Primavera do Leste / MT - Segunda-Feira, 15 de Dezembro de 2025

HOME / NOTÍCIAS

cidade

Primavera do Leste prepara uma grande festa da cidadania, ao organizar o Desfile Cívico do 07 de Setembro



A programação desenvolvida ao longo da semana integra todos estes preparativos para o resgate do patriotismo

O secretário de Cultura, Leopoldino André faz o convite à população, em nome do prefeito Sérgio Machnic

Nesta terça-feira, 02, durante entrevista ao programa Cidade Agora, da TV Record Primavera, o secretário de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude (Secult), Leopoldino André, destacou a programação da Semana da Pátria e reforçou o convite para o tradicional Desfile Cívico de 07 de Setembro, que será realizado no domingo, na Avenida dos Lagos, em frente à Lagoa Municipal à partir das 07h30 da manhã.

 

Segundo o secretário, sob a visão do prefeito Sérgio Machnic, a programação formatada em conjunto entre a Secretaria de Educação e a Secult, busca resgatar valores de civismo, patriotismo e orgulho nacional. “As manifestações culturais têm o objetivo de resgatar o amor ao patriotismo e o renovo da esperança. Esse evento representa o orgulho de ser brasileiro e o amor por Primavera do Leste”, destacou.

 

As atividades tiveram início na segunda-feira (01) com o hasteamento dos pavilhões e execução dos hinos na Câmara Municipal. Nesta terça-feira, (02), o ato foi realizado no Corpo de Bombeiros. Na sequência acontecerá em diferentes instituições: quarta-feira (03), no Colégio Militar Tiradentes; quinta-feira (04), na Polícia Militar e; na sexta-feira, (05) na própria Prefeitura Municipal.

 

E a programação festiva, como destacou o secretário, prossegue no sábado (06), quando a cidade recebe o Encontro de Carros Antigos, promovido pela Associação, mas que terá o apoio direto da administração municipal. O Encontro acontece na Praça de Eventos e a expectativa é que mais de 400 veículos sejam expostos, decoração em verde e amarelo e show nacional da banda Barão Vermelho, a partir das 20h do sábado. O evento prossegue ao longo de todo o dia do domingo (07).

 

Desfile do 7 de Setembro

 

O desfile de domingo, como destaca o secretário Leopoldino André, promete ser o maior já realizado em Primavera do Leste, reunindo a população que será contemplada inclusive com apresentação da Fanfarra Municipal, resgatada após muitos anos. “Ontem acompanhei o pré-ensaio e tenho certeza que será uma apresentação muito emocionante, mas além dela haverá outras seis fanfarras’, reforçou.

 

E como parte integrante dos convidados que ajudarão a abrilhantar ainda mais a festa cívica, haverá participação das escolas, do Exército Brasileiro, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e várias outras instituições. O secretário reforçou ainda o caráter apartidário do evento, destacando que a celebração é de toda a comunidade e a população a grande convidada.

 

“Não se trata de lado ou ideologia política, mas de amor ao nosso país e à nossa cidade. Queremos que as famílias, jovens e crianças se sintam parte desse momento e venham de verde e amarelo celebrar o Brasil”, afirmou. Sob este aspecto a gestão municipal, sob liderança do prefeito Sérgio Machnic e junto com a vice-prefeita Iva Viana, aposta que este será o um evento sem comparativos, reunindo milhares de pessoas em um fim de semana que une tradição, cultura e patriotismo.



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

política

Zambelli renuncia após decisão do STF, e Câmara convoca suplente para assumir mandato


A decisão ocorre após o presidente da Câmara solicitar um parecer jurídico sobre a determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, que anulou a votação do plenário

A Câmara dos Deputados oficializou neste domingo (14) a saída de Carla Zambelli (PL-SP) do Parlamento. O presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), comunicou que a deputada apresentou renúncia ao mandato, o que levou à convocação imediata do suplente Adilson Barroso (PL-SP) para assumir a vaga.

A decisão ocorre após o presidente da Câmara solicitar um parecer jurídico sobre a determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, que anulou a votação do plenário que havia mantido Zambelli no cargo. O entendimento de Moraes, posteriormente confirmado por unanimidade pela Primeira Turma do STF, reafirmou a cassação do mandato, conforme já havia sido decidido anteriormente pela Corte.

Em nota oficial, a Câmara informou que a deputada comunicou formalmente sua renúncia à Secretaria-Geral da Mesa neste domingo. Diante disso, Hugo Motta determinou os trâmites administrativos para a posse do suplente.

Ao justificar sua decisão, Alexandre de Moraes classificou a deliberação do plenário da Câmara como inconstitucional, afirmando que houve violação aos princípios da legalidade, moralidade e impessoalidade, além de desvio de finalidade. Para o ministro, a Constituição é clara ao atribuir ao Poder Judiciário a competência para decretar a perda de mandato de parlamentares condenados criminalmente com trânsito em julgado.

Segundo o magistrado, nesses casos, cabe à Mesa Diretora apenas formalizar a perda do mandato, sem margem para decisão política. Moraes também ressaltou que o STF mantém esse entendimento há mais de uma década, desde o julgamento do mensalão, em 2012.


Antenado News