Primavera do Leste / MT - Quarta-Feira, 10 de Setembro de 2025

HOME / NOTÍCIAS

cidade

Saúde anuncia início da vacinação contra a dengue a partir da próxima segunda (16)



O anúncio foi feito pela Secretaria Municipal de Saúde e a vacinação segue diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Saúde, com foco inicialmente em pré-adolescentes e adolescentes entre 10 e 14 anos

A Campanha de Imunização contra a Dengue, doença que tem preocupado a população com altos índices de infestação por todo o país, terá início na próxima segunda-feira (16) em todas as unidades de saúde de Primavera do Leste. O anúncio foi feito pela Secretaria Municipal de Saúde e a vacinação segue diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Saúde, com foco inicialmente em pré-adolescentes e adolescentes existem algumas especificidades que o profissional foi treinado e orientado, como conversar com a criança e o responsável. Então a gente pede que a população compreenda que não vai ser um atendimento muito rápido”, externou.

 

Ela ainda esclareceu que caso esse adolescente apresente sintomas de dengue ou tenha tido febre nos dois dias anteriores não é recomendado que ele tome a vacina, assim como no caso de ter tido dengue nos últimos seis meses, nesse caso por ser desnecessário, pois essa pessoa ainda estará com os anticorpos contra a doença ativos no organismo.

 

Esse público alvo, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é formado por 6.107 pessoas e todas as 17 unidades de saúde do município no horário comercial e no período noturno nos ESFs dos bairros Jardim Eldorado e Buritis.

 

A equipe da Saúde aproveitou ainda para reforçar que a campanha de vacinação contra a Influenza continua nas unidades de saúde para o público prioritário e que a partir do dia 30 essa vacinação será liberada para o público em geral. Esse grupo prioritário compreende crianças entre seis meses de vida até cinco anos de idade, idosos acima dos 60 anos, pessoas com comorbidades, profissionais da saúde, professores, gestantes e puérperas.



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

A Palavra - Opinião

Crônica Política – por Luis Costa: E a pré-candidata Yamashita


Crônica Política – por Luis Costa

Charge politica. Fotos Internet

A candidatura de Gislaine Yamashita continua patinando. Não decola, não empolga e, ao que tudo indica, não vai além do ensaio. E quando a situação já parecia difícil, aparece mais um na pista: o advogado Edmar de Jesus Rodrigues, ex-presidente da OAB de Primavera do Leste, decidiu se lançar pré-candidato a deputado federal. E, para surpresa geral, pelo MDB.

Edmar é amigo do prefeito Sérgio Machinic (PL). Se tivesse escolhido o PL, seria recebido de braços abertos. Mas não: preferiu o MDB e, com isso, senta à mesa ao lado de Léo Bortolin. A política, afinal, é feita dessas ironias — quem poderia estar no time do prefeito, acabou indo reforçar o adversário.

Enquanto isso, Yamashita insiste em acreditar que a proximidade com os Bolsonaro bastaria para garantir votos. Como se o eleitor fosse obrigado a apertar o número dela só porque ela tira foto sorridente ao lado da família presidencial. A realidade, porém, é cruel: o povo não engole discurso vazio. E a candidatura, que já nasceu frágil, agora patina sem freio.

Nos bastidores, comenta-se que ela teria o apoio do pastor Ary. Mas até aí, nada é tão certo: nem os fiéis parecem dispostos a obedecer dessa vez. A paciência anda curta, e a fé política, ainda menor. Yamashita coleciona mágoas dentro do próprio partido, atropela correligionários e desconsidera nomes de peso, como o deputado estadual Cattani. Resultado? Uma política de portas fechadas, alianças quebradas e promessas furadas.

No fim das contas, a cena lembra um baile mal organizado: a orquestra toca, mas a pista está vazia. Gislaine dança sozinha, sem par e sem aplausos. E como diz a velha máxima da política: quem dança sem companhia, dança para fora.

Segue o baile.


Antenado News