Primavera do Leste / MT - Terca-Feira, 23 de Dezembro de 2025

HOME / NOTÍCIAS

Brasil

STF decide que porte de maconha para consumo próprio não é crime no Brasil



O Supremo Tribunal Federal (STF) já tem maioria para descriminalizar o porte de maconha para uso pessoal. A sessão desta terça-feira (25) foi interrompida e o resultado deve ser proclamado em uma sessão posterior. A quantidade da droga que poderá ser portada pelos usuários ainda não foi definida.

Só depois da proclamação do resultado é que a decisão passa a ter efeitos. A determinação, vale frisar, não representa que o Supremo esteja legalizando ou liberando o uso de entorpecentes.

Relator do caso, Gilmar Mendes pediu a palavra durante o julgamento para frisar que o entendimento não é um “liberou geral”. A Corte não legalizou ou liberou o consumo de entorpecentes. Ou seja, o uso de drogas, mesmo que individual, apesar de não ser crime, permanecerá como ato ilícito, ou seja, contrário à lei.

Com isso, quem agir desta forma ainda estará sujeito às sanções que já estão na legislação, incluindo: advertência sobre os efeitos das drogas; e medida educativa de comparecimento a programa ou curso educativo.

O caso começou a ser analisado em 2015 e, ao longo deste período, foi interrompido por quatro pedidos mais tempo para análise do texto. (Com informações do G1)

Votaram a favor da descriminalização:

* Gilmar Mendes

* Luís Roberto Barroso

* Rosa Weber (aposentada)

* Cármen Lúcia

* Dias Toffoli

* Alexandre de Moraes

* Edson Fachin

Votaram contra a descriminalização (ou seja, para manter o porte para uso pessoal como crime):

* Cristiano Zanin

* Nunes Marques

* André Mendonça



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

política

Cabral ganha força no PSD com apoio de Fávaro


Na foto: o ministro Carlos Fávaro, Dra. Natasha e Everaldo Raul Cabral.

Durante a entrega das casas da construtora Pacaembu, em Primavera do Leste, o nome de Everaldo Raul Cabral, coordenador da habilitação da Prefeitura, voltou a ganhar destaque no cenário político estadual.

Cabral tem se aproximado cada vez mais das principais lideranças do PSD (Partido Social Democrático), entre elas o senador e ministro da Agricultura do governo federal, Carlos Fávaro.

Mantendo sua pré-candidatura a deputado estadual, Cabral também conta com o apoio do ex-deputado federal Valtenir Pereira, que atualmente atua como assessor especial da Presidência da República. O movimento reforça a articulação política para sua possível filiação ao PSD.

Com o respaldo de nomes de peso do partido e a boa relação com o ministro Fávaro, Cabral demonstra estar no caminho para consolidar sua candidatura, ampliando seu espaço dentro da sigla e no cenário político de Mato Grosso.

 


Antenado News