Primavera do Leste / MT - Segunda-Feira, 22 de Dezembro de 2025

HOME / NOTÍCIAS

esporte - política

Lei Geral do Esporte consolida conquistas e traz avanços, diz senador



O senador Wellington Fagundes (PL-MT) comemorou a aprovação no Senado do Projeto que cria a nova Lei Geral do Esporte (LGE).

O texto, sob relatoria da senadora Leila Barros (PDT-DF), foi votado nesta terça-feira (09.05) e, agora, segue para sanção presidencial.

Para Fagundes, a legislação traz uma série de avanços para as práticas esportivas no país, ao abordar temas muito importantes que vão desde o combate a práticas discriminatórias até o financiamento do setor.
“A aprovação do relatório da senadora Leila em plenário é motivo de muitas
alegrias. A Lei Geral do Esporte trará uma série de avanços para as práticas
esportivas no país. A nova legislação aborda questões muito importantes, como o combate ao racismo e à xenofobia nos estádios, os direitos trabalhistas dos  atletas, entre outros temas”, ressaltou o senador mato-grossense ao tratar do assunto.

Fagundes, líder do Bloco Vanguarda, atuou na articulação com os demais
senadores para garantir a aprovação de um texto que assegurasse a
manutenção de uma série de avanços nas leis que tratam do esporte e que
foram aprovadas ao longo dos anos. O substitutivo, conforme aprovado pelo
Senado, tem mais de 200 artigos e traz um novo marco regulatório para a
área.

Um dos pontos mantidos na nova legislação é o limite de 7% para que pessoas físicas possam deduzir do Imposto de Renda caso doem estes recursos para projetos esportivos ou paradesportivos, conquista obtida em julho do ano passado. No caso das empresas, houve um avanço no percentual dedutível, que passa de 3% para 4%.

Relatora do projeto, Leila agradeceu o apoio de Fagundes e dos demais
senadores na aprovação da matéria. Ela destacou que a LGE cria novas
diretrizes para o esporte. “Estamos dando um horizonte que certamente vai
impactar muito na promoção da cidadania. O esporte faz parte de um tripé
necessário, com a educação e acultura”.
Presidente da Federação das Associações de Atletas Profissionais, Julio Lírio
também ressaltou o marco histórico criado com a aprovação da LGE. “São dois anos de muita luta”.
Na mesma linha, o ex-presidente da Confederação Nacional dos Municípios
(CNM), Glaudemir Aroldi, lembrou que o financiamento das políticas esportivas impactará positivamente as administrações municipais. “Quero agradecer ao senador pelo empenho que sempre dedicou ao esporte de Mato Grosso e ao Brasil”.

Fonte / Folhamax



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

política

MPMT confirma regularidade e arquiva investigação contra ex-prefeito Maninho


O procedimento do Ministério Público de Mato Grosso seguiu todos os ritos com o máximo rigor

Ex-prefeito de Colíder,Hemerson Máximo (Maninho)

0 Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT) determinou arquivamento da investigação que apurava supostas irregularidades na compra de um imóvel urbano pela Prefeitura de Colíder durante a gestão do ex-prefeito Hemerson Lourenço Máximo, o Maninho. Após uma rigorosa análise de todos os fatos e documentos, o órgão concluiu pela total regularidade do processo de desapropriação, afastando qualquer suspeita de superfaturamento.

A investigação, conduzida pelo Núcleo de Ações de Competência Originária (NACO), havia sido iniciada para apurar a aquisição de uma área destinada à construção de um conjunto habitacional. A suspeita inicial era de que o valor pago pelo município, de R$ 1.750.000,00, estaria acima do preço de mercado do imóvel. Contudo, o aprofundamento das apurações pelo MPMT revelou o contrário.

Durante 0 processo investigativo, foi constatado que o imóvel em questão possuía uma avaliação de mercado superior a R$ 2,2 milhões, por tanto houve economia de quase meio milhão de reais. Essa nova informação demonstrou que o valor pago pela administração municipal na desapropriação não apenas era justo, como também se mostrava vantajoso para o erário público, descaracterizando completamente a hipótese de superfaturamento que motivou o inquérito.

O procedimento do Ministério Público seguiu todos os ritos com o máximo rigor, garantindo uma análise completa e isenta dos atos administrativos. A conclusão pelo arquivamento reforça a lisura da conduta do então gestor na condução do processo de aquisição, que visava atender a uma importante demanda social do município.

Ao comentar a decisão, o ex-prefeito Hemerson Lourenço Máximo expressou seu alívio e gratidão. “Agradeço primeiramente a Deus e à Justiça dos homens, que com serenidade e competência esclareceu a verdade dos fatos. Sempre confiei que a regularidade de nossos atos seria comprovada. Fico com a consciência tranquila de que sempre trabalhamos com honestidade e pelo bem da população de Colíder”, declarou.

Fonte: RD News

 


Antenado News