Primavera do Leste / MT - Domingo, 20 de Abril de 2025

HOME / NOTÍCIAS

política

Primavera do Leste expande atendimento à população e fortalece saúde regional com novos leitos de UTIs pediátricas



Com o apoio do Governo do Estado e das Secretarias de Saúde, Primavera do Leste avança na oferta de atendimento de qualidade e se consolida como referência na saúde pública.

Uma importante conquista na área da saúde pública chega a Primavera do Leste. Com a inauguração de 10 novos leitos de UTIs pediátricas no Hospital e Maternidade São Lucas, o município passa a contar com 30 leitos de Unidades de Terapia Intensiva financiados pelo SUS, ampliando o atendimento à população e fortalecendo a saúde regional.
Essa expansão foi possível graças à parceria entre a Secretaria de Saúde do Estado e a Secretaria Municipal de Saúde, que viabilizaram a oferta dos novos leitos, além dos 10 já existentes para adultos e outros 10 de UTIs neonatal.
O secretário de Saúde do município, Eraldo Fortes, comenta a busca pelas novas UTIs: “O Governo do Estado sinalizou a possibilidade dessas UTIs em Primavera, nós notificamos os dois hospitais – São Lucas e das Clínicas – para abrir oportunidade para os dois se habilitarem, caso houvesse interesse”. Segundo Fortes, o Hospital das Clínicas só estaria apto em maio, mas, devido à urgência, optaram pelo São Lucas.
O prefeito Léo Bortolin não esconde sua satisfação com o avanço na saúde pública: “Meu coração enche de alegria com esse momento especial que acontece em nosso município. Estamos deixando um legado para toda a população de Primavera do Leste, pois completamos um ciclo completo com UTIs neonatal, pediátrico e adulto”.
O vice-prefeito Ademir Goes também comemorou a inauguração dos novos leitos: “Primavera se tornou polo da região Sul, pois além de tratar nossos moradores, atendemos as cidades vizinhas. Esse é um dos dias mais marcantes da gestão Léo e Ademir.”
Os novos leitos pediátricos atenderão crianças e adolescentes de até 14 anos, acometidos por condições como Síndromes Respiratórias Agudas Graves, doenças febris e arboviroses, entre outras. A oferta se deve à necessidade emergencial identificada após levantamento de dados epidemiológicos na região.
O investimento nas UTIs pediátricas traz inúmeros benefícios para Primavera do Leste e toda a região Sul do Mato Grosso. Além de ampliar o acesso à saúde de qualidade para os moradores locais, a medida também atende às demandas das cidades vizinhas, tornando Primavera do Leste um polo de referência em saúde.
Essa conquista é fruto do esforço conjunto das autoridades e profissionais de saúde envolvidos, que buscam, incansavelmente, proporcionar um atendimento mais completo, eficiente e humanizado à população, reforçando o compromisso com a melhoria contínua da saúde pública na região.
Secom 


COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

A Palavra

Nhonho chega de presidente do MDB, correligionários ameaçam deixar o partido em Primavera do Leste


Em uma articulação secreta e inesperada, a direção do partido MDB- Movimento Democrático Brasileiro, em Primavera do Leste foi trocada no dia 11 de abril, através de manobra com principal interessado, o ex-prefeito Leonardo Bortlin, segundo informações de bastidores.

A mudança de partido não foi avisada nem mesmo ao antigo presidente da sigla, pegando todos de surpresa, após a notícia ser divulgada por um site, que tenta passar a imagem do Nhonho como “pseudo da moralidade”, deixando de lado o envolvimento em um esquema com laranjas no montante de mais de 4 milhões de reais. Na época ficou comprovado através de denúncias do ex-vereador Luis Costa(PRD), e em acordo feito entre Nhonho e Ministério Publico de Mato Grosso, assumindo a culpa em ter operado através de laranjas, sendo eles familiares, o enteado de Nhonho, Gabriel Romagnoli Fracarolli, Suzerlei Aparecida Romagnoli,  esposa do ex-edil. Os três, aliás, devem ao erário, cada um, R$ 110 mil em multas, estes crimes ocorreram no mandato de Leonardo Bortolin também do MDB.

Com mudança de presidente no município, relatatos de uma fonte, deixa claro que dois vereadores devem sair do partido, com promessa de esvaziamento da legenda, a não ser que seja mudado, ou seja se Nhonho ser mantido, o partido acaba em Primavera do Leste, e mesmo com todo o dinheiro a ser investido na possível campanha de Leo a deputado, perderia o apoio de muitos.

Carlos Bezerra considerado “cacique” do partido, foi passado para trás, e a decisão de colocar Nhonho na presidência foi feito, às escuras, e contrariou de Primavera a Brasília.

Manter Nhonho e perder membros, ou deixar a democracia valer e colocar um presidente que agrada todos.

 

Redação: Luis Costa


Antenado News