Primavera do Leste / MT - Domingo, 20 de Abril de 2025

HOME / NOTÍCIAS

política

Vereador Luis Costa faz indicação ao executivo para a aquisição de bolsa de colostomia para pacientes do SUS



Vários pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) precisam de utilizar a bolsa de colostomia para o tratamento de saúde, porém o SUS nem sempre tem disponível, fazendo com que o paciente precise comprar para que seja realizado o tratamento, mas na maioria das vezes, não há recursos financeiros para a aquisição e o tratamento acaba sendo interrompido ou até nem iniciado.

Diante da situação, o vereador Luis Costa (PDT) foi procurado por inúmeros pacientes relatando a dificuldade de realizar um tratamento que exige a bolsa de colostomia, pois o SUS não oferta conforme a necessidade do paciente, existe todo um protocolo a seguir para a solicitação e mesmo assim não há garantias.

“Os procedimentos são realizados por pacientes que recebem atendimento em nosso município e também pelo estado, e vários já me reclamaram que é muito difícil adquirir a bolsa de colostomia e que a maioria acaba sem tratamento porque não tem condições de comprar. Sendo assim, estou indicando a aquisição pelo município da Bolsa de Colostomia, para que os nossos pacientes possam ter acesso e assim conseguirem ter um tratamento de saúde com mais dignidade”. Explica o vereador Luis Costa.

A indicação passou pela última sessão ordinária (22) e já foi enviada ao executivo como também a Secretaria de Saúde. O legislador espera que essa indicação possa ser atendida para que os pacientes que precisam da bolsa possam ter um tratamento eficiente e de qualidade.

Informações sobre a bolsa de colostomia

A bolsa de colostomia é um instrumento médico, normalmente utilizado em pacientes que realizaram a cirurgia de colostomia. Esse procedimento, na maioria dos casos, é realizado em quem sofre de doenças inflamatórias no intestino, câncer intestinal e problemas de saúde que exigem a amputação do reto.

O papel da bolsa é coletar o conteúdo fecal, facilitando o processo de evacuação do paciente e permitindo que as fezes sejam descartadas de maneira prática e higiênica. As bolsas de colostomia podem ser utilizadas de maneira temporária ou permanente, de acordo com a situação de cada paciente e as recomendações dos profissionais de saúde para cada caso.

O uso temporário costuma ser indicado pelos médicos aos pacientes que estão realizando tratamento paliativo de tumores na região colorretal ou para aqueles que possuem obstrução no intestino e não podem realizar a cirurgia definitiva. Em casos de diverticulite aguda grave, a bolsa de colostomia também pode ser útil, assim como para a proteção de anastomoses e controle de fístulas. Já entre as situações que podem exigir o uso permanente da bolsa são os casos de amputação do reto (normalmente provocadas por tumores malignos e avançados e traumas extensos), retocolite aulcerativa ou polipose adenomatosa.

Tipos de bolsa:

•Drenáveis: as bolsas drenáveis apresentam uma abertura na parte inferior, o que permite que a bolsa seja esvaziada sempre que necessário. Sua maior vantagem é a durabilidade, pois ao permitir que a bolsa seja trocada com menos freqüência, diminui o risco de causar lesões e ferimentos na região abdominal, onde a bolsa é conectada.

•Não drenáveis: por serem completamente fechadas, essas bolsas não podem ser esvaziadas, portanto, são descartáveis e precisam ser trocadas toda vez que o conteúdo ocupar 1/3 de sua capacidade. É preciso tomar cuidado para não acabar machucando a pele em volta do estorna ao realizar as trocas desse tipo de bolsa.

•Peça única: quando a bolsa de colostomia e a placa são uma peça só, ela é considerada um modelo de uma peça. Esse tipo tem duração média de três dias e, na maioria dos casos, é uma das opções mais acessíveis do ponto de vista financeiro.

•Duas peças: quando a bolsa coletora é uma peça individual, separada da placa, trata-se de um modelo com duas peças, em que a placa é fixada no abdômen e encaixada ao coletor. Esse modelo oferece mais facilidade na hora de realizar as lavagens da bolsa, o que deve ser feito após desencaixar o coletor da placa. Nada pode ser mais importante do que a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida.

Por isso, espero que nossos pacientes do SUS de Primavera do Leste que necessitar da bolsa de colostomia possa ter acesso de forma gratuita.

Assessoria



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

A Palavra

Nhonho chega de presidente do MDB, correligionários ameaçam deixar o partido em Primavera do Leste


Em uma articulação secreta e inesperada, a direção do partido MDB- Movimento Democrático Brasileiro, em Primavera do Leste foi trocada no dia 11 de abril, através de manobra com principal interessado, o ex-prefeito Leonardo Bortlin, segundo informações de bastidores.

A mudança de partido não foi avisada nem mesmo ao antigo presidente da sigla, pegando todos de surpresa, após a notícia ser divulgada por um site, que tenta passar a imagem do Nhonho como “pseudo da moralidade”, deixando de lado o envolvimento em um esquema com laranjas no montante de mais de 4 milhões de reais. Na época ficou comprovado através de denúncias do ex-vereador Luis Costa(PRD), e em acordo feito entre Nhonho e Ministério Publico de Mato Grosso, assumindo a culpa em ter operado através de laranjas, sendo eles familiares, o enteado de Nhonho, Gabriel Romagnoli Fracarolli, Suzerlei Aparecida Romagnoli,  esposa do ex-edil. Os três, aliás, devem ao erário, cada um, R$ 110 mil em multas, estes crimes ocorreram no mandato de Leonardo Bortolin também do MDB.

Com mudança de presidente no município, relatatos de uma fonte, deixa claro que dois vereadores devem sair do partido, com promessa de esvaziamento da legenda, a não ser que seja mudado, ou seja se Nhonho ser mantido, o partido acaba em Primavera do Leste, e mesmo com todo o dinheiro a ser investido na possível campanha de Leo a deputado, perderia o apoio de muitos.

Carlos Bezerra considerado “cacique” do partido, foi passado para trás, e a decisão de colocar Nhonho na presidência foi feito, às escuras, e contrariou de Primavera a Brasília.

Manter Nhonho e perder membros, ou deixar a democracia valer e colocar um presidente que agrada todos.

 

Redação: Luis Costa


Antenado News