Primavera do Leste / MT - Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 2025

HOME / NOTÍCIAS

Região

REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA – 240 títulos definitivos de propriedades são entregues a moradores da Nova Poxoréu



Outros 2 mil títulos estão no processo para finalização e entrega

CliqueF5

Foi realizada na última sexta-feira, 07/06, na Associação Nova Poxoréu, distrito Nova Poxoréu, a cerimônia de entrega de 240 títulos imobiliários definitivos gratuitos, do Programa Titula Poxoréu.

O trabalho de regularização fundiária, conduzido pela equipe da Secretaria Municipal de Planejamento, contou com parceria do Cartório do 1º Ofício, Incra e o Tribunal de Justiça, através do Programa Solo Seguro.

Essa foi a primeira etapa de entrega dos títulos definitivos na região, serão entregues ainda outros 50 gratuitamente. Existem também outros 700 títulos definitivos que serão entregues, mas que não se encaixam na gratuidade, devido ao fato de o morador não poder possuir imóveis registrados em seu nome, dentro do território brasileiro, entre outras regras.
O prefeito Nelson Paim informou que irá estudar, junto a Câmara Municipal de Poxoréu, uma melhor forma para que os moradores que não se encaixam na gratuidade, recebam também os títulos definitivos de suas propriedades.

Ele destacou ainda a importância de todo o trabalho conjunto, que envolveu várias instituições, agentes políticos e líderes comunitários, para a entrega desses títulos. Trabalho que iniciou lá em 2018, tornando possível que mais de mil famílias no município de Poxoréu, já tenham em suas mãos os títulos definitivos de suas propriedades.

Segundo o secretário de Planejamento, Maik Amaral, ao todo já foram mais de 3 mil registros realizados no município de Poxoréu. Desses, 1 mil inicialmente já foram entregues, e um pouco mais de 2 mil que ainda estão no processo para finalização e entrega.

Para o corregedor-geral da Justiça de Mato Grosso, Dr. Juvenal Pereira da Silva, ações como essa, realizada no distrito de Nova Poxoréu, tem que ser motivo de orgulho para qualquer autoridade, que tem em seu trabalho a possibilidade de poder transformar a vida de pessoas. Dr. Juvenal, que é filho de Poxoréu, ressaltou ainda a alegria de poder estar contribuindo com os conterrâneos desta terra que o viu nascer.

A tabelia substituta do Cartório do 1º Ofício, Helen Amanda, destacou a importância de o cidadão ter em mãos um documento tão importante, como o título definitivo de sua propriedade. Segundo ela, os moradores possuem agora a propriedade do imóvel, e não apenas a posse, e passam a ter direitos de venda, acesso a financiamentos e de herança, além de outros tantos direitos e benefícios.



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

Brasil

Em vídeo, turistas agredidos refutam ambulantes; ‘merecem cadeia’


Os turistas Johnny Andrade e Cleiton Zanatta, agredidos na praia de Porto de Galinhas, retornaram a Cuiabá nesta terça-feira (30) e negaram todas as acusações feitas por donos de barracas suspeitos de envolvimento na violência. Em vídeo gravado ainda no Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande, o casal mostrou o comprovante de pagamento pelo aluguel dos acessórios praianos e disseram que os empreendedores merecem “cadeia”.

O espancamento ocorreu no último fim de semana, enquanto os mato-grossenses estavam de férias na praia pernambucana. Segundo eles, o desentendimento ocorreu por conta do valor divergente cobrado pela locação.

Por outro lado, ambulantes alegaram que ambos estavam alterados, se negaram a pagar pelo serviço e teriam agredido um dos comerciantes. 14 envolvidos foram identificados pela polícia da cidade e as barracas interditadas por uma semana.
Diante da repercussão de mais um capítulo do caso, o personal trainer, com rosto machucado, fez o vídeo desmentindo as acusações.

“Nós não chegamos alterados, não estávamos bêbados, não levados dois litros de whisky para a barraca de vocês. Sim, nós levamos meio livro de whisky porque não iríamos consumir a caipirinha de vocês porque estavam muito caras”, explicou a vítima.

Ele ainda diz que bebeu duas doses da bebida e foi para a água, logo em seguida houve a briga generalizada.

“Não nos negamos pagar, tanto é que está aqui o comprovante. Pagamos R$ 80 que nos cobraram e mais duas águas de coco, no valor de R$ 94”, descreve e expõe o comprovante de transferência. “Todos têm que ir para a cadeia, que é o lugar de vocês”, finalizou ao lado do companheiro, que reforçou o que foi dito.

 

A situação ganhou notoriedade nacional e muitos turistas relataram ter sofrido o mesmo abuso por parte dos ambulantes. O casal já anunciou que irá acionar a Justiça contra os envolvidos.

O caso
Os mato-grossenses Johnny Andrade e Cleiton Zanatta passavam férias em Porto de Galinhas quando houve o desentendimento na praia, uma das mais famosas do país.

 

Ambos chegaram ao local onde passariam o dia e logo foram abordados por trabalhadores das barracas de locação de cadeiras, mesas e guarda-sol. Foi acertado um valor, mas, segundo as vítimas, na hora de pagar o preço cobrado foi outro.

Ambos se sentiram lesados e disseram que não era aquele o combinado e que não pagariam o montante extra. Neste momento, foram agredidos por um grupo de ambulantes.

 

Os turistas só conseguiram sair da briga generalizada ao serem socorridos pelo Corpo de Bombeiros. Mesmo assim, os suspeitos avançaram sobre eles e foram contidos pelos militares. O boletim de ocorrência foi lavrado e as vítimas passaram por exames para dar prosseguimento à investigação.

Diante da violência, ambos encerraram as férias antes e retornam a Cuiabá.

GD


Antenado News