Primavera do Leste / MT - Sexta-Feira, 17 de Outubro de 2025

HOME / NOTÍCIAS

política

QUEM FALA DEMAIS: Juiz manda ao TSE denúncia de prefeito cassado em MT de “compra da Justiça”



Getúlio Gonçalves Viana foi proibido por juiz eleitoral de ser o “protagonista” da campanha de sua aliada a prefeitura de Primavera do Leste

O juiz da 40ª Zona Eleitoral de Primavera do Leste (237 km de Cuiabá), Alexandre Delicato Pampado, encaminhou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) uma declaração do prefeito cassado da cidade, Getúlio Gonçalves Viana (PSB), que no dia 29 de outubro sugerido que a “Justiça em Brasília” teria sido comprada a “preço de ouro” para prejudicar suas pretensões políticas. A determinação consta de uma decisão do magistrado, proferida nesta sexta-feira (10), que proibiu Viana de assumir o “protagonismo” da campanha eleitoral da aliada Carmen Betti (PSC), candidata a prefeita do município na eleição suplementar que ocorrerá no próximo dia 19.

As declarações foram enviadas pelo juiz a ministra do TSE, Rosa Weber, relatora do processo de cassação da candidatura de Viana, e teriam sido proferidas durante reunião no bairro Primavera III. “Considerando as declarações do candidato cassado Getúlio Gonçalves Viana proferidas na reunião pública realizada em 29 de outubro de 2017 no bairro Primavera III de que então foram pra justiça e aí lá em Brasília, compraram a justiça a preço de ouro, de que Esse é o troco que a população tem que dar pra esses malandros que só usam do dinheiro pra comprar a justiça pra depois prejudicar uma cidade como Primavera do Leste e que se compraram a justiça a preço de ouro. Vão querer tirar de nós mesmo aqui na cidade de Primavera do Leste, encaminhe-se cópia integral do feito à excelentíssima relatora do processo de cassação ministra Rosa Weber para conhecimento e providências que entender cabíveis”, diz trecho da decisão do magistrado Alexandre Pampado.

A ministra Rosa Weber ainda não se manifestou sobre o conteúdo das declarações. Getúlio Gonçalves Viana, irmão do deputado estadual Zeca Viana (PDT), já foi prefeito de Primavera do Leste e teve sua candidatura cassada pelo próprio TSE, que julgou irregulares as contas de sua gestão.

Ele venceu as eleições de 2016 com mais de 50% dos votos, concorrendo, no entanto, sub judice. Com a sua cassação, um novo pleito deve ocorrer no próximo dia 19 de novembro na cidade.

A candidata de seu grupo, Carmen Betti, da coligação “Avante Primavera”, tem como um dos adversários o presidente da Câmara de Vereadores e atual prefeito interino do município, Leonardo Bortolin (PMDB), da chapa “A Renovação que Une”. A coligação adversária a Getúlio Viana propôs a representação contra o ex-prefeito alegando que ele assumiu o “protagonismo” da campanha de Carmen Betti.

O juiz eleitoral acatou os argumentos da chapa “A Renovação que Une”, afirmando que a atitude de Viana é uma “afronta” ao processo eleitoral. Segundo os autos, até mesmo “santinhos” teriam sido distribuídos com a “imagem de Getúlio estampada como se fosse o próprio candidato”. “Quem é candidata ao mais alto cargo do executivo municipal é Carmen e não Getúlio. Como se vê do farto conteúdo probatório juntado pela representante na inicial, o candidato cassado Getúlio parece ter literalmente assumido a candidatura de Carmen, em total afronta ao longo processo judicial que resultou em sua cassação e vedação de participação no presente feito, assim como em enorme confusão para o eleitor de que Getúlio continuaria como alcaide, caso Carmen seja eleita. O santinho reproduzido traz larga e exclusivamente a imagem de Getúlio estampada como se fosse o próprio candidato”, afirmou o juiz eleitoral.

Na decisão desta sexta-feira, o juiz eleitoral proibiu o candidato cassado de “discursar em comícios”, “assumir a frente de caminhadas” e participar “ativamente” em propagandas na mídia da candidata a prefeita Carmen Betti. A coligação também foi proibida de utilizar mais de 25% de seu tempo disponível com “outros apoiadores” durante a propaganda eleitoral, além de retirar de circulação “qualquer forma de propaganda eleitoral” onde Getúlio assuma o “protagonismo”.

Folhamax / DIEGO FREDERICI 



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

Polícia

Feminicida detalha crime e diz que era ameaçado pela filha da ex-mulher


“Fui lá para ela conversar com a filha dela, para parar de me ameaçar, para fazermos um acordo, para eles viverem a vida deles e eu viver a minha. Falar do dinheiro que tínhamos para repartir”, disse Rafael Rodrigues, 32, em audiência de custódia, realizada na quarta-feira (15). Ele é acusado de matar a ex-companheira Gabriella da Fonseca Moura, 36, na noite de terça-feira (14), em Nova Lacerda (546 km a oeste de Cuiabá).

O preso afirmou em juízo que não teve intenção de matar a ex, porém o desfecho trágico ocorreu após desentendimento com os filhos da vítima.

O homem está hospitalizado devido aos ferimentos durante briga com os filhos. Por videoconferência, ele disse que Gabriella “caiu sobre a faca”,

“A faca eu peguei na casa, entrei pelo portão e pela porta que estavam abertos. Quando eu entrei, a filha dela veio para cima de mim. Daí, nós fomos brigando pelo lado da cozinha e, na hora que eu estava de costas e a filha dela no meu pescoço, consegui pegar a faca que estava do lado. Na hora que peguei a faca, a minha mulher veio por cima de mim e o filho dela me deu uma facada por cima dela. Daí caímos os 3. Escutei que ela deu um grito, olhei e vi que ela tinha caído em cima da faca”, finalizou.

GD

Conforme o site GD já havia noticiado, vizinhos relataram à polícia que ouviram uma discussão e, em seguida, vários gritos.

Gabriella morreu na hora. Já Rafael foi socorrido pela ambulância com um ferimento no tórax e levado para uma unidade médica, onde está internado sob custódia da polícia.

O casal já não morava mais junto. Gabriella era natural de Manaus (AM) e deixa filhos. A Polícia Civil de Comodoro investiga o crime.

Investigação é contrária ao depoimento do acusado

À reportagem do GD, o delegado Mateus Reiners, que preside a investigação do crime, contou que Rafael invadiu a casa em que a ex-companheira morava com os dois filhos em posse de uma corda e de uma faca.

 

“A intenção era amarrar os dois filhos dela – um menino de 14 anos e uma menina de 19 – e depois matá-la com golpes de faca. Mas ele já chegou desferindo as facadas na vítima”, explicou.

Assim que os filhos flagraram a cena, entraram em luta corporal com Rafael, que acabou sendo esfaqueado. Ele fugiu e foi encontrado momentos depois, já debilitado, sendo socorrido e levado para um hospital de Pontes e Lacerda.

O delegado ressaltou que, apesar de estar hospitalizado, ele permanece sob custódia da polícia e já foi autuado por feminicídio qualificado, “por conta do desprezo ao sexo feminino e pela presença dos parentes da vítima no momento do crime”.


HOME / NOTÍCIAS

cidade

Administração Municipal entrega três novas ambulâncias e uma van para reforçar o atendimento na saúde pública de Primavera do Leste


Durante a solenidade, o prefeito Sérgio Machnic destacou a importância da entrega para o fortalecimento da rede de saúde municipal

De acordo com a secretária de Saúde, os recursos totalizam R$ 1.598.479,00, oriundos das emendas parlamentares
Na manhã desta segunda-feira, 13, em cerimônia realizada em frente à Prefeitura de Primavera do Leste, a administração municipal entregou oficialmente três novas ambulâncias (duas de suporte avançado e uma de suporte básico – à disposição da Unidade de Pronto Atendimento), e uma van destinada ao Programa “Consultório na Rua”, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde e que atende à população em situação de vulnerabilidade.

As aquisições fazem parte do compromisso do prefeito Sérgio Machnic e da secretária de Saúde Laura Leandra em promover avanços e melhorias na estrutura e na qualidade dos serviços prestados à população. O investimento foi possível por meio de emendas impositivas destinadas por seis vereadores da atual legislatura: Gislaine Yamashita, Vado, Eraldo Fortes, Mariana Carvalho, Maria Garzella e Herbert Viana. Um detalhe: com os novos veículos a frota para atendimento na saúde praticamente dobra.

Durante a solenidade, o prefeito Sérgio Machnic destacou a importância da entrega para o fortalecimento da rede de saúde municipal. “É uma entrega importantíssima para o nosso município. Esses veículos são fruto do trabalho conjunto entre o Executivo e o Legislativo, de vereadores que pensam no próximo e compreenderam a necessidade urgente de renovar nossa frota. Hoje estamos entregando quatro veículos, sendo as primeiras duas ambulâncias de suporte avançado da história da Secretaria de Saúde de Primavera do Leste e isso é realmente um dia de festa para a população”, pontuou.

O gestor ainda ressaltou o compromisso da administração com o investimento contínuo no setor. “A saúde é prioridade. Estamos trabalhando diariamente para ampliar e modernizar os equipamentos, melhorar o atendimento e garantir que cada recurso público seja aplicado de forma responsável e eficiente”, completou.

A secretária municipal de Saúde, Laura Leandra, enfatizou que o momento marca um novo ciclo para o sistema de transporte de pacientes e para a estrutura de atendimento emergencial do município. “Este é um momento de grande alegria e conquista para toda a equipe da saúde. Nos últimos anos enfrentamos grandes desafios para manter a qualidade e a continuidade dos serviços. Com muito esforço, planejamento e parceria com a administração municipal e os vereadores, conseguimos conquistar essas novas ambulâncias e a van, que representam mais do que a renovação da frota: representam o fortalecimento da nossa capacidade de atender com agilidade, segurança e humanidade”, destacou.

De acordo com Laura, os recursos totalizam R$ 1.598.479,00, oriundos das emendas parlamentares. O montante foi aplicado na aquisição de duas ambulâncias tipo D (suporte avançado), avaliadas em R$ 490 mil cada; uma ambulância tipo B (suporte básico), no valor de R$ 335 mil; e uma van de 10 lugares, no valor de R$ 248 mil.

O presidente da Câmara Municipal, Marco Aurélio Salles, também enalteceu o comprometimento dos vereadores e a parceria institucional que tem gerado resultados concretos para a população. “Quero parabenizar todos os 15 vereadores pelo trabalho e sensibilidade em direcionar recursos para a saúde. Essa união entre Legislativo e Executivo é fundamental para que Primavera do Leste continue crescendo com responsabilidade e eficiência. Quando o poder público atua de forma harmoniosa, quem ganha é a população”, ressaltou.

Durante a cerimônia, os vereadores autores das emendas também utilizaram a palavra e reforçaram o compromisso de seguir destinando recursos para o fortalecimento do sistema de saúde municipal, além de outras áreas consideradas essenciais.

Com essa entrega, a administração municipal reforça o compromisso de investir continuamente na modernização da frota e na melhoria das condições de trabalho das equipes de saúde, garantindo mais qualidade no atendimento à população e ampliando a capacidade de resposta em situações emergenciais.


Antenado News