Primavera do Leste / MT - Sábado, 21 de Fevereiro de 2026

HOME / NOTÍCIAS

cidade

Secretaria de Saúde fará ação de prevenção a Hepatites na noite dessa segunda (28)



O chamado Dia D das Hepatites Virais é alusivo ao Dia Mundial de Luta contra as hepatites e pretende orientar a população sobre a doença e as formas de preveni-la

A Secretaria Municipal de Saúde de Primavera do Leste fará nessa segunda-feira (28) uma ação de prevenção às hepatites virais. O chamado Dia D das Hepatites Virais é alusivo ao Dia Mundial de Luta contra as hepatites e pretende orientar a população sobre a doença e as formas de preveni-la.

 

De acordo com a psicóloga Dafne Uhde, coordenadora do Serviço de Assistência Especializada &

Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE-CTA), a ação faz parte da Campanha do Julho Amarelo, desenvolvida nacionalmente como forma de prevenir a propagação das hepatites virais. “As hepatites são infeções que atingem o fígado, levando até a cirrose e até ao óbito. São infeções muito sérias porque elas são silenciosas, ou seja, elas podem ficar assintomáticas, sem sintomas, no corpo até dez, vinte anos e a pessoa pode ter a infecção, não estar sabendo e pode estar transmitindo o vírus”, explicou.

 

Ela continua explicando que a forma de prevenir a hepatite para não prejudicar o fígado é realizar os testes rápidos periodicamente. “O SAE-CTA vai realizar hoje, em parceria com a Atenção Básica e com o ESF 6, um atendimento em horário estendido no noturno das 17h às 21 horas oferecendo vários serviços da população além dos testes rápidos, para incentivar a população a realizar esses testes rápidos com mais frequência”, completou a coordenadora.

 

 

Ainda de acordo com Dafne Uhde, existem 5 diferentes tipos de hepatites virais, que são a A, B,C,D e E, mas somente a A e a B tem vacina para se evitar a doença e mas demais o que vale é a prevenção. “E a forma principal de prevenção é realizar os testes rápidos. Então, é bom que a população pode vacinar e regularizar o calendário nacional hoje à noite também. E as outras tem também de ter prevenção mesmo, pois as Hepatites são infeções que têm várias formas de transmissão. Por isso que a gente precisa sempre estar fazendo o teste rápido: para descobrir com antecedência e poder tratar”, externou.

 

A ação acontecerá no ESF 6, que fica na Avenida Cuiabá, 2232, centro de Primavera do Leste. Além dos testes rápidos e da vacinação contra as Hepatites, também serão ofertados serviços como a aferição de pressão arterial, auriculoterapia, exames preventivos, orientações sobre alimentação saudável, liberação miofascial e orientações posturais, além de cortes de cabelo, que será feito pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

geral

Hospitais São Lucas e Das Clínicas enviam notificação à Secretária de Saúde, podendo interromper atendimento ao SUS


Os hospitais lamentam a falta de ajuste no contrato e ameaçam suspender o atendimento aos pacientes do SUS encaminhados pela UPA.


No dia 13 de fevereiro de 2026, a direção dos Hospitais São Lucas e das Clínicas de Primavera do Leste enviou uma notificação formal à Secretária Municipal de Saúde, Laura Leandra, alertando sobre a ausência de um reajuste no contrato, o que comprometeria a continuidade dos serviços prestados. O documento destaca que, após sucessivas prorrogações contratuais sem o ajuste necessário, a situação financeira dos hospitais se tornou insustentável, podendo até resultar na interrupção dos atendimentos aos pacientes do SUS.

 

O texto revela que o contrato atual, com término previsto para 28 de fevereiro de 2026, já foi prorrogado anteriormente e que, até a data mencionada, não foi apresentado um novo contrato ou proposta formal por parte da Secretaria Municipal de Saúde. Em resposta, os hospitais afirmaram que não aceitarão a celebração de um novo termo aditivo nas condições atuais.

 

A medida de não continuar com o contrato atual está relacionada ao descumprimento das condições financeiras necessárias para a manutenção da qualidade no atendimento. A partir de março de 2026, os serviços poderão ser prestados sob novas condições, que envolvem a assinatura de um novo contrato com valores atualizados ou a aplicação de um reajuste provisório de 20% sobre os valores vigentes, até a formalização de um novo acordo.

 

Os hospitais registraram que, caso haja interrupção no serviço após o término da vigência contratual, essa responsabilidade não será imputada aos hospitais, mas sim à Secretaria Municipal de Saúde, que não tomou as medidas administrativas necessárias para resolver a questão de forma tempestiva.

 

A Secretaria Municipal de Saúde ainda não se manifestou oficialmente sobre a situação, mas a expectativa é que um novo ajuste contratual seja negociado o quanto antes para garantir a continuidade dos serviços essenciais à população.


Antenado News