Primavera do Leste / MT - Sexta-Feira, 26 de Junho de 2026

HOME / NOTÍCIAS

Agro

Volta da Feira da Lua: Feira da Lua retorna com nova estrutura e reforça compromisso com a agricultura familiar



Feira da Lua Feira da Lua retorna com nova estrutura e reforça compromisso com a agricultura familiar em Primavera do Leste

Coordenadoria de Comunicação – 30/04/2025

 

A tradição, os sabores e o calor humano da Feira da Lua estão de volta ao coração de Primavera do Leste. Na próxima terça-feira (06), a partir das 17h, a Praça da Matriz será o palco da grande retomada de um dos eventos mais queridos da cidade — e que vai muito além de bancas coloridas e produtos frescos: ela é símbolo de fortalecimento da agricultura familiar, da economia local e da convivência comunitária.

 

Com um formato itinerante, a Feira da Lua percorre diversos bairros do município, levando acesso direto a alimentos de qualidade, produtos artesanais e à cultura local. Mais que isso, é uma política pública que valoriza o pequeno produtor, gerando renda, incentivando práticas sustentáveis e aproximando o campo da cidade.

 

Neste ano, o retorno da feira vem acompanhado de uma importante conquista: a formalização de uma associação própria dos feirantes. A presidente da Associação dos Feirantes da Feira da Lua (AFERLUA), Shirley Marcia Cavalcante Ramos, explica que esse foi um passo necessário para o fortalecimento do projeto. “A criação da associação foi fundamental para dar mais autonomia ao grupo, garantir mais organização e, principalmente, abrir caminhos para buscarmos recursos. A Prefeitura segue sendo nossa parceira, mas agora temos estrutura para caminhar com mais independência e segurança,” afirma.

 

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Evaldo Takzawa, também destaca a relevância dessa nova etapa. “Essa organização é essencial para que a feira se mantenha viva e evolua. A associação garante mais representatividade aos feirantes, fortalece a interlocução com o poder público e dá base para que eles possam acessar projetos, capacitações e políticas públicas. Estamos comprometidos em apoiar e acompanhar esse crescimento,” pontua.

 

Para o coordenador das Feiras Municipais, Natanael Honorato Barbosa, o trabalho realizado nos bastidores foi decisivo para a retomada com qualidade. “Queríamos que a feira voltasse com o respeito que ela merece. Esse tempo foi usado para construir uma base sólida, em parceria com os próprios feirantes, para que ela se torne cada vez mais forte, presente nos bairros e conectada com a população,” destaca.

 

A iniciativa conta com o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA), Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude (SECULT) e da pasta de infraestrutura, reafirmando o compromisso da atual gestão com o fomento à agricultura familiar e com políticas públicas de valorização dos produtores locais.

 

Mais que um evento, o retorno da Feira da Lua, integra a comemoração dos 39 anos, além disso, é um movimento de conexão entre quem planta e quem consome, entre tradição e inovação, entre o centro e os bairros. E ela está pronta para continuar escrevendo essa história com ainda mais força.



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

política

Governador de SP que lidera Republicanos quer PL-Mato Grosso apoiando Pivetta em troca de apoio a Flavio


O Republicanos, que tem o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, como principal liderança nacional, avançou, nos últimos dias, nas negociações para apoiar o presidenciável Flávio Bolsonaro (PL-RJ). Em troca, quer que o PL apoie candidatos do Republicanos em quatro Estados. Um deles é Mato Grosso onde Otaviano Pivetta é pré-candidato à reeleição, pelo Republicanos.

O jornalista Igor Gadelha, do Metrópoles, informou, hoje, que o “partido de Tarcísio quer que o PL abra mão da candidatura do senador Wellington Fagundes (PL-MT) ao governo para apoiar a reeleição do atual governador, Otaviano Pivetta”.

Alguns prefeitos do PL, como Cláudio Ferreira, de Rondonópolis, declararam que não apoiam Wellington e estarão com Pivetta. Abilio Brunini, de Cuiabá, já deixou claro que não vai apoiar o senador na disputa ao governo.

Há poucos dias, o PL reiterou que a pré-candidatura de Wellington Fagundes ao governo está mantida. Fagundes passou a criticar o governo estadual (até ano passado figurava como aliado de Mauro Mendes, que deixou o governo em março para concorrer ao Senado). Pivetta tem rebatido críticas e questionado a atuação de Fagundes como senador.

Pivetta esteve com Flávio Bolsonaro, em Sinop, em abril, e elogiou o pré-candidato a presidente da República. Flávio também elogiou Pivetta mas disse que o candidato do PL é Wellington.

Os dois pré-candidatos a governador apoiaram Jair Bolsonaro no pleito passado.

Só Notícias (foto: arquivo/assessoria)


Antenado News