinheiro público custeie apenas itens estritamente necessários para o funcionamento legislativo e administrativo, como café, água e material de expediente. O vereador afastado pode responder por crimes de peculato, corrupção e crimes de responsabilidade por atentar aos princípios da administração pública.

 

 

 

Após o afastamento

 

 

 

Ao saber da decisão iminente, Rodrigo teria determinado a transferência urgente de quatro diárias no valor de R$ 1.200,00 para sua conta, sem apresentar o relatório de previsão de viagem. Após o afastamento, os demais vereadores solicitaram a devolução imediata dos valores aos cofres do legislativo.

 

 

 

O afastamento de 90 dias é cautelar para garantir o andamento do processo. Em seu lugar, assume interinamente a presidência o vereador Jocimar Amorim Costa (PSB).

 

 

 

O primeiro suplente da coligação, Gilmar Paz (União), assume a cadeira. Caso seja condenado, Rodrigo Abreu pode se tornar inelegível e terá que devolver os valores corrigidos.

 

 

 

Esta é a segunda vez que Rodrigo Abreu é alvo de uma denúncia formal em seu mandato, que durou apenas seis meses.

 

 

 

Em julho de 2025, um processo administrativo já havia sido instaurado contra ele por supostas irregularidades, como: uso indevido do prédio da Câmara, cedido para uma ótica; uso de veículo oficial para fins particulares; adiantamentos indevidos de diárias e abastecimento de veículos pessoais com dinheiro público; e irregularidades na formação da Mesa Diretora.

Mídia News



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

Polícia

Bombeiros acham uma das vítimas de naufrágio no Manso


Um dos corpos de vítimas de naufrágio no lago do Manso foi localizado na tarde desta quarta-feira (31) e está em processo de resgate. O Corpo de Bombeiros comunicou a localização por volta de 15h, no quarto dia de buscas deste que a lancha em que estavam, afundou no Lago do Manso, no domingo (28). As buscas continuam para achar o segundo ocupante da lancha naufragada.

 

Segundo informações oficiais, o corpo foi visualizado e as equipes estão, no momento, realizando o processo de resgate e retirada das águas. Ainda não há confirmação de vítima encontrada é o piloto Vando Celso de Almeida, 64, ou o turista Lucas Yerdliska. A princípio, a nota do Corpo de Bombeiros dizia sobre dois corpos achados, mas posteriormente foi corrigido se tratar de apenas um.

 

As circunstâncias exatas do encontro do corpo ainda não foram divulgadas. O Corpo de Bombeiros disse que outras informações sobre a operação serão repassadas posteriormente.

 

O acidente mobilizou diversas frentes de resgate ao longo dos últimos quatro dias, em uma área de difícil visibilidade no reservatório.

 

Além dos dois homens, estavam na embarcação Carol Mazzaron e seus dos filhos pequenos. Os 3 foram resgatados ainda no domingo.

 

O acidente

A lancha virou por volta das 19h30 de domingo, após ser atingida por um vendaval repentino que formou ondas altas. Estavam na embarcação um casal, dois filhos pequenos e o piloto.

 

A mãe, Camila Mazzaron, e o bebê de menos de dois anos foram resgatados ainda na noite de domingo. O filho mais velho do casal, que usava colete salva-vidas, conseguiu nadar até a margem e pedir ajuda a moradores da região.

 

Em relato, a sobrevivente, que é moradora de Arapongas (PR), afirmou que o céu estava limpo e a água calma no momento em que saíram, mas a mudança climática foi brusca. “Era muito vento, muita onda e o barco virou. Foi tudo muito rápido”, relembrou.

GD


Antenado News