Primavera do Leste / MT - Segunda-Feira, 01 de Dezembro de 2025

HOME / NOTÍCIAS

geral

Três casos de febre amarela são confirmados na Grande São Paulo



Foram confirmados neste sábado (6) os primeiros casos da febre amarela em humanos na Grande São Paulo. Duas pessoas morreram e uma está em estado grave.

Era para ser apenas um passeio. Festejar o Natal e a chegada do ano novo, mas o local escolhido transformou o descanso em tragédia. O município de Mairiporã é uma das regiões com o maior número de casos suspeitos de febre amarela silvestre na Grande São Paulo. E foi lá que dois homens, que não estavam vacinados, se contaminaram e morreram por causa do vírus da doença. “Na verdade, a cidade inteira, hoje, a gente toma como área de risco”, afirma Grazielle Bertolini, secretária de Saúde de Mairiporã.

A prefeitura intensificou a vacinação na cidade: tem postos que funcionam 24 horas por dia. “A gente só pensa que acontece com os outros, né. Quando chega bem pertinho a gente fala ‘opa, pode acontecer comigo'”, admite o comerciante Paulo Castrillo.

O terceiro caso confirmado na grande São Paulo é o de uma engenheira, de 27 anos, que também esteve na região de Mairiporã, mas para trabalhar. Antes de ir, ela chegou a ser avisada pela família da necessidade de tomar a vacina contra a doença, mas ela não quis. Acabou sendo picada por um mosquito contaminado e desenvolveu uma infecção muito grave no fígado, uma hepatite muito forte. No Hospital das Clínicas de São Paulo, ela foi submetida ao primeiro transplante de fígado de que se tem notícia feito exclusivamente para tratar um caso de febre amarela. É uma esperança: a cirurgia foi bem-sucedida, mas o caso dela segue muito grave. “Ainda é precoce para dizer, mas ela já saiu da situação crítica em que estava. Como nunca foi feito nenhum caso até agora no mundo, a evolução daqui para frente, com certeza, vai ser muito importante”, conta a infectologista Alice Song. Dependendo da reação da paciente, o transplante de fígado pode passar a ser adotado como uma forma de tratamento da doença.

Em São Paulo, por enquanto, só foram registrados casos de febre amarela silvestre, que é transmitida pelos mosquitos haemagogus e sabethes. Eles picam macacos infectados e transmitem para os humanos. “Tem que ficar muito claro que o macaco é o marcador epidemiológico: ele que nos alerta a tomar as providencias. Quais são as providencias? A primeira é vacinar a população. A segunda providencia é alertar sem pânico. Não há motivo para pânico. Nós temos essa situação sob absoluto controle. A vacina é fundamental. É uma vacina segura, duradoura e que protege a população”, explica David Uip, secretário estadual de Saúde de São Paulo.

A aposentada Maria Helena Bueno correu para se proteger. E teve que convencer o pai, de 88 anos, a levar a picada da vacina. “Ele não quis tomar, tem medo de tomar vacina. Depois que passaram na televisão os casos de Mairiporã, ele resolveu vir”, diz ela.

Nos últimos dias, casos de febre amarela foram registrados em outros pontos do Sudeste. Em Brumadinho, Região Metropolitana de Belo Horizonte, a Secretaria de Saúde do estado confirmou uma morte e um paciente internado. Por causa disso, o Parque Estadual da Serra do Rola Moça está fechado para visitação preventivamente. Na Baixada Fluminense, a Secretaria de Saúde do estado recomendou a vacinação contra a febre amarela em Nova Iguaçu, depois da confirmação da morte de um macaco na região da Reserva Biológica do Tinguá.

Fonte: Jornal Nacional



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

cidade

Primavera do Leste avança na modernização da infraestrutura com recebimento de tubos Armco para substituição de pontes de madeira


O secretário de Obras reforça o papel fundamental das equipes técnicas e administrativas da Prefeitura

De acordo com o secretário Vítor Diniz, essa conquista é resultado direto da união de esforços entre Estado e Município
Nesta quarta-feira, 26 de novembro, o secretário municipal de Infraestrutura (Sinfra) de Primavera do Leste, Vítor Diniz, esteve em Cuiabá acompanhando o carregamento dos tubos Armco que serão destinados ao município. Os tubos (estruturas tubulares metálicos em aço), recebidos por meio de uma parceria com o Governo do Estado, permitirão substituir várias pontes de madeira, marcando mais um passo importante para modernizar a mobilidade e garantir mais segurança às comunidades das zonas urbana e rural.

A ação junto ao governo estadual atende a uma solicitação do prefeito Sérgio Machnic, que tem reforçado a importância de aprimorar a infraestrutura local e eliminar estruturas que já não atendem mais às necessidades da população. Sob este aspecto, de acordo com o secretário Vítor Diniz, essa conquista é resultado direto da união de esforços entre Estado e Município.

“Fomos a Cuiabá acompanhando o carregamento dos tubos Armco que, em parceria com o Governo do Estado, vão substituir oito pontes de madeira. É mais uma conquista para Primavera do Leste, e queremos agradecer ao governador Mauro Mendes, ao vice-governador Otaviano Pivetta e ao secretário de Infraestrutura, Marcelo Padeiro, que sempre nos auxiliaram e não mediram esforços para que isso acontecesse”, destacou.

O secretário também reforçou o papel fundamental das equipes técnicas e administrativas da Prefeitura. “Conforme eu sempre falo, a gente não faz nada sozinho. É um grupo de pessoas imbuídas em prol de Primavera. Toda a equipe se dedicou para que chegássemos a este momento e pudéssemos fazer esse carregamento com a responsabilidade de cuidar de cada comunidade”, ressaltou.

O município se prepara agora para iniciar a implantação dos tubos Armco nas regiões que ainda utilizam pontes de madeira, impactando diretamente na segurança, na durabilidade das vias e no desenvolvimento local. Com mais essa iniciativa, a Administração Municipal reafirma o compromisso de seguir avançando, modernizando a infraestrutura e atendendo todas as comunidades de Primavera do Leste.


Antenado News