Primavera do Leste / MT - Segunda-Feira, 21 de Abril de 2025

HOME / NOTÍCIAS

política

Projeto pretende recuperar mais de 10 mil hectares de áreas degradadas no Araguaia



O Juntos pelo Araguaia pretende recuperar 10 mil hectares de áreas degradadas no Rio Araguaia. Tal recuperação começará pelas nascentes, em Mineiros (GO), e se estenderá até Tocantins, Estado que dará prosseguimento à ação. O programa foi lançado hoje (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, nos municípios de Barra do Garças e Aragarças, na divisa de Mato Grosso e Goiás, responsáveis pelo projeto.

Lançado pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) e três dos quatro governadores dos Estados que compõem a Bacia do Araguaia – os democratas Mauro Mendes (Mato Grosso), Ronaldo Caiado (Goiás), e Mauro Carlesse (Tocantins) -, o ato reuniu também seis ministros de Estado, senadores, deputados, secretários, prefeitos e vereadores.

Com investimento de aproximadamente R$ 500 milhões, o programa pretende recuperar 5 mil hectares em Mato Grosso e 5 em Goiás, incluindo as áreas de preservação permanente (APPs), áreas agricultáveis degradas, pastagens e implantação de projetos de replantio de mudas nativas para a recuperação das nascentes. 27 municípios dos dois Estados serão beneficiados.

Tchelo Figueiredo

Mauren Lazzaretti

Secretária da Sema Mauren Lazzaretti, assina adesão ao programa, durante evento em Aragarças, na manhã de hoje

Segundo Caiado, o programa é o maior projeto ambiental do mundo. Ele informou que além do projeto de recuperação, os Estados vão atuar também com mecanismos para atuação conjunto nos dois territórios, com poder de fiscalização das polícias ambientais em qualquer margem do rio.

“É a primeira vez no Brasil que ao invés de um planto punitivo, será uma parceria entre os produtores rurais e com todas as estruturas dos governos de Goiás, Mato Grosso e federal,  para recuperarmos todas as nascentes e APPs de córregos e rios. Além disso teremos uma legislação única somente para o Araguaia. É o maior projeto de recuperação de rios de todo o globo terrestre”, destacou Caiado.

No ato de assinatura do protocolo de intenções entre os Estados e o governado federal, foi anunciado a liberação de R$ 2,8 milhões para a realização dos estudos iniciais que nortearão as ações e o investimentos que serão feitos daqui para a frente.

Nas areias do Araguaia, o presidente Bolsonaro teve a oportunidade de ver, de perto, a realidade dos danos causados na região. Ele andou pela praia e percorreu um trecho de jet-ski, observando como o assoreamento invade o leito do rio e afeta diretamente a sua sobrevivência.

RD News



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

Mundo

Morre o papa Francisco, aos 88 anos de idade


O líder da Igreja Católica, aclamado como sopro de renovação, lutava com problemas de saúde

 

O papa Francisco faleceu nesta segunda-feira, 21 de abril, os 88 anos, em Roma, às 07h35,  informou o Vaticano. O pontífice, aclamado por trazer um sopro de renovação à Igreja Católica, lutou com uma …

Vatican News

Morre o Papa Francisco. O anúncio foi dado, com pesar, poucos instantes atrás diretamente da Capela da Casa Santa Marta, no Vaticano, por Sua Eminêcia, o cardeal Farrell, com as seguintes palavras:

“Queridos irmãos e irmãs, com profunda tristeza devo anunciar a morte de nosso Santo Padre Francisco. Às 7h35 desta manhã, o Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e de Sua Igreja.

Ele nos ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados.

Com imensa gratidão por seu exemplo como verdadeiro discípulo do Senhor Jesus, recomendamos a alma do Papa Francisco ao infinito amor misericordioso do Deus Trino.”

Ontem, domingo, o Pontífice apareceu na sacada da Basílica de São Pedro para a mensagem de Páscoa Urbi et Orbi, deixando sua última mensagem para a Igreja e o mundo.

Seguimos com mais informações ao longo do dia.


Antenado News