Primavera do Leste / MT - Quinta-Feira, 06 de Novembro de 2025

HOME / NOTÍCIAS

política

Vereador Luis Costa solicita por meio de indicações melhorias para o Bairro Guterres



Da Redação

Em reunião com a comunidade o vereador Luis Costa indicou várias melhorias à comunidade do Bairro Guterres. São solicitações dos moradores que ajudarão a estruturar o bairro.

“Fui chamado para participar de algumas reuniões no bairro e pude ouvir as reivindicações dos moradores para a saúde, segurança pública, infraestrutura, o lazer, entre outros. Enquanto representante do povo, posso fazer os pedidos pelas indicações ao executivo para que desta forma a comunidade possa ser atendida. Sempre digo que, o vereador é um porta-voz do povo”. Ressalta o vereador Luis Cota.

Nesta sessão ordinária de segunda (10) serão lidas mais de três indicações com inúmeros pedidos. Para a Secretaria de Infraestrutura é solicitado à colocação de braços de iluminação nos postes próximo a praça do bairro, principalmente na Avenida Torres. Outra demanda para a pasta é que seja cercada a praça na parte de trás, próxima a área de preservação permanente (APP). Como também a construção de uma concha acústica para a realização de eventos.

Para a secretaria de saúde é solicitado que os agentes de saúde e endemias possam atuar com freqüência no bairro, como a comunidade ainda não tem um posto de saúde, as visitas dos agentes tem sido poucas. Ainda na indicação também é pedido para que aumente o número de atendimentos médicos no posto de saúde do bairro Tuiuu, para que assim a comunidade possa ser atendida sem fila de espera.

A secretaria de cultura, o pedido é reforçado para com a construção da concha acústica na praça do bairro, já que os moradores solicitam um espaço para o lazer e cultura. Outro pedido é que seja disponibilizado para os moradores um professor de educação física ou de dança para que seja desenvolvido um cronograma de atividades funcionais, com o objetivo de fomentar mais atividade física aos moradores. E por fim é solicitado que o bairro seja inserido no calendário de eventos culturais da cidade.

Além das indicações o legislador também realizou pedidos por meio de ofícios a polícia militar para que haja mais rondas policiais no bairro, para que os moradores tenham mais segurança e o outro ofício é destinada a secretaria de saúde para saber como está à situação da construção do posto de saúde do bairro.

“Essas são algumas demandas listadas durante minhas reuniões com a comunidade. Estou enviando ao executivo para que sejam atendidas. Ainda fui questionado em relação ao bairro poder ter comércio. Entrei em contato com o chefe de gabinete da prefeitura, Advanilson Sampaio e fui informado que o projeto para que o bairro além de residencial possa ser comercial já está na Câmara para a apreciação dos vereadores, imagino que logo entrará em pauta para a votação”. Conclui Luis Costa.



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

A Palavra

Ataque à Liberdade de Imprensa em Primavera do Leste


Na sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Primavera do Leste, realizada no dia 27 de outubro, um episódio levantou preocupações quanto à liberdade de imprensa e ao direito à crítica pública.

Durante seu discurso, o vereador Sargento Telles afirmou que, por ser formado em Direito, levaria apenas 15 minutos para ingressar com uma ação judicial, e que um juiz certamente acataria seu pedido para retirar matérias ou charges da internet que o desagradassem. A declaração foi interpretada como uma tentativa de intimidar a imprensa e os produtores de conteúdo crítico na cidade.

A fala causa estranheza, sobretudo por partir de um parlamentar — agente público sujeito à transparência e ao escrutínio da sociedade. A Constituição Federal assegura, de forma ampla, a liberdade de expressão, a liberdade de imprensa e o direito à crítica, fundamentos indispensáveis ao Estado Democrático de Direito.

Além disso, a Lei nº 14.996/2024 reconhece oficialmente a charge, a caricatura, o cartum e o grafite como manifestações da cultura brasileira, garantindo sua preservação e valorização como formas legítimas de expressão e crítica social.

Pontos principais da Lei 14.996/2024:

Reconhecimento cultural: define a charge, caricatura, cartum e grafite como manifestações da cultura nacional.

Objetivo: assegurar a livre expressão artística e promover a crítica social como parte essencial da democracia.

Definições: a charge é uma “ilustração humorística de acontecimentos da atualidade”; o cartum, uma ironia dos comportamentos humanos; e a caricatura, o exagero de traços para gerar humor e reflexão.

Qualquer tentativa de censura prévia, intimidação ou remoção de conteúdo crítico contraria esses princípios constitucionais e legais. A liberdade de imprensa e a arte crítica são instrumentos legítimos de fiscalização do poder e participação cidadã.

Em tempos de tensões políticas, é essencial que os representantes eleitos respeitem o papel do jornalismo e da arte como meios de construção de uma sociedade mais transparente, informada e democrática.


Antenado News