Primavera do Leste / MT - Segunda-Feira, 22 de Junho de 2026

HOME / NOTÍCIAS

geral

TSE vai tratar de fake news com WhatsApp e quer lançar aplicativo



Objetivo é discutir a disseminação de fake news na campanha eleitoral brasileira, especialmente aquelas que atingem a imagem da Justiça Eleitoral

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) vai marcar uma reunião para os próximos dias com representantes do WhatsApp com o objetivo de discutir a disseminação de fake news na campanha eleitoral brasileira, especialmente aquelas que atingem a imagem da Justiça Eleitoral e a segurança do sistema.

O TSE também pretende utilizar o próprio site do tribunal para catalogar notícias falsas dirigidas à instituição, para desmistificar ataques e reiterar quenão há comprovação de fraude em 22 anos de utilização das urnas eletrônicas.

Em outro esforço para rebater boatos e falsas acusações, a Corte Eleitoral está trabalhando em um aplicativo em que os próprios usuários poderão denunciar fake news, mas ainda não se sabe se a ferramenta será concluída antes do segundo turno, marcado para o dia 28 de outubro.

Esses assuntos foram debatidos durante reunião nesta quarta-feira, 10, com os integrantes do Conselho Consultivo sobre Internet e Eleições, que se encontrou pela primeira vez durante o período eleitoral – a última reunião havia sido em 4 de junho, antes de a ministra Rosa Weber assumir a presidência do TSE.

As plataformas WhatsApp, Facebook e Google não foram convidadas para a reunião, mas deverão participar do próximo encontro do conselho, previsto para o dia 22 de outubro. Antes disso, auxiliares do TSE pretendem conversar com representantes do WhatsApp para tratar da utilização da plataforma para a proliferação de notícias falsas.

Nesta quarta, o ministro do STF Alexandre de Moraes disse que fake news não tiveram influência na eleição.

Assustador

Em rápida conversa com jornalistas, conselheiros apresentaram visões divergentes sobre o impacto das fake news no primeiro turno das eleições. “Existem notícias falsas circulando desde o início da campanha. O volume de conteúdos falsos pra provocar dano aumentou assustadoramente, sobretudo nos últimos dias que antecederam a eleição”, avaliou o conselheiro Thiago Tavares, presidente da associação SaferNet Brasil.

“Eu vejo com muita preocupação a ação deliberada e provavelmente coordenada de algumas campanhas em produzir conteúdos deliberadamente falsos com o objetivo de desestabilizar o processo eleitoral e desacreditar a Justiça Eleitoral”, completou Tavares, que não mencionou nomes de candidatos.

Tavares também destacou que a produção de conteúdo falso “é muito maior do que a capacidade das agências” de checar a informação. “A fraude custa pouco, mas a checagem exige profissionais qualificados, e muitas vezes o resultado da checagem não tem o mesmo alcance que teve o conteúdo falso”, comentou Tavares.

Riscos. Para Luiz Fernando Martins Castro, do Comitê Gestor da Internet no Brasil, as “ofensas praticadas foram muito menores” do que o imaginado.

“O TSE entendeu que é importante mapear os riscos e está tranquilo quanto ao fato dessa prática no ambiente da internet. Há preocupação específica com o que circula no WhatsApp, porque não é uma rede monitorada”, disse Martins Castro.

“Não há nenhuma intenção de controle de conteúdo. Há preocupação com agressões infundadas contra a instituição da Justiça Eleitoral”, completou.

Já o coordenador do conselho e secretário-geral do TSE, Estêvão Waterloo, afirmou que o cenário poderia ser “bem pior”. “A avaliação do conselho é a de que o cenário seria infinitamente pior. Não é um cenário simples, não é um cenário fácil, é um cenário preocupante no mundo inteiro”, minimizou Estêvão.

Conforme o jornal O Estado de S. Paulo informou nesta quarta-feira, a falta de uma definição por parte do TSE sobre a estratégia a ser adotada para prevenir a disseminação de notícias falsas e a ausência de uma tipificação penal para enquadrar a proliferação delas abriu caminho para um grande número de fake news distribuídas no primeiro turno das eleições, na avaliação de investigadores e conselheiros do TSE. Para conselheiros ouvidos reservadamente pela reportagem, a Corte Eleitoral subestimou o impacto da proliferação de notícias falsas durante a campanha. Para um deles, o TSE “está atuando a reboque dos fatos”.

R7



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

Brasil - Região

​Primavera do Leste entra na rota ferroviária: Novo terminal marca era de desenvolvimento logístico em Mato Grosso


Estrutura estratégica, inaugurada neste sábado (20), amplia capacidade de escoamento do agronegócio, reduz custos e impulsiona a economia regional.

Primavera do Leste – Um novo capítulo na história econômica de Mato Grosso foi escrito neste sábado (20). A inauguração do primeiro terminal ferroviário da região, localizado estrategicamente às margens da BR-070  na conexão entre Primavera do Leste, Campo Verde e Dom Aquino , consolida o município como um hub logístico de referência para o agronegócio brasileiro.

A cerimônia reuniu autoridades estaduais, lideranças do setor produtivo, parlamentares e executivos da Rumo, reforçando o impacto positivo do empreendimento para a competitividade da produção mato-grossense.

Números que impressionam

O terminal foi projetado para otimizar o fluxo de cargas com alta tecnologia e capacidade operacional robusta:

Capacidade Anual: Até 10 milhões de toneladas de grãos.

Eficiência Rodoviária: Descarregamento de 35 caminhões/hora.

Agilidade Ferroviária: Carregamento de 16 vagões/hora.

Armazenagem: 42 mil toneladas de capacidade estática.

Estrutura: 200 hectares, 4 balanças rodoviárias e pátio para 250 caminhões.

“Um comboio com 135 vagões substitui cerca de 270 caminhões nas rodovias, reduzindo a emissão de poluentes e o desgaste das estradas, tornando o transporte mais eficiente e barato.” – Sérgio Machnic, Prefeito de Primavera do Leste.

Impacto Econômico e Sustentabilidade

Além do ganho logístico, o terminal é um motor de desenvolvimento social para a região:

Geração de Emprego: O projeto mobilizou 800 trabalhadores durante a construção e mantém cerca de 200 empregos permanentes em operação.

Redução de Custos: A ferrovia diminui o valor do frete e otimiza a cadeia produtiva, tornando a produção regional mais competitiva no mercado global.

Desenvolvimento Regional: O terminal atrai novos investimentos e fortalece o ecossistema de serviços no entorno.

O futuro da operação

Para o CEO da Rumo, Pedro Palma, este é apenas o ponto de partida. “Primavera do Leste foi uma grande parceira. O terminal traz competitividade imediata, mas nossa intenção é continuar expandindo nossa atuação e criando novas oportunidades para toda a região”, afirmou o executivo.

Com esta inauguração, Primavera do Leste não apenas reafirma sua força no agronegócio, mas se posiciona como um destino atraente para grandes investimentos, garantindo um crescimento sustentável, geração de renda e fortalecimento da infraestrutura de Mato Grosso.

Fonte: Redação com Assessoria de Imprensa | Data: 20 de junho de 2026


Antenado News