Primavera do Leste / MT - Sexta-Feira, 18 de Abril de 2025

HOME / NOTÍCIAS

A Palavra - Opinião

Valores Invertidos do verdadeiro papel da escola!



O verdadeiro papel da escola é o de socializar o conhecimento, ensinar o português, a matemática, as quatro operações, a interpretar textos lidos, etc. Os pais devem atuar na formação moral dos seus filhos, é essa soma de esforço que promove o pleno desenvolvimento do individuo como cidadão. A escola deve ser um lugar onde a criança deva encontrar os meios de se preparar para realizar seus projetos de vida que já trazem ensinados pelos seus pais, a qualidade de ensino é, portanto, condição necessária tanto na sua formação intelectual quanto moral, sem formação de qualidade tanto na escola como em casa, a criança poderá ver seus projetos frustrados no futuro.

Na escola não basta saber ler que “Eva viu a uva”, “A Bia leva o bule”. É preciso compreender qual é o contexto social dessas frases, qual o seu significado, como o leitor (aluno) vai interagir com essas informações, com as letras, com as sílabas, com as frases e depois com o texto. Aprender a produzir uma ideia e saber interpretar essa ideia. Confesso que lecionar hoje não está sendo fácil, os tempos são outros. Os diretores se acham dono da escola, as maiorias dos pais não participam da vida escolar dos seus filhos, muitas vezes por não terem tempo, pois dizem trabalhar para o sustento da família, outras vezes é omissão e na maioria das vezes os pais são despreparados. Como ensinar aquilo que não sabe, né?

É muito importante a presença dos pais no acompanhamento escolar dos seus filhos de qualquer forma, sendo ajudando na tarefa de casa, ou pedindo pra alguém ajudar, participar das atividades escolares quando são convidados. O estudo é o tesouro mais precioso que um pai pode dar aos seus filhos.

Muitos estudiosos idealistas que não estão diretamente com as crianças em sala de aula e que muitas vezes nunca estiveram, sabem o “pega pra capar”, que os cuidadores e professores enfrentam no seu dia a dia. Eles falam bonito, fazem palestras brilhantes, sabem tudo de ensinar, “criam” projetos para serem aplicados nas escolas, sentados nas suas salas refrigeradas, poltronas de couro, cafezinho. ZERO de infraestrutura, Zero de comprometimento e consequentemente zero de aprendizado e resultado efetivo.

E tem mais, a grande maioria desses intelectuais, não colocam e nem colocariam seus filhos em escola pública, por que não acreditam no próprio trabalho ou talvez porque sabem que o que se oferece nesses estabelecimentos de fato não atende a uma completa preparação para um pensamento culto e intelectual do pensar, ser e agir.

É lamentável que uma profissão tão nobre, se tornou uma missão tão árdua, tão desgastante, professores adoentados psicologicamente, sem falar no salário, que quando aumenta além da porcentagem ser de miséria, ainda precisa ser parcelado. É ou não é uma piada. O maior desafio dos professores não é ensinar o básico curricular necessário e obrigatório. O grande desafio é mediar conflitos que surgem no decorrer da aula, pois se perdem horas a fio mediando problemas que surgem no decorrer da aula em consequência do mau comportamento de uma parcela considerável dos alunos.

Pai, mãe ou responsáveis (avó, avô, etc), ENTENDAM POR FAVOR, a EDUCAÇÃO DO SEU FILHO É COM VOCÊS. Ensine a eles VALORES como responsabilidade, autonomia, altruísmo, gratidão e amor por si e pelos outros para que eles adquiram noções fundamentais de respeito, de paciência, de afetividade, de companheiros.

É em CASA que se ensina bons modos, respeito mútuo e valores. Com a ajuda de vocês a Educação Pública terá tudo pra ser da melhor qualidade.

A Escola NÃO EDUCA, ela ensina o seu filho a ler, a escrever, a interpretar e as realizar as quatro operações e APENAS REFORÇA Os valores que a sua criança já DEVE trazer de casa ensinados POR VOCÊS PAIS.

O grande desafio é transformar o ensino publico em algo que vala a pena estar lá, tanto para os profissionais, quanto para a comunidade escolar, sem a ajuda efetiva dos pais, nesse importante processo da vida de seus filhos, nada irá acontecer. Juntos conseguiremos uma escola pública de qualidade. Cada um fazendo a sua parte em prol das nossas crianças.

Ivoneth Nunes é Professora Pedagoga , Pós graduada em Docência para o Nível Superior pela UFMT , Funcionaria Pública. 



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

cidade

Primavera do Leste terá programação cultural animada neste final de semana


Coordenadoria de Comunicação – 17/04/2025

 

Música, dança, cultura urbana e lazer ao ar livre. A Prefeitura de Primavera do Leste, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude (SECULT), preparou uma programação gratuita e diversificada para movimentar o final de semana e os próximos dias na cidade.

 

Domingo com música e diversão ao pôr do sol

 

O Lago Municipal será o cenário perfeito para um fim de tarde especial neste domingo (20), com o projeto Pôr do Sol com MPB, a partir das 17h. Quem comanda o som é a SOD Banda, trazendo clássicos da música popular brasileira em um ambiente aconchegante e familiar.

 

Logo em seguida, a animação continua na Pista de Caminhada com o “Bailinho na Pista”, das 19h às 22h. A dupla Zeca e Carol promete colocar todo mundo pra dançar, com um repertório cheio de ritmos e alegria.

 

Atividades seguem durante a semana

 

Na terça (22) e quinta-feira (24), as Aulas de Ritmos com o professor Wilian Almeida retornam na Pista de Caminhada, das 18h10 às 19h10. A atividade é aberta ao público e tem atraído pessoas de todas as idades, promovendo saúde e bem-estar por meio da dança.

 

Já na quinta-feira (24), a Praça da Matriz será palco da Batalha de Rimas e Breaking Kids, das 19h às 21h, com a presença do DJ Luan Reynaud. O evento valoriza a cultura hip hop, com batalhas de improviso e apresentações de dança urbana voltadas especialmente para a juventude.

 

Tudo gratuito e preparado com carinho

 

As atividades são ao ar livre, gratuitas e pensadas para integrar a comunidade, valorizando os artistas locais e promovendo espaços de convivência.

 

Conforme o secretário da pasta, Leopoldino André, “queremos que a população se aproprie desses espaços públicos, aproveite os eventos e se envolva cada vez mais com a cultura e o lazer da nossa cidade”, destaca.


Antenado News