Primavera do Leste / MT - Segunda-Feira, 07 de Abril de 2025

HOME / NOTÍCIAS

A Palavra - Opinião

A fortaleza da vulnerabilidade



Ontem observando uma criança totalmente sentimental conversando com a mãe a respeito de algo que não sei bem o que era, me senti transbordando de compaixão por conseguir me conectar de fato com aquela expressão, por entender seus motivos dentro do seu próprio traço de caráter. É isso mesmo, cada um de nós temos a predominância de uma forma específica que condiciona nossas atitudes e decisões durante toda a vida.
E como eu comunico muito o que penso e sinto, cheguei sorrindo naquela mãe e disse algumas coisas que acreditava ser parte da rotina dele como: chorar bastante sempre que tentava argumentar sobre algo importante para ele ou até mesmo sem motivo aparente. Acrescentei ainda que será assim por toda a vida e houve um certo susto e argumentação contrária á minha previsão!
A partir deste momento identifiquei um dos principais motivos pelos quais pessoas adultas não choram ou demonstram seus sentimentos, a reprovação dos demais, um bloqueio social do que seria certo ou errado fazer depois de adulto.
Qual é o problema em chorar quando se tem vontade sendo homem, mulher ou criança?
Demonstrar sentimentos não é perder o controle de nada, muito pelo contrário, precisamos estimular nossas crianças a aceitarem sua vulnerabilidade e falibilidade em alguns momentos da vida, afinal essa é uma condição humana imutável.
Aparentemente o que realmente está liberado nos dias de hoje é o julgamento das atitudes alheias, que passa as vezes como um furacão pelos sentimentos das pessoas.
É preciso entender que, se alguém não demonstra da mesma forma que você gostaria não quer dizer que ela não sente nada, ela talvez não percebeu o que nem você mesmo consegue partilhar.
Será que o problema é do outro que não demonstra ou seu que não consegue se mostrar carente de afeto e atenção? Você entende que o sentimento precisa ser comunicado antes para ser correspondido? Então o que funcionaria muito bem seria uma autoavaliação em relação ao amor próprio que talvez nem você mesmo cultiva. Observando a maneira como valoriza e respeita os próprios sentimentos poderá entender como está a sua comunicação, afinal de contas as histórias de vida se repetem os sentimentos e as sensações são as mesmas, o que muda é a forma encontrada por cada um de demonstrar isso.
Não julgue as pessoas por elas não demonstrar seus sentimentos da mesma forma que você demonstra, procure perceber e entender a sua própria demonstração e o que realmente te faz feliz.
Se fizer sentido para você, fica famosa dica deixada por Sócrates “Conhece-te a ti mesmo.”  
 
Luciene Afonso
Master Coach
Jornalista
Palestrante
Analista Comportamental


COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

Polícia

MPF investiga casos de conflito e divisão de terras no interior de MT


AMEAÇAS DE PISTOLEIROS

MPF investiga casos de conflito e divisão de terras no interior de MAT

 

 

 

Vinicius Mendes GD

 

 

 

Em portarias publicadas no Diário do Ministério Público Federal (MPF), o procurador da República Mario Alves Medeiros instaurou dois inquéritos civis para apurar casos de divisão e disputa de terras no interior de Mato Grosso, uma delas envolvendo ameaças de pistoleiros a assentados.

 

O primeiro caso é sobre parcelamento irregular para fins urbanos, pela Associação dos Trabalhadores Rurais Unidos pela Terra e por Antônio Alves Dourado. A situação estaria ocorrendo no Sítio Primavera, na região de Rondonópolis (212 km ao Sul), e a Associação, que seria a proprietária da terra, estaria buscando o parcelamento em 12 lotes.

Um procedimento preparatório foi instaurado para apurar o caso e o MPF recebeu informações do 1º Tabelionato de Registro de Imóveis de Rondonópolis. Além disso, a Secretaria Municipal de Habitação e Urbanismo identificou que a área não faz parte do zoneamento urbano do município e que o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) seria o responsável pela zona rural.

O outro caso também já estava sendo apurado em procedimento preparatório. Ele trata sobre a solicitação da Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Assentamento Itaguaí, localizado em Araputanga (345 km a Oeste), para destinação da Fazenda Itguaíra para criação de Projeto de Assentamento para fins de reforma agrária.

 

O procurador cita que a área da fazenda passa por conflitos agrários, com ameaças aos assentados por pistoleiros. Destacou também que há uma ação de imissão na posse da área da fazenda pela União, que já está na fase de cumprimento de sentença.

O representante do MPF também considerou a necessidade de manifestação do Incra sobre o interesse social nesta área para fins de reforma agrária.

 

 

“Considerando a necessidade de dar prosseguimento à instrução e ante o vencimento do prazo do Procedimento Preparatório (…); resolve converter, (…) o presente Procedimento Preparatório em inquérito civil”.

 


HOME / NOTÍCIAS

geral

Campanha de vacinação contra a influenza começa nesta segunda-feira (07) em Primavera do Leste


Campanha de vacinação contra a influenza começa nesta segunda-feira (07) em Primavera do Lest

Coordenadoria de Comunicação

A Prefeitura de Primavera do Leste, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inicia nesta segunda-feira (7) a campanha de vacinação contra a influenza. A imunização será ofertada nas unidades de saúde para os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde.
Fazem parte do público-alvo da campanha: crianças de seis meses a cinco anos, idosos com 60 anos ou mais, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, professores, pessoas com comorbidades ou deficiências permanentes, povos indígenas, entre outros.
A vacina estará disponível nas salas de vacinação de todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), das 7h30 às 10h30 e das 13h às 16h30. É necessário apresentar documento pessoal, cartão SUS e, se possível, a caderneta de vacinação.
De acordo com a coordenadora de Imunização do município, Danila Martins, a vacina é fundamental para a proteção contra as complicações causadas pelo vírus da gripe, especialmente entre os públicos mais vulneráveis.
“Estamos preparados para receber a população e garantir a imunização dos grupos prioritários. A vacina contra a influenza é segura, eficaz e, acima de tudo, salva vidas. Nosso objetivo é ampliar a cobertura vacinal e reduzir o número de internações e complicações decorrentes da gripe, que podem ser evitadas com a vacina”, reforça Danila.
Ela ainda ressalta que “a Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância da vacinação como principal medida de prevenção contra a influenza e pede o apoio da população na divulgação e participação da campanha”.

HOME / NOTÍCIAS

política

Wellington Fagundes lidera pesquisa para governador na capital


O senador Wellington Fagundes (PL) lidera as intenções de votos para a candidatura a governador em Cuiabá. É o que revela pesquisa do instituto Tracking, realizada em Cuiabá nos dias 31 de março e 1 de abril com 600 eleitores.

 

Entre os nomes apresentados aos eleitores como possíveis candidatos, o senador Wellington Fagundes (PL) ficou em primeiro lugar na preferência dos eleitores de Cuiabá. Fagundes obteve 18,2% na modalidade estimulada. Já o segundo lugar ficou com o também senador Jayme Campos (União), com 15,7%.

 

A Tracking também estimulou os nomes do atual vice-governador, Otaviano Pivetta (Republicanos), que ficou com 9% das intenções de voto; e também o do ex-prefeito de Rondonópolis, Zé do Pátio (PSB), cujo nome vem sendo cogitado por lideranças do PT e do PSD, como o deputado Lúdio Cabral e o senador Carlos Fávaro. Pátio foi a escolha de 2% dos entrevistados.

 

Na modalidade estimulada, 33,8% declararam que votariam nulo ou branco ou em ninguém, enquanto outros 21,8% não souberam responder à pergunta sobre quem votar para governador se as eleições fossem agora.

 

Metodologia

Com 20 anos de atuação no mercado mato-grossense, a Tracking Pesquisas ouviu 600 eleitores residentes em Cuiabá nos dias 31 de março e 1º de abril, em todas as regiões da cidade.

 

A pesquisa tem margem de erro de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos, e intervalo de confiança de 95%.

 

Os questionários padronizados e estruturados foram aplicados a uma amostra domiciliar de eleitores estratificada por gênero, idade, escolaridade, renda e local de moradia.


Antenado News