Primavera do Leste / MT - Sexta-Feira, 02 de Janeiro de 2026

HOME / NOTÍCIAS

política

Primavera do Leste é contemplada com maquinário agrícola por meio do Programa PROMAQ



O PROMAC tem como principal objetivo impulsionar a produção agropecuária brasileira, com foco na mecanização agrícola e na modernização das atividades no campo

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Autor: Vilmar Kaizer

A conquista representa o início de uma nova era para a agricultura familiar de Primavera do Leste, segundo o secretário de Agricultura e Meio Ambiente

Na tarde da última sexta-feira, 24 de outubro, a Prefeitura de Primavera do Leste, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA), foi contemplada com um trator proveniente do Programa Nacional de Modernização e Apoio à Produção Agrícola (PROMAQ). A entrega ocorreu em Cuiabá e contou com a presença do senador Jayme Campos, responsável por obter as emendas junto ao Governo Federal.

O PROMAQ tem como principal objetivo impulsionar a produção agropecuária brasileira, com foco na mecanização agrícola e na modernização das atividades no campo, buscando aumentar a eficiência produtiva e melhorar a qualidade de vida dos agricultores familiares. Com relação à conquista, é fruto da articulação da administração municipal, buscando recursos nas esferas estadual e federal.

Representando o prefeito Sérgio Machnic, o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Evaldo Takizawa, participou da solenidade de entrega, juntamente com representantes de outros 39 municípios mato-grossenses. Durante o evento, o secretário destacou a importância da parceria com o Governo Federal e com o Senado, ressaltando que a iniciativa marca um novo momento para a agricultura familiar do município.

“Essa conquista representa o início de uma nova era para a agricultura familiar de Primavera do Leste. Com a modernização da nossa frota, poderemos atender melhor nossos produtores, garantindo mais eficiência e qualidade ao trabalho no campo. A agricultura familiar também precisa estar alinhada com o agronegócio, utilizando máquinas modernas e tecnologia, independentemente do tamanho da propriedade”, destacou o secretário.

Ao todo, 50 equipamentos foram entregues durante a cerimônia, sendo 31 tratores, 9 motoniveladoras, 8 pás-carregadeiras e 2 escavadeiras hidráulicas, representando um investimento de R$ 19 milhões, fruto do compromisso do senador Jayme Campos com o fortalecimento dos municípios e o desenvolvimento de Mato Grosso.

O senador ressaltou a relevância da ação e o impacto positivo que os equipamentos terão nas comunidades rurais. “Sei da importância que essas máquinas terão para o desenvolvimento dos municípios. Fui prefeito, governador e conheço de perto as dificuldades enfrentadas pelas prefeituras brasileiras. Os recursos precisam chegar onde os problemas estão: nas cidades, no campo, junto ao povo. Por isso, continuaremos trabalhando para destinar mais investimentos aos municípios”, afirmou Jayme Campos.

Com a chegada do novo maquinário, a Prefeitura de Primavera do Leste, por meio da gestão Sérgio Machnic reforça seu compromisso com o fortalecimento da agricultura familiar, a modernização da frota municipal e a valorização do produtor rural, promovendo desenvolvimento e qualidade de vida no campo.



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

Polícia

Bombeiros acham uma das vítimas de naufrágio no Manso


Um dos corpos de vítimas de naufrágio no lago do Manso foi localizado na tarde desta quarta-feira (31) e está em processo de resgate. O Corpo de Bombeiros comunicou a localização por volta de 15h, no quarto dia de buscas deste que a lancha em que estavam, afundou no Lago do Manso, no domingo (28). As buscas continuam para achar o segundo ocupante da lancha naufragada.

 

Segundo informações oficiais, o corpo foi visualizado e as equipes estão, no momento, realizando o processo de resgate e retirada das águas. Ainda não há confirmação de vítima encontrada é o piloto Vando Celso de Almeida, 64, ou o turista Lucas Yerdliska. A princípio, a nota do Corpo de Bombeiros dizia sobre dois corpos achados, mas posteriormente foi corrigido se tratar de apenas um.

 

As circunstâncias exatas do encontro do corpo ainda não foram divulgadas. O Corpo de Bombeiros disse que outras informações sobre a operação serão repassadas posteriormente.

 

O acidente mobilizou diversas frentes de resgate ao longo dos últimos quatro dias, em uma área de difícil visibilidade no reservatório.

 

Além dos dois homens, estavam na embarcação Carol Mazzaron e seus dos filhos pequenos. Os 3 foram resgatados ainda no domingo.

 

O acidente

A lancha virou por volta das 19h30 de domingo, após ser atingida por um vendaval repentino que formou ondas altas. Estavam na embarcação um casal, dois filhos pequenos e o piloto.

 

A mãe, Camila Mazzaron, e o bebê de menos de dois anos foram resgatados ainda na noite de domingo. O filho mais velho do casal, que usava colete salva-vidas, conseguiu nadar até a margem e pedir ajuda a moradores da região.

 

Em relato, a sobrevivente, que é moradora de Arapongas (PR), afirmou que o céu estava limpo e a água calma no momento em que saíram, mas a mudança climática foi brusca. “Era muito vento, muita onda e o barco virou. Foi tudo muito rápido”, relembrou.

GD


Antenado News