Primavera do Leste / MT - Sábado, 19 de Abril de 2025

HOME / NOTÍCIAS

Polícia

Juiz condena membro do CV a 9 anos de prisão por ‘salves’



Juiz Jean Garcia de Freitas Bezerra, da 7ª Vara Criminal de Cuiabá, condenou Eguido Cordeiro Engelmann a 9 anos e 9 meses de prisão pelos crimes de organização criminosa e tortura contra dois homens de Sapezal (480 km a Noroeste). As vítimas foram submetidas a “salves” da facção criminosa Comando Vermelho, sendo chicoteadas com fios elétricos.

 

O Ministério Público de Mato Grosso denunciou Eguido e outros 3 suspeitos por causa dos “salves” e em abril de 2022 a Justiça decretou a prisão de 3 deles. O processo foi desmembrado com relação a um dos acusados e os outros dois foram absolvidos por falta de provas.

Os crimes ocorreram em novembro de 2020 na região conhecida como Cinzeiro, em Sapezal. Os suspeitos, apontados como integrantes do Comando Vermelho, submeteram uma das vítimas a 50 chicotadas com fio de luz por ameaçar um adolescente membro da facção. O outro homem foi agredido, em outra ocasião, com 30 chibatadas de fio após ter acusado um indivíduo de roubo de celular.

 

Em sua manifestação, a defesa de Eguido pediu a absolvição e, alternativamente, a desclassificação do crime de tortura para lesão corporal.

 

O juiz Jean Garcia de Freitas, porém, entendeu que os crimes foram bem comprovados no inquérito policial, não cabendo absolvição. Pontuou que as provas demonstraram a responsabilidade cai somente sobre Eguido e que no celular dele a polícia encontrou vídeos das vítimas sendo torturadas.

 

“O réu Eguido, em delegacia, embora tenha negado a prática direta da tortura, confessou que foi o responsável por buscar a vítima e levá-la ao local do crime (…). Reputa-se comprovado, acima de dúvida razoável, que o réu Eguido Cordeiro Engelmann participou dos atos narrados na inicial, uma vez que, na companhia dos menores (…), desferiu golpes com fios de energia/luz em desfavor das vítimas”.

 

Com base nisso, o magistrado condenou Eguido pelos crimes de integrar organização criminosa e tortura, sendo a pena definida em 9 meses, 9 anos e 5 dias de prisão, com pagamento de 15 dias-multa. O juiz manteve a prisão do condenado, negando a ele o direito de recorrer em liberdade.

GD



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

A Palavra

Nhonho chega de presidente do MDB, correligionários ameaçam deixar o partido em Primavera do Leste


Em uma articulação secreta e inesperada, a direção do partido MDB- Movimento Democrático Brasileiro, em Primavera do Leste foi trocada no dia 11 de abril, através de manobra com principal interessado, o ex-prefeito Leonardo Bortlin, segundo informações de bastidores.

A mudança de partido não foi avisada nem mesmo ao antigo presidente da sigla, pegando todos de surpresa, após a notícia ser divulgada por um site, que tenta passar a imagem do Nhonho como “pseudo da moralidade”, deixando de lado o envolvimento em um esquema com laranjas no montante de mais de 4 milhões de reais. Na época ficou comprovado através de denúncias do ex-vereador Luis Costa(PRD), e em acordo feito entre Nhonho e Ministério Publico de Mato Grosso, assumindo a culpa em ter operado através de laranjas, sendo eles familiares, o enteado de Nhonho, Gabriel Romagnoli Fracarolli, Suzerlei Aparecida Romagnoli,  esposa do ex-edil. Os três, aliás, devem ao erário, cada um, R$ 110 mil em multas, estes crimes ocorreram no mandato de Leonardo Bortolin também do MDB.

Com mudança de presidente no município, relatatos de uma fonte, deixa claro que dois vereadores devem sair do partido, com promessa de esvaziamento da legenda, a não ser que seja mudado, ou seja se Nhonho ser mantido, o partido acaba em Primavera do Leste, e mesmo com todo o dinheiro a ser investido na possível campanha de Leo a deputado, perderia o apoio de muitos.

Carlos Bezerra considerado “cacique” do partido, foi passado para trás, e a decisão de colocar Nhonho na presidência foi feito, às escuras, e contrariou de Primavera a Brasília.

Manter Nhonho e perder membros, ou deixar a democracia valer e colocar um presidente que agrada todos.

 

Redação: Luis Costa


Antenado News