Primavera do Leste / MT - Segunda-Feira, 24 de Novembro de 2025

HOME / NOTÍCIAS

A Palavra - Opinião

Senadora nem aí para emendas



A senadora eleita Selma Arruda (PSL) tem dito que “não vai mexer com emendas parlamentares”. Acredita que, assim, não corre risco de fomentar corrupção. A juíza aposentada parece estar chegando em Brasília com visão equivocada do seu papel. Se agir assim, estará prejudicando MT. Como representante de Estado não pode negligenciar. Deve entender que emendas asseguram desenvolvimento social, econômico e geram empregos. Não tem dinheiro perdido na Capital Federal. Quando deputado e/ou senador deixa de reivindicá-lo para obras e projetos, vai para outro Estado. São R$ 15 milhões em emendas impositivas a cada parlamentar e no mínimo mais R$ 80 milhões de emenda de bancada. Selma precisa entender que seu gabinete não será extensão daquele que ocupava no Fórum da Capital, estável pelo concurso público. Queira ou não, seu gabinete será do povo, que a elegeu.

RD News



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

geral

Primavera do Leste adere ao Projeto “Casamento Abençoado”, idealizado pela primeira-dama Virginia Mendes


Com a adesão confirmada, o município iniciará o processo técnico interno, que será conduzido pela Secretaria Municipal de Assistência Social e pelas quatro unidades de CRAS

A apresentação do programa ao município foi feita pela equipe da Secretaria de Cidadania e Inclusão Socioprodutiva
A Prefeitura de Primavera do Leste oficializou nesta quarta-feira, 19, a adesão ao Projeto “Casamento Abençoado”, iniciativa do Governo de Mato Grosso idealizada pela primeira-dama do Estado, Virginia Mendes, que tem promovido a formalização gratuita da união civil de casais em situação de vulnerabilidade social.

A apresentação do programa ao município foi feita pela equipe da Secretaria de Cidadania e Inclusão Socioprodutiva da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) de Mato Grosso, chefiada pelo Secretário Adjunto, Emerson Santana. Na oportunidade, em reunião na prefeitura, ele fez uma explanação ao prefeito, vice-prefeita, secretária municipal de Assistência Social e integrantes da equipe, chefe de gabinete, bem como a alguns vereadores.

O prefeito Sérgio Machnic agradeceu o convite e destacou a importância da parceria com o Governo do Estado. “Agradeço à nossa primeira-dama Virginia Mendes por esta oportunidade. É um projeto que fortalece famílias, amplia direitos e traz dignidade aos casais que sonham em oficializar sua união. Primavera do Leste recebe essa iniciativa de braços abertos e com certeza vamos fazer o possível para reunir o maior número de casais possíveis, para que possam se beneficiar desta iniciativa”, avaliou o gestor.

A secretária municipal de Assistência Social, Alexssandra Ziliotto ressalta que o projeto “garante gratuidade no processo de habilitação e no casamento civil, beneficiando famílias acompanhadas pelos CRAS, mas também atende a outros munícipes que atendam aos critérios de vulnerabilidade definidos pela Setasc”. Segundo ela essa é uma oportunidade para regularizar uniões estáveis de longa data, fortalecer vínculos familiares e superar barreiras financeiras que historicamente impedem muitos casais de formalizar o matrimônio.

Durante a apresentação, o secretário adjunto reforçou que o “Casamento Abençoado” já transformou vidas em edições anteriores realizadas em Cuiabá, e agora avança para novos municípios por meio da articulação com as prefeituras e suas estruturas de assistência social. A inclusão de Primavera do Leste representa o fortalecimento da parceria institucional e amplia a visibilidade do trabalho social realizado no município.

O secretário destacou que “com muita alegria estamos aqui em Primavera do Leste para apresentar o projeto Casamento Abençoado. Fomos muito bem acolhidos pelo prefeito, que aderiu ao projeto idealizado pela primeira-dama, Virginia Mendes. O município vai participar do Casamento Abençoado do Vale do Rio Cuiabá, que acontecerá na capital, no ginásio Aecim Tocantins. Vários casais de Primavera do Leste estarão presentes, oficializando sua união e dando o seu ‘sim’ durante a cerimônia”.

Com a adesão confirmada, o município iniciará o processo técnico interno, que será conduzido pela Secretaria Municipal de Assistência Social e pelas quatro unidades de CRAS: Primavera III, Tuiuiú, São José e Novo Horizonte. Esses locais serão responsáveis pela triagem, documentação e organização dos casais interessados, em conformidade com o checklist enviado pelo Estado e com o apoio dos cartórios locais.

 


Antenado News