Primavera do Leste / MT - Sábado, 12 de Julho de 2025

HOME / NOTÍCIAS

Polícia

27 Cidades de MT Sob Mira do MPF por Suspeita de Desvio do Fundeb



27 Cidades de MT Sob Mira do MPF por Suspeita de Desvio do Fundeb

 

O Ministério Público Federal (MPF) está conduzindo investigações sobre possíveis desvios de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) em 27 cidades do estado de Mato Grosso. Desde junho, inquéritos civis vêm sendo instaurados para esclarecer suspeitas de que os gestores municipais não têm aplicado os recursos exclusivamente no setor educacional.

 

O foco das investigações é a verificação do cumprimento da Lei nº 14.113/2020, que determina que os fundos do Fundeb devem ser geridos através de uma conta bancária específica e exclusiva da Secretaria Municipal de Educação. O não cumprimento desta exigência pode ser considerado uma grave irregularidade.

 

As procuradoras da República Marianne Cury Paiva e Ludmila Bortoletto Monteiro estão liderando as apurações, com as portarias de inquérito sendo divulgadas desde o dia 2 deste mês. Relatórios anteriores sugerem que alguns municípios estavam operando o Fundeb sem uma conta exclusiva, o que pode configurar um ato de improbidade administrativa. Gestores municipais podem vir a ser responsabilizados, e, em casos mais severos, medidas de intervenção estadual podem ser aplicadas.

 

Este esforço é parte de uma força-tarefa nacional coordenada pela 1ª Câmara de Coordenação e Revisão do MPF, através do Grupo de Trabalho Interinstitucional (GTI) Fundef/Fundeb, que assegura a aplicação adequada dos recursos educacionais em todo o Brasil.

 

Cidades sob Investigação

Os municípios envolvidos foram listados pelo MPF e são alvos de rigorosa fiscalização. Abaixo está a tabela com as cidades sob investigação:

 

Suspeitas de Desvios – Municípios de MT

Água Boa

Alto Garças

Araguaiana

Araguainha

Barra do Garças

Cáceres

Canabrava do Norte

Colíder

Comodoro

Curvelândia

Figueirópolis D’Oeste

General Carneiro

Guarantã do Norte

Itaúba

Lambari D’Oeste

Luciara

Marcelândia

Matupá

Nova Guarita

Novo Santo Antônio

Novo São Joaquim

Pontal do Araguaia

Porto Alegre do Norte

Ribeirãozinho

Santa Cruz do Xingu

São José do Xingu

Tesouro



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

geral

Procon leva palestra sobre consumo e boas práticas para população e comerciantes de Primavera do Leste


Ciclo de Palestras será no dia 17 de julho. Adequação do comércio varejista às legislações consumeristas e direitos básicos do consumidor serão os temas

O Procon de Primavera do Leste, juntamente com o Procon Estadual e OAB – 22ª Subseção do município, realizarão, no próximo dia 17 (quinta-feira), palestras orientativas aos fornecedores locais, alunos de direito, advogados, dentre outros público em geral. A ação tem por objetivo levar conhecimento sobre a legislação consumerista; networking com profissionais da área; esclarecer dúvidas e repassar informações atualizadas sobre as práticas do Procon.

Segundo a coordenadora do Procon no município, Aline Fossari, “não há limite mínimo de vagas e as empresas podem levar o máximo de colaboradores possível e também não há necessidade de inscrição prévia”. A ação conjunta entre Procon Municipal e Estadual tem a finalidade de ajudar aos consumidores e se estende a todo o comércio local: lojas de móveis, vestuário, farmácias, imobiliárias, clínicas de estética, entre outros.

O encontro tem a finalidade de capacitar e orientar aos fornecedores e equipes para que aprimorem o atendimento aos clientes, realizando assim uma ação preventiva, que diminui os atendimentos administrativos.

As palestras terão como temas: “Direitos Básicos do Consumidor” que será ministrada pela Dra. Gisela Simona – Conciliadora do Procon Estadual e hoje Deputada Federal e, “Adequação do Comércio Varejista à Legislação de Proteção e Defesa do Consumidor” ministrada pelo Dr. Ivo Vinícius Firmo – Coordenador de Fiscalização, Controle e Monitoramento de Mercado do Procon/MT.

O evento acontecerá no auditório da OAB, localizado na Avenida Primavera, n.º 220, no bairro Primavera II, às 18h30min. As palestras serão gratuitas, sendo uma excelente oportunidade para convidar a todos os funcionários para adquirir conhecimento e experiência nas relações de consumo. Os alunos do curso de Direito terão certificação de horas.

 


Antenado News