Feriado é marcado por manifestações em Brasília; veja imagens

Apoiadores do presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), se reuniram no QG do Exército contra o resultado das eleições

O feriado da Proclamação da República, comemorado nesta terça-feira (15), reuniu manifestantes em frente ao Quartel General (QG) do Exército, em Brasília. Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) estão nas ruas desde 30 de outubro, em protesto contra o resultado das urnas. Nesta terça, o grupo recebeu o apoio de novos manifestantes.

Assim como em outras manifestações, há faixas no local com posicionamentos críticos ao Supremo Tribunal Federal (STF), ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), aos ministros das Cortes, ao comunismo e em defesa da “liberdade de expressão”.

Por volta das 12h, a chuva que caiu na capital federal dispersou momentaneamente os manifestantes. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram pessoas procurando abrigo em tendas.
Os atos foram anunciados nas redes sociais, com convocações também para o Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Recife e Belo Horizonte. Na capital federal, a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) decidiu interditar o trânsito na Esplanada dos Ministérios. Até a última atualização desta reportagem, a pasta ainda não havia divulgado o balanço dos protestos na capital.
Sobre o fechamento da Esplanada dos Ministérios para o trânsito de veículos, a Secretaria de Segurança disse que “se deu por razões preventivas de segurança, para evitar circulação de veículos e pessoas no mesmo local, pois com a possibilidade de atos públicos na região central de Brasília, como identificado pelos setores de inteligência das forças de segurança. Após o término do evento e dispersão do público, a reabertura da Esplanada será avaliada.”

Governo do DF também monitora o comércio ambulante no acampamento. No último fim de semana, fiscais fizeram uma operação com apoio da Polícia do Exército para tirar os vendedores irregulares da região.

No entanto, eles voltaram a frequentar o endereço. Há pessoas vendendo guarda-chuvas, capas de chuva, além de carrocinhas de pipoca, barracas de pastéis, de churrascos, dentre outros. Há, ainda, tendas com venda de roupas, mochilas e bonés de estilo militar.

R7 

TRE-MT defere, por unanimidade, registro de candidatura de Gilmar Fabris

Candidato a deputado federal, Gilmar Fabris.

O pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso votou na manhã desta quinta-feira (08), o pedido de registro de candidatura do candidato a deputado federal, Gilmar Fabris. Por unanimidade. O TRE-MT rejeitou o pedido de impugnação do Ministério Público, por entender que Fabris juntou todas as certidões solicitadas pela Justiça Eleitoral.

O relator do processo, dr. Fábio Henrique Rodrigues de Moraes Fiorenza, destacou que houve uma desatenção do Ministério Público Eleitoral, ao não verificar que os documentos já haviam sido anexados, e que nenhum processo implica na ilegibilidade do candidato a deputado federal, Gilmar Fabris.

Todos os juízes eleitorais acompanharam o relator. Gilmar Fabris é pleiteia pela primeira vez um cargo à Câmara Federal, pelo PSD (Partido Social Democrático), já foi seis vezes deputado estadual em Mato Grosso, presidente da Assembleia Legislativa e vereador por Rondonópolis por um mandato.

Primavera do Leste tem cerca de 2 mil vagas em aberto

Município passa por momento acelerado que favorece a criação e expansão empregatícia.

Primavera do Leste vive um momento especial com várias áreas da economia aquecida, como a agrícola, construção civil e a verticalização industrial.

De acordo com o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Franklin Rohr, estima-se que o município está com cerca de 2 mil vagas de empregos para serem preenchidas.

São oportunidades abertas em todos os setores, podendo ser encontradas nas empresas, recrutadores e o Sine (Sistema Nacional de Emprego).

Um dos grandes motivos para manter essa grande criação de emprego é a construção civil. A  expectativa de crescimento populacional de Primavera é de cerca de 20% em dois anos, e por conta disso, novos loteamentos e bairros estão surgindo, sendo assim, a mão de obra está abundante.

Onde encontrar vagas?

Muitas empresas estão em processo de contratação, anunciando nas suas redes sociais ou meios de comunicação.

Outra forma mais simples para encontrar as vagas é através do Sine, que passa por atualização semanalmente. Na última, foram constatadas com 238, entre elas, soldador, recepcionista, motorista, office-boy, eletricista e mecânico.

Quem tiver interesse, pode entrar em contato pelo 3498-1173 e 3498-5628 ou ir ao Sine, Rua Benjamim Cerutti, 252 – Bairro Castelândia (prédio do antigo Fórum), das 7h às 13h, de segunda a sexta.

Mais uma forma de agilizar a inserção dos cidadãos no mercado do trabalho e potencializar a economia do município, foi a criação do Mutirão de Emprego. Um dos grandes acertos da gestão.

Assessoria

MP pede arquivamento de investigação sobre suposto caixa 2 de R$ 820 mil a Pedro Taques

Promotor de Justiça Arnaldo Justino, do Ministério Público de Mato Grosso, requereu a homologação de arquivamento de inquérito em face do ex-governador de Mato Grosso, José Pedro Taques. Documento é datado do dia 31 de agosto. Taques era investigado por Caixa 2 de campanha em 2014.

Investigação teve origem com acordo de colaboração premiada firmado pelo empresário Alan Malouf. O colaborador afirmou que pessoa identificada como Fernando Minosso teria doado, extraoficialmente, à campanha de Taques, na Eleição de 2014, a quantia de R$ 820 mil.

Ainda segundo delator, após suposto recebimento de negativa de nomeação em cargo público por parte de Pedro Taques, Fernando Minosso pediu a devolução do valor doado, o qual, segundo o delator, teria sido quitado por um conjunto de empresários, de forma parcelada.

Após empreender todas as diligências possíveis, a ilustre Autoridade Policial concluiu pela falta de elementos de prova da materialidade delitiva e restituiu o feito a esta Promotoria Eleitoral, com sugestão de arquivamento.
“Realmente, da análise de todo o arcabouço de elementos colhidos pela ilustre Autoridade Policial, não se colheu elementos mínimos a demonstrar a existência de crime eleitoral. O colaborador não apresentou provas ou indícios da veracidade do fato, apenas indicou nome de pessoas supostamente envolvidas no fato tido como ilícito, as quais foram categóricas em negar todas as afirmações feitas pelo colaborador, aduzindo desconhecer a existência de tal estratagema, não se vislumbrando outra diligências a ser encetada que possa desanuviar os fatos”, salientou o promotor.

Ministério Público requereu a homologação de arquivamento do inquérito. Requerimento ainda será avaliado pela Justiça Eleitoral.

Olhar Jurídico

Passageiro tenta estuprar motorista de aplicativo de 60 anos

Um passageiro de um carro de aplicativo foi denunciado após tentar estuprar a motorista durante uma corrida. O fato ocorreu ontem (22) em Cuiabá.

De acordo com a denúncia, a vítima relatou que foi solicitada para levar o suspeito a um determinado bairro da cidade e em determinado momento queria obrigar a motorista entrar em ruas com pouca movimentação de pessoas. Ele tentou acariciar o corpo da mulher e manter relações sexuais com a mesma.

A vítima conseguiu pedir ajuda de alguns colegas de profissão, afugentando desta forma o homem, que teria fugido.

A motorista foi levada até o plantão da Delegacia de Defesa da Mulher para registrar o boletim de ocorrência.

A polícia fez buscas, porém, o criminoso não foi encontrado.

Cenario MT

Após ouvirem briga de casal, vizinhos encontram homem morto na área de casa

Depois de ouvirem gritos e uma discussão, vizinhos encontraram Agnaldo de Brito Maciel, 44, morto na área de sua casa, no bairro Pedra 90, em Cuiabá, na madrugada deste domingo (22). Vítima estava caído ao lado de uma faca suja de sangue. A principal suspeita do crime é sua esposa, que não foi encontrada no local.

 

De acordo com as informações apuradas pela reportagem, passava da 2h quando a Polícia Militar foi acionada pelos vizinhos da vítima, que flagrar o corpo caído na área da casa.

 

Aos policiais, eles contaram que ouviram gritos e uma discussão acontecendo horas antes. Foi possível ouvir a voz da vítima, duas vozes femininas e de uma criança. Mas, lembraram que episódios de violência doméstica eram comuns no local.

 

Depois de certo tempo, uma testemunha estranhou o silêncio e pediu para um menor ver por cima do muro se estava tudo bem. Quando o menino subiu, já flagrou Agnaldo no chão. Ele chegou a chamar várias vezes por algum morador da casa, mas sem sucesso.

Os vizinhos tentaram entrar pelo portão da frente, mas estava fechado com cadeado. Os policiais que atenderam a ocorrência afastaram o portão e tiveram acesso ao local do crime. Agnaldo estava caído ao lado de um pouco de sangue e de uma faca. A porta estava aberta e a TV ligada.

 

Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e a equipe confirmou a morte ainda no local. Ele teve uma perfuração no tórax. Cena foi isolada para o trabalho da Perícia Oficial e Polícia Civil. Irmão e sobrinho da vítima estiveram no local. Eles afirmaram que a esposa da vítima, de 33 anos, estava foragida.

 

Ela é a principal suspeita de ter cometido o crime e até o começo da manhã de domingo (22), não foi divulgada informações sobre o seu paradeiro. O caso foi registrado e será investigado pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Gazeta Digital

Em Marcha para Jesus de Curitiba, Bolsonaro reitera que ‘só Deus’ pode tirá-lo da Presidência

Em discurso para centenas de fiéis evangélicos na 28ª Marcha para Jesus em Curitiba, o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), voltou a dizer que “só Deus” o tira da cadeira que ocupa e reforçou: “nosso exército é o povo brasileiro”. Sem citar o ministro Alexandre de Moraes, contra quem ajuizou notícia-crime por abuso de autoridade, Bolsonaro ressaltou que é sua função, como chefe do Executivo, “fazer com que todo aquele que esteja fora das 4 linhas” da Constituição “venha para dentro da mesma”.

O presidente acumula embates com ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), principalmente com Moraes, a quem já chamou de “canalha”. Para ministros da Corte, as ameaças de Bolsonaro são parte de sua estratégia eleitoral.

No discurso em Curitiba, Bolsonaro voltou a falar sobre a liberdade – tema que invocou no encontro com o bilionário Elon Musk e se tornou ainda mais presente nos discursos do mandatário depois do perdão concedido ao deputado Daniel Silveira, condenado por ameaças à democracia e incitação à violência contra ministros do STF.

“Todos nós daremos a nossa vida pela nossa liberdade. Esse é o bem maior de um país que se diz democrático”, afirmou, do alto do carro de som. “É uma missão que eu tenho. E só Deus me tira daquela cadeira. Somos democratas, respeitamos a nossa Constituição. E é um dever meu, como chefe do executivo, fazer que todo aquele que esteja fora das quatro linhas da nossa Constituição venha para dentro da mesma”, disse.

Estadão

Vagas para Primavera do Leste / Bunge abre mais de 60 vagas em Programa de Estágio

As inscrições podem ser feitas até o dia 14 de fevereiro; vagas contemplam diversas áreas da empresa em diferentes regiões do país

As inscrições para o Programa de Estágio 2022 da Bunge estão abertas. Candidatos interessados em integrar o time de uma das maiores empresas globais em agronegócio, alimentos e ingredientes podem se inscrever pelo site até 14 de fevereiro. Ao todo, são mais de 60 vagas disponíveis em 10 estados do país: Bahia, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins. Os estudantes irão atuar em áreas como Finanças, RH, Logística, Originação, Inteligência Comercial, Data Center, Vendas, Trading, Qualidade & Segurança dos Alimentos, Manutenção e Operações Industriais.

 

O processo seletivo será 100% online. Podem participar estudantes universitários de qualquer curso de graduação, com formação prevista após julho de 2023. Não é exigida experiência profissional ou conhecimento técnico prévio. Além da rotina e vivência em suas áreas de atuação, os estagiários contratados pelo Programa também contarão com trilha de aprendizagem e ciclos imersivos no negócio da empresa.

 

“Contar com as pessoas certas é o que nos posiciona para continuar liderando os avanços do nosso setor em negócios inovadores e sustentáveis. Construímos um ambiente que estimula e acolhe novas ideias e desenvolvemos nossos talentos para que cresçam junto com a Bunge, sempre à frente nas melhores soluções e práticas de mercado”, explica Livia Medeiros, Gerente de Gestão de Talentos da Bunge para a América do Sul.

 

Formada por uma equipe multicultural distribuída em mais de 40 países, a Bunge valoriza a diversidade de suas equipes e busca talentos criativos com espírito de equipe e vontade de fazer a diferença. O time da Bunge é apaixonado, ousado e determinado a gerar valor para seus clientes, para a empresa e para o mundo.

 

A partir deste ano a Bunge realizará seleção para estágio duas vezes ao ano, uma em cada semestre.

 

Sobre a Bunge

Na Bunge (NYSE: BG), nosso propósito é conectar agricultores e consumidores para fornecer alimentos, nutrição animal e combustíveis essenciais para o mundo. Com mais de dois séculos de experiência, escala global incomparável e relacionamentos profundamente enraizados, trabalhamos para levar alimentos de qualidade para a mesa, aumentar a sustentabilidade onde operamos, fortalecer a segurança alimentar global e ajudar as comunidades a prosperar. Como líder mundial no processamento de sementes oleaginosas e na produção e fornecimento de óleos e gorduras vegetais especiais, valorizamos nossas parcerias com os agricultores para melhorar a produtividade e a eficiência ambiental da agricultura em nossas cadeias de valor e para levar produtos de qualidade de onde eles crescem para onde são consumidos. Ao mesmo tempo, colaboramos com nossos clientes para pensar e criar o futuro dos alimentos, desenvolvendo soluções personalizadas e inovadoras para atender às necessidades e tendências alimentares em evolução em todas as partes do mundo. Nossa empresa está sediada em St. Louis, Missouri, e temos mais de 23.000 colaboradores trabalhando em mais de 300 instalações localizadas em mais de 40 países.

InPress Porter Novelli

Governo apura se houve falha grave ou omissão em Água Boa

Governador Mauro Mendes diz que sindicância foi aberta e vê indícios de negligência

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), apura se houve falha grave ou omissão na fuga de 14 presos da Penitenciária Major PM Zuzi Alves da Silva no dia 3 deste mês, após cavarem um longo túnel no raio Azul da Ala 1.

 

Essa e outras fugas registradas em Cuiabá, Várzea Grande e Nobres ocorreram em meio à greve dos policiais penais, que chegou a ser suspensa pela categoria no início deste mês, a fim de tentar avanços na negociação com o Executivo.

 

Em entrevista à Rádio Vila Real, o governador Mauro Mendes (DEM) afirmou que o tipo de fuga registrada em Água Boa não é comum e que havia um tempo que o Estado não registrava esse tipo de situação.

Tem muito cheiro, indício de que houve algum tipo de negligência ou até mesmo de conivência

“No meio de uma greve, teve fugas aí que são, no mínimo, ridículas. Aquilo que aconteceu em Água Boa, ou houve uma falha grave ou houve omissão. Então, isso tem que ser apurado”, disse.

 

“Cá entre nós: o cara furar um buraco, cavar aquele mundaréu de terra por vários dias… Não é possível que ninguém viu. Então, tem muito cheiro, indício de que houve algum tipo de negligência ou até mesmo de conivência”, completou.

 

Segundo o governador, a apuração é feita por comissão de servidores e um Procedimento Administrativo Disciplinar (PAD) foi aberto pelo Estado para verificar quais as causas que levaram à fuga e se houve negligência por parte dos servidores responsáveis pela unidade penitenciária.

 

Fugas

 

Nas últimas semanas, foram registradas fugas de presos em pelo menos quatro municípios de Mato Grosso: Água Boa, Cuiabá, Nobres e Várzea Grande.

 

No caso de Água Boa, cuja penitenciária tem capacidade para 326 detentos, a fuga ocorreu de noite.

 

Os detentos cavaram um túnel no raio Azul da ala 1, passando sob o local que dá acesso ao banho de sol, para fora da galeria, chegando até a área da muralha. Seis deles já foram recapturados e um morreu em confronto com a Força Tática da Polícia Militar. Os outros sete seguem foragidos.

LISLAINE DOS ANJOS / MidiaNews

Ex Vereador Paulo Marcio aceita convite e será candidato a deputado federal

Paulo foi presidente da casa de leis do município onde fez um trabalho de destaque porém, não quis disputar a reeleição.

O Ex-presidente da Câmara Municipal de Primavera do Leste, Paulo Márcio, aceitou na última terça-feira (24), em Cuiabá ser pré-candidato a deputado federal pelo PSD.

Em reunião com o deputado estadual Ondanir Bortolini (Nininho) e o senador Carlos Fávaro ambos do PSD, ficou decidido no encontro, que Paulo vai migrar do DEM para o PSD onde tentará se eleger.

Com informações NMT