A fortaleza da vulnerabilidade

HOME / NOTÍCIAS
HOME / NOTÍCIAS
AMEAÇAS DE PISTOLEIROS
MPF investiga casos de conflito e divisão de terras no interior de MAT
Vinicius Mendes GD
Em portarias publicadas no Diário do Ministério Público Federal (MPF), o procurador da República Mario Alves Medeiros instaurou dois inquéritos civis para apurar casos de divisão e disputa de terras no interior de Mato Grosso, uma delas envolvendo ameaças de pistoleiros a assentados.
O primeiro caso é sobre parcelamento irregular para fins urbanos, pela Associação dos Trabalhadores Rurais Unidos pela Terra e por Antônio Alves Dourado. A situação estaria ocorrendo no Sítio Primavera, na região de Rondonópolis (212 km ao Sul), e a Associação, que seria a proprietária da terra, estaria buscando o parcelamento em 12 lotes.
Um procedimento preparatório foi instaurado para apurar o caso e o MPF recebeu informações do 1º Tabelionato de Registro de Imóveis de Rondonópolis. Além disso, a Secretaria Municipal de Habitação e Urbanismo identificou que a área não faz parte do zoneamento urbano do município e que o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) seria o responsável pela zona rural.
O outro caso também já estava sendo apurado em procedimento preparatório. Ele trata sobre a solicitação da Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Assentamento Itaguaí, localizado em Araputanga (345 km a Oeste), para destinação da Fazenda Itguaíra para criação de Projeto de Assentamento para fins de reforma agrária.
O procurador cita que a área da fazenda passa por conflitos agrários, com ameaças aos assentados por pistoleiros. Destacou também que há uma ação de imissão na posse da área da fazenda pela União, que já está na fase de cumprimento de sentença.
O representante do MPF também considerou a necessidade de manifestação do Incra sobre o interesse social nesta área para fins de reforma agrária.
“Considerando a necessidade de dar prosseguimento à instrução e ante o vencimento do prazo do Procedimento Preparatório (…); resolve converter, (…) o presente Procedimento Preparatório em inquérito civil”.
HOME / NOTÍCIAS
Coordenadoria de Comunicação
HOME / NOTÍCIAS
O senador Wellington Fagundes (PL) lidera as intenções de votos para a candidatura a governador em Cuiabá. É o que revela pesquisa do instituto Tracking, realizada em Cuiabá nos dias 31 de março e 1 de abril com 600 eleitores.
Entre os nomes apresentados aos eleitores como possíveis candidatos, o senador Wellington Fagundes (PL) ficou em primeiro lugar na preferência dos eleitores de Cuiabá. Fagundes obteve 18,2% na modalidade estimulada. Já o segundo lugar ficou com o também senador Jayme Campos (União), com 15,7%.
A Tracking também estimulou os nomes do atual vice-governador, Otaviano Pivetta (Republicanos), que ficou com 9% das intenções de voto; e também o do ex-prefeito de Rondonópolis, Zé do Pátio (PSB), cujo nome vem sendo cogitado por lideranças do PT e do PSD, como o deputado Lúdio Cabral e o senador Carlos Fávaro. Pátio foi a escolha de 2% dos entrevistados.
Na modalidade estimulada, 33,8% declararam que votariam nulo ou branco ou em ninguém, enquanto outros 21,8% não souberam responder à pergunta sobre quem votar para governador se as eleições fossem agora.
Metodologia
Com 20 anos de atuação no mercado mato-grossense, a Tracking Pesquisas ouviu 600 eleitores residentes em Cuiabá nos dias 31 de março e 1º de abril, em todas as regiões da cidade.
A pesquisa tem margem de erro de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos, e intervalo de confiança de 95%.
Os questionários padronizados e estruturados foram aplicados a uma amostra domiciliar de eleitores estratificada por gênero, idade, escolaridade, renda e local de moradia.
COMENTÁRIOS
0 Comentários