Primavera do Leste / MT - Segunda-Feira, 16 de Setembro de 2024

HOME / NOTÍCIAS

A Palavra - Opinião

A fortaleza da vulnerabilidade



Ontem observando uma criança totalmente sentimental conversando com a mãe a respeito de algo que não sei bem o que era, me senti transbordando de compaixão por conseguir me conectar de fato com aquela expressão, por entender seus motivos dentro do seu próprio traço de caráter. É isso mesmo, cada um de nós temos a predominância de uma forma específica que condiciona nossas atitudes e decisões durante toda a vida.
E como eu comunico muito o que penso e sinto, cheguei sorrindo naquela mãe e disse algumas coisas que acreditava ser parte da rotina dele como: chorar bastante sempre que tentava argumentar sobre algo importante para ele ou até mesmo sem motivo aparente. Acrescentei ainda que será assim por toda a vida e houve um certo susto e argumentação contrária á minha previsão!
A partir deste momento identifiquei um dos principais motivos pelos quais pessoas adultas não choram ou demonstram seus sentimentos, a reprovação dos demais, um bloqueio social do que seria certo ou errado fazer depois de adulto.
Qual é o problema em chorar quando se tem vontade sendo homem, mulher ou criança?
Demonstrar sentimentos não é perder o controle de nada, muito pelo contrário, precisamos estimular nossas crianças a aceitarem sua vulnerabilidade e falibilidade em alguns momentos da vida, afinal essa é uma condição humana imutável.
Aparentemente o que realmente está liberado nos dias de hoje é o julgamento das atitudes alheias, que passa as vezes como um furacão pelos sentimentos das pessoas.
É preciso entender que, se alguém não demonstra da mesma forma que você gostaria não quer dizer que ela não sente nada, ela talvez não percebeu o que nem você mesmo consegue partilhar.
Será que o problema é do outro que não demonstra ou seu que não consegue se mostrar carente de afeto e atenção? Você entende que o sentimento precisa ser comunicado antes para ser correspondido? Então o que funcionaria muito bem seria uma autoavaliação em relação ao amor próprio que talvez nem você mesmo cultiva. Observando a maneira como valoriza e respeita os próprios sentimentos poderá entender como está a sua comunicação, afinal de contas as histórias de vida se repetem os sentimentos e as sensações são as mesmas, o que muda é a forma encontrada por cada um de demonstrar isso.
Não julgue as pessoas por elas não demonstrar seus sentimentos da mesma forma que você demonstra, procure perceber e entender a sua própria demonstração e o que realmente te faz feliz.
Se fizer sentido para você, fica famosa dica deixada por Sócrates “Conhece-te a ti mesmo.”  
 
Luciene Afonso
Master Coach
Jornalista
Palestrante
Analista Comportamental


COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

Região

Mercado de trabalho: Estão abertas 500 vagas para curso gratuito de capacitação no Mato Grosso


O Coletivo Online já impactou a vida de mais de 200 mil jovens brasileiros e inseriu mais de 60 mil no mercado, proporcionando emprego e renda em todo o país

Estão abertas 500 vagas em Mato Grosso para o curso Coletivo Online, oferecido gratuitamente pelo Instituto Coca-Cola Brasil em parceria com a Solar Coca-Cola. Esta capacitação é voltada para jovens de 16 a 25 anos, com renda familiar de até dois salários-mínimos, que concluíram ou estão concluindo o Ensino Médio. O curso visa auxiliar os jovens a entender o mercado de trabalho e orientá-los na busca por emprego, oferecendo dicas práticas e atualizadas sobre como elaborar um currículo, como se comportar em uma entrevista e até mesmo sobre organização e planejamento financeiro.

A iniciativa Coletivo Online faz parte da Plataforma Coletivo Jovem, que tem como foco a empregabilidade de jovens em situação de vulnerabilidade social. Desde o início de sua implementação, em 2009, a Plataforma já impactou mais de 200 mil jovens, chegando a mais de 2 mil municípios. Do total de beneficiados, mais de 60 mil tiveram acesso ao mercado de trabalho

“Como marca empregadora, a Solar tem orgulho de poder impulsionar o protagonismo dos jovens brasileiros junto ao Instituto Coca-Cola Brasil, dando suporte na caminhada e na conquista do primeiro emprego. Auxiliando a juventude, nós conseguimos fomentar o conhecimento, oportunidades e participar ativamente da construção de um futuro melhor para todos”, destaca Cidinha Fávero, diretora regional da Solar.

Além de online e gratuito, o curso é realizado com duração rápida, via WhatsApp, e está disponível em todo o território nacional. São, ao todo, 11 videoaulas, que podem ser maratonadas, bastando ter uma conexão à internet para conseguir receber os vídeos.

Após a capacitação, o jovem irá receber um certificado de conclusão para adicionar ao currículo. Ele também poderá se cadastrar em uma comunidade de vagas exclusivas de mais de 400 empregadores parceiros. Até o momento, mais de 2.400 jovens já se formaram pelo Coletivo no Mato Grosso.

As inscrições podem ser feitas por meio deste link: https://www.solarbr.com.br/coletivo

Sobre a Solar Coca-Cola — Entre os 20 maiores fabricantes do mundo do Sistema Coca-Cola, a Solar Coca-Cola conta atualmente com 13 fábricas e atua em uma área que representa cerca de 70% do território brasileiro, operando na totalidade das regiões Norte, Nordeste, Estado do Mato Grosso e parte de Goiás e Tocantins. Destaque no cenário nacional como uma das maiores empresas de bens de consumo do país, a companhia conta com mais de 18 mil colaboradores (as) e é responsável pela produção e distribuição de mais de 220 produtos do portfólio da Coca-Cola e de parceiros para cerca de 400 mil pontos de venda. Com faturamento anual de cerca de R$ 9,6 bilhões, a companhia alcança mais de 80 milhões de brasileiros.

Sobre o Instituto Coca-Cola Brasil – O Instituto Coca-Cola Brasil (ICCB) é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) e tem como propósito ser agente de transformação social para reduzir as desigualdades e contribuir para o desenvolvimento socioeconômico do país, potencializado por parcerias e pelo Sistema Coca-Cola Reconhecidos por sua tecnologia social e capacidade de escala, assumiu o compromisso público de, até 2030, promover o empoderamento econômico, através da geração de oportunidades no mundo do trabalho para 5 milhões de jovens, prioritariamente negros e mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica no país. Até hoje, o ICCB já beneficiou 531 mil pessoas.

Assessoria de Imprensa Solar Coca-Cola


Antenado News