Primavera do Leste / MT - Terca-Feira, 02 de Dezembro de 2025

HOME / NOTÍCIAS

esporte - geral

Educação entrega medalhas para alunos vencedores de concurso lançado pelo Projeto Memórias, Cultura e Tradição



Educação entrega medalhas para alunos vencedores de concurso lançado pelo Projeto Memórias, Cultura e Tradição

 

A Secretaria Municipal de Educação (SME) entregou na manhã dessa sexta-feira (30) as medalhas para os alunos da rede municipal vencedores do concurso de desenhos, confecção da bandeira do município e maquetes lançado pelo Projeto Memórias, Cultura e Tradição. O evento marcou a culminância da programação em comemoração aos 39 anos de Primavera do Leste e contou com a presença de estudantes, profissionais da educação e autoridades.

 

Representando o prefeito Sérgio Machnic na premiação, a vice-prefeita Iva Viana destacou a importância de atividades como esse concurso para o desenvolvimento educacional das crianças. “A educação tem que desenvolver mais ações como essa e incentivar essas crianças a estudar e amostrar as habilidades que eles têm e a convicção de que eles podem ir muito longe no futuro. Incentivar essas crianças é um trabalho nobre dos municípios e estados e espero que essas nossas crianças recebam muitas e muitas medalhas ainda no seu futuro”, expressou.

 

A secretária de Educação Luciani Cunha explicou que o concurso envolveu os alunos do ensino fundamental e infantil de todas as unidades educacionais da rede municipal, tendo premiados os 30 melhores trabalhos, e o resultado surpreendeu a todos pela qualidade e empenho dos pequenos e pequenas. “Nós fizemos uma escolha inicial nas escolas e essas obras depois foram a SME onde um jurado selecionou os melhores trabalhos e ficamos muito surpresos com os resultados, porque os trabalhos ficaram lindos. E foi a maneira que encontramos para falar e valorizar a cultura da nossa cidade”, externou.

 

Ela continuou explicando que os alunos e alunas trabalharam sobre o significado das cores da bandeira de Primavera do Leste, o significado de cada desenho, do brasão municipal e da letra do hino municipal. “Foram 30 dias trabalhando sobre a cultura primaverense. Os desenhos tiveram como tema pontos culturais da cidade e superou as nossas expectativas. Foi muito mais do que esperávamos”, concluiu a secretária.

 

Outro trabalho que surpreendeu a todos pela qualidade e criatividade foram as maquetes de pontos significativos de Primavera do Leste e ficaram expostas durante toda a semana no saguão principal do prédio da prefeitura da cidade.

 

Presente na premiação, o Diretor Regional de Educação Théo Gonçalves Vicente enalteceu a iniciativa e a importância da mesma para a formação dos futuros cidadãos. “Essa é mais uma oportunidade para que os estudantes mostrem suas habilidades e assim a gente inventiva mais ainda eles a se dedicarem aos estudos e se desenvolverem cada vez mais. E isso nós vamos colher no futuro”, afirmou.

 

A realização do concurso envolveu todas as escolas da cidade e os seus cerca de 11.900 alunos, além de professores e equipes gestoras.



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

geral

CAPS de Primavera realiza atividade coletiva com pacientes em passeio terapêutico no Balneário Lagoa, em Poxoréu


O passeio é uma das estratégias adotadas pela Política de Saúde Mental para fortalecer o cuidado humanizado

No último sábado, 29, pacientes do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Primavera do Leste participaram de uma atividade externa que integra o Projeto Terapêutico Singular (PTS). A ação, conhecida como “atividade coletiva”, foi realizada no Balneário Lagoa, em Poxoréu, e contou com a presença de usuários adultos, servidores e equipe técnica do CAPS.

 

O passeio é uma das estratégias adotadas pela Política de Saúde Mental para fortalecer o cuidado humanizado e ampliar os espaços de convivência e inclusão dos usuários. A secretária municipal de Saúde, Laura Leandra, destaca que a iniciativa desperta autonomia, promove bem-estar e permite observar a evolução terapêutica de cada participante.

 

“O objetivo é promover integração social, bem-estar emocional e o fortalecimento da autonomia dos usuários por meio de atividades externas supervisionadas. Esses momentos fazem parte do processo terapêutico e complementam o atendimento realizado diariamente na Unidade”, explicou a secretária.

 

A atividade reuniu usuários com diferentes níveis de autonomia, todos acompanhados pela equipe profissional responsável pelo acompanhamento clínico e psicossocial. O ambiente natural e acolhedor do balneário possibilitou momentos de descontração, convivência e estímulos sensoriais importantes para a evolução terapêutica dos pacientes.

 

Laura Leandra reforça que o passeio é também uma oportunidade técnica de avaliação, já que permite observar comportamentos, interações e avanços alcançados ao longo do tratamento. “É um momento de interação e também de observação. A equipe acompanha de perto como cada paciente se comporta fora do ambiente habitual do CAPS, identificando melhorias, desafios e avanços. Foi uma atividade muito positiva, com ampla participação e resultados significativos”, ressaltou.


Antenado News