Primavera do Leste / MT - Quarta-Feira, 21 de Maio de 2025

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A Palavra - Opinião

Valores Invertidos do verdadeiro papel da escola!



O verdadeiro papel da escola é o de socializar o conhecimento, ensinar o português, a matemática, as quatro operações, a interpretar textos lidos, etc. Os pais devem atuar na formação moral dos seus filhos, é essa soma de esforço que promove o pleno desenvolvimento do individuo como cidadão. A escola deve ser um lugar onde a criança deva encontrar os meios de se preparar para realizar seus projetos de vida que já trazem ensinados pelos seus pais, a qualidade de ensino é, portanto, condição necessária tanto na sua formação intelectual quanto moral, sem formação de qualidade tanto na escola como em casa, a criança poderá ver seus projetos frustrados no futuro.

Na escola não basta saber ler que “Eva viu a uva”, “A Bia leva o bule”. É preciso compreender qual é o contexto social dessas frases, qual o seu significado, como o leitor (aluno) vai interagir com essas informações, com as letras, com as sílabas, com as frases e depois com o texto. Aprender a produzir uma ideia e saber interpretar essa ideia. Confesso que lecionar hoje não está sendo fácil, os tempos são outros. Os diretores se acham dono da escola, as maiorias dos pais não participam da vida escolar dos seus filhos, muitas vezes por não terem tempo, pois dizem trabalhar para o sustento da família, outras vezes é omissão e na maioria das vezes os pais são despreparados. Como ensinar aquilo que não sabe, né?

É muito importante a presença dos pais no acompanhamento escolar dos seus filhos de qualquer forma, sendo ajudando na tarefa de casa, ou pedindo pra alguém ajudar, participar das atividades escolares quando são convidados. O estudo é o tesouro mais precioso que um pai pode dar aos seus filhos.

Muitos estudiosos idealistas que não estão diretamente com as crianças em sala de aula e que muitas vezes nunca estiveram, sabem o “pega pra capar”, que os cuidadores e professores enfrentam no seu dia a dia. Eles falam bonito, fazem palestras brilhantes, sabem tudo de ensinar, “criam” projetos para serem aplicados nas escolas, sentados nas suas salas refrigeradas, poltronas de couro, cafezinho. ZERO de infraestrutura, Zero de comprometimento e consequentemente zero de aprendizado e resultado efetivo.

E tem mais, a grande maioria desses intelectuais, não colocam e nem colocariam seus filhos em escola pública, por que não acreditam no próprio trabalho ou talvez porque sabem que o que se oferece nesses estabelecimentos de fato não atende a uma completa preparação para um pensamento culto e intelectual do pensar, ser e agir.

É lamentável que uma profissão tão nobre, se tornou uma missão tão árdua, tão desgastante, professores adoentados psicologicamente, sem falar no salário, que quando aumenta além da porcentagem ser de miséria, ainda precisa ser parcelado. É ou não é uma piada. O maior desafio dos professores não é ensinar o básico curricular necessário e obrigatório. O grande desafio é mediar conflitos que surgem no decorrer da aula, pois se perdem horas a fio mediando problemas que surgem no decorrer da aula em consequência do mau comportamento de uma parcela considerável dos alunos.

Pai, mãe ou responsáveis (avó, avô, etc), ENTENDAM POR FAVOR, a EDUCAÇÃO DO SEU FILHO É COM VOCÊS. Ensine a eles VALORES como responsabilidade, autonomia, altruísmo, gratidão e amor por si e pelos outros para que eles adquiram noções fundamentais de respeito, de paciência, de afetividade, de companheiros.

É em CASA que se ensina bons modos, respeito mútuo e valores. Com a ajuda de vocês a Educação Pública terá tudo pra ser da melhor qualidade.

A Escola NÃO EDUCA, ela ensina o seu filho a ler, a escrever, a interpretar e as realizar as quatro operações e APENAS REFORÇA Os valores que a sua criança já DEVE trazer de casa ensinados POR VOCÊS PAIS.

O grande desafio é transformar o ensino publico em algo que vala a pena estar lá, tanto para os profissionais, quanto para a comunidade escolar, sem a ajuda efetiva dos pais, nesse importante processo da vida de seus filhos, nada irá acontecer. Juntos conseguiremos uma escola pública de qualidade. Cada um fazendo a sua parte em prol das nossas crianças.

Ivoneth Nunes é Professora Pedagoga , Pós graduada em Docência para o Nível Superior pela UFMT , Funcionaria Pública. 



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CMTU promove projeto de conscientização de trânsito às escolas de Primavera do Leste


Coordenadoria de Comunicação – 19/05/2025

 

CMTU promove projeto de conscientização de trânsito às escolas de Primavera do Leste

Na manhã desta segunda-feira (19), salas de aulas da Escola Municipal Mauro Wandelino Weis se encheram de curiosidade, atenção e muitas perguntas. Foi dia de aprender, mas não só com livros. Alunos do 5º ano participaram de uma manhã especial com os agentes de trânsito da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), mergulhando no universo das leis, do respeito e da cidadania no trânsito.

 

Essa ação faz parte do projeto “Aprender Brincando: Trânsito Não É Brincadeira”, que há dez anos foi criado para plantar sementes de conscientização entre os pequenos, mas só agora, com o apoio da nova gestão municipal, a iniciativa ganhou força e estrutura, conforme explica o Agente de Trânsito, Sato.

 

Com a criação do setor de Educação para o Trânsito tornou possível levar essas importantes palestras a todas as escolas do município. “O trânsito não é brincadeira. Queremos que as crianças aprendam desde cedo sobre o respeito às leis, às placas, às faixas de pedestres. Nunca tivemos essa abertura em outras gestões. Com a nova coordenação da dona Marta, finalmente conseguimos colocar esse sonho em prática”, destacou o agente de trânsito Sato, um dos idealizadores do projeto.

 

A coordenadora Instrutora Marta, que está à frente da nova fase da CMTU, também reforçou a importância da educação desde a infância. “As crianças de hoje vão interferir diretamente na conduta dos pais. Elas observam, cobram, orientam. E no futuro, serão jovens habilitados e conscientes do seu papel no trânsito”, afirmou com entusiasmo. Essa ação também faz parte da Campanha Maio Amarelo, que é um movimento internacional de conscientização para redução de sinistros de trânsito.

 

E a semente já começou a germinar. O aluno do 5º ano, Thales Eduardo Botelho, prestou atenção em cada detalhe da palestra e compartilhou o que mais o impactou: “A principal coisa que eu aprendi foi em relação às faixas de pedestres. Tem que levantar a mão! Porque tem muito motorista que não presta atenção, pode até estar bêbado. Outros nem respeitam as placas, as faixas. Aprendi que seguir as regras de trânsito é importante para nossa segurança também.”

 

Já o colega Miguel Pinheiro da Costa, também do 5º ano, saiu da palestra com uma missão em mente. “Vou transferir tudo que aprendi hoje para a minha família e meus amigos. Assim eles também vão estar informados sobre as regras de trânsito.”

 

A diretora da escola, Jaqueline, também acredita que essa transformação começa dentro de casa, ou melhor, pelas crianças dentro de casa. “Esperamos, de fato, que essas crianças, conversando com os pais, dando alertas, façam com que os adultos comecem a colocar em prática o que ouviram. Que eles levem em consideração a fala dos filhos. As crianças pode ser o primeiro passo para um trânsito mais seguro, humano e responsável”, reforçou.


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