Vereador Luis Costa denuncia vazamento de esgoto e poluição de córrego
Luis Costa quer punição para a empresa Águas Primavera por crime ambiental e pedira CPI
Recentemente uma tubulação do esgoto próximo ao Lago Municipal e córrego Traíras, na região satélite do Primavera III, voltou a vazar e todo o material caiu dentro do manancial (Área de Preservação Ambiental-APP), poluindo as águas, ocasionando matança de peixes e animais silvestres e expelindo um mau cheiro insuportável. Um vídeo sobre o vazamento do esgoto circulou nas redes sociais mostrando o estrago que foi feito.
O vereador Luis Costa, que está sempre atento aos problemas que afetam o meio ambiente a comunidade em geral, foi acionado por moradores da região e esteve no local. Depois de assistir o vídeo da quantidade de esgoto sendo despejado dentro do córrego, disse discordar totalmente do que disse a Águas de Primavera (Agea), que justificou o vazamento como normal explicando que, quando chove forte, realmente ocorre transbordamentos e vazamentos. Segundo a Agea, no local tem uma `válvula de escape´ que serve justamente para dar vazão em situação de muitas águas.
“Não podemos admitir isso o esgoto que vaza aqui vai direto para dentro do riacho! Não ficarei passível diante de todo este estrago! Este é um crime ambiental grave que vou combater duramente! Vou acionar o Ministério Público e tentar mais uma vez criar a CPI das Águas de Primavera do Leste na Câmara de Vereadores, pois esta empresa precisa ser investigada, punida e pagar criminalmente e financeiramente por tudo que tem cometido e vem cometendo há anos contra o meio ambiente, contra seus consumidores e a sociedade em geral”, informou o parlamentar.
O vereador ressalta também que a Agea vem cometendo crimes de forma sistemática há muito tempo e em várias áreas, como por exemplo, a cobrança da água por aproximação que é uma forma incorreta de medição de gasto e que ocasiona aumento de preço do produto e contas com valores exorbitantes e os também altos preços cobrados na troca de hidrômetros e religação de água.
CPI das Águas de Primavera
O vereador Luis Costa, que durante seu mandato tem cobrado frequentemente por melhorias na qualidade do serviço prestado pela empresa responsável pela distribuição de água e coleta de esgoto na cidade, Águas de Primavera (Agea), já buscou investigar a concessionária na Câmara de Vereadores por meio de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), mas não obteve sucesso, já que a proposta foi recusada pela maioria dos vereadores do município. O vereador Luis Costa entende que a Agea comete crimes, abusos e absurdos que custam caros e afetam diretamente a população do município e que, além disso não poder acontecer, a empresa precisa pagar pelo que já cometeu e pelos crimes que continua cometendo. Diante disso Luis Costa informa que, além de acionar as autoridades competentes, como o Ministério Público (MP/MT), irá novamente propor a criação de uma nova CPI para investigar a Águas de Primavera, porque o que a empresa está fazendo não pode continuar acontecendo.
COMENTÁRIOS
0 Comentários