Primavera do Leste / MT - Sábado, 21 de Fevereiro de 2026

HOME / NOTÍCIAS

A Palavra - Opinião

Você tem caráter?



É fácil encontrar pessoas rotulando outras a respeito de terem ou não caráter, mas existe a possibilidade de alguém não ter caráter?

Se entendermos caráter como aquilo que cada um é no íntimo, não existe possibilidade de algum ser humano não tê-lo. O que pode ser divergente então passa a ser se o caráter do avaliado é digno de reprovação ou admiração dos demais, e isso já é outra questão em que não vou me aprofundar.
Inquestionavelmente o caráter  é a soma total daquilo que você é, que eu sou, sem nenhum tipo de máscara. Socialmente nos apresentamos de acordo com a necessidade, como personagens mesmo, essa adaptação expõe o conjunto de qualidades, boas ou ruins, que determinam a sua conduta, ou seja, o nosso caráter.
Você assim como eu precisamos estar atentos ao nível elevado de expectativas que colocamos nas pessoas, para que informações importantes não permaneçam encobertas por muito tempo, a ponto de o julgamento sobre suas atitudes se destacarem de forma equivocada.
Cada um é da forma que nasceu para ser e não é porque alguém que você age de determinada forma que todos a sua volta devem seguir seus passos.
Cada um tem uma energia própria, uns tem facilidades em desenvolver determinadas habilidades que talvez nós do lado de cá nunca conseguiremos e está tudo bem!
Não é justo exigir os mesmos resultados de todo mundo.
Uma mãe que cobra dos filhos resultados idênticos pois deu a mesma criação para todos, isso não existe! Haverá um deles que é mais afetuoso, outro mais atento aos estudos, um terceiro que vive no mundo da lua e, por fim, aquele que consegue tudo o que quer com ótimos argumentos e um poder de persuasão incrível, qual é o problema nisso? O último então seria o mal caráter ou enganador, claro que não!
A dificuldade em aceitar as próprias verdades é a grande causa de conflitos nos relacionamentos pois o fato de não saber como as coisas realmente funcionam dentro de si gera um conceito equivocado do outro.
O segredo é se conhecer melhor, entender de fato o que espera de si e o que não espera, como se sente estimulado nos relacionamentos, o que realmente importa para você e algo que é fundamental, qual energia você emana e qual te atrai.
Entenda como tudo funciona dentro de você, nos momentos de dor e de satisfação, fazendo isso as chances de errar e se frustrar serão menores, tudo que for relacionado ao seu caráter ou das outras pessoas quando exposto, não causará tanto constrangimento. Seja feliz como realmente é!
Luciene Afonso
Master Coach
Jornalista
Palestrante
Analista Comportamental


COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

geral

Hospitais São Lucas e Das Clínicas enviam notificação à Secretária de Saúde, podendo interromper atendimento ao SUS


Os hospitais lamentam a falta de ajuste no contrato e ameaçam suspender o atendimento aos pacientes do SUS encaminhados pela UPA.


No dia 13 de fevereiro de 2026, a direção dos Hospitais São Lucas e das Clínicas de Primavera do Leste enviou uma notificação formal à Secretária Municipal de Saúde, Laura Leandra, alertando sobre a ausência de um reajuste no contrato, o que comprometeria a continuidade dos serviços prestados. O documento destaca que, após sucessivas prorrogações contratuais sem o ajuste necessário, a situação financeira dos hospitais se tornou insustentável, podendo até resultar na interrupção dos atendimentos aos pacientes do SUS.

 

O texto revela que o contrato atual, com término previsto para 28 de fevereiro de 2026, já foi prorrogado anteriormente e que, até a data mencionada, não foi apresentado um novo contrato ou proposta formal por parte da Secretaria Municipal de Saúde. Em resposta, os hospitais afirmaram que não aceitarão a celebração de um novo termo aditivo nas condições atuais.

 

A medida de não continuar com o contrato atual está relacionada ao descumprimento das condições financeiras necessárias para a manutenção da qualidade no atendimento. A partir de março de 2026, os serviços poderão ser prestados sob novas condições, que envolvem a assinatura de um novo contrato com valores atualizados ou a aplicação de um reajuste provisório de 20% sobre os valores vigentes, até a formalização de um novo acordo.

 

Os hospitais registraram que, caso haja interrupção no serviço após o término da vigência contratual, essa responsabilidade não será imputada aos hospitais, mas sim à Secretaria Municipal de Saúde, que não tomou as medidas administrativas necessárias para resolver a questão de forma tempestiva.

 

A Secretaria Municipal de Saúde ainda não se manifestou oficialmente sobre a situação, mas a expectativa é que um novo ajuste contratual seja negociado o quanto antes para garantir a continuidade dos serviços essenciais à população.


Antenado News