Primavera do Leste / MT - Domingo, 20 de Abril de 2025

HOME / NOTÍCIAS

Região

Calor dificulta circulação do “corona”, mas doença vai chegar, diz médico de Cuiabá



Ivens Cuiabano Scaff é médico infectologista e diz que lavar as mãos e tapar boca e nariz ao tossir não é uma besteira e sim importante para conter o vírus

O calor e a secura de Mato Grosso podem mesmo dificultar a circulação do vírus coronavírus, o COVID-19. Quem confirma isso é o experiente infectologista Ivens Scaff. Apesar disso, o médico ressalta que é importante a população seguir as orientações de prevenção do Ministério da Saúde, como lavar as mãos e evitar aglomeração de pessoas. Até porque segundo ele independemente do clima a doença chegará até aqui.

O que acontece é que o clima mato-grossense pode diminuir a velocidade do Covid-19. Pelo mundo, o vírus é temido por sua rápida transmissibilidade. No Brasil, já são 200 casos confirmados, mas sem registros de mortes, segundo balanço do Ministério da Saúde. Em Mato Grosso, são 10 casos suspeitos. Um deles surgiu hoje em Rondonópolis (a 212 Km de Cuiabá). Leia sobre isso aqui.

“O vírus depende muito de temperaturas mais frias e umidade (Europa, Ásia e América do Norte estão no inverno – o que facilita a propagação). É o contrário que temos aqui. Por exemplo, em São Paulo, com a chegada do inverno, pode haver um problema mais sério. Mas aqui não”, antevê.

Ivens acredita também que, mesmo com a chegada do inverno no Brasil, o vírus não vá circular tão rápido no Estado. “Mato Grosso nunca tem um frio de mais de uma semana”, cita. “Por isso a doença vai chegar, mas não na velocidade e eficácia de outros lugares”.

O médico entende que ainda é muito cedo para suspender atividades, como aulas em escolas e trabalho. Mas afirma que é importante lavar as mãos e cobrir a boca e nariz  ao tossir ou espirrar. Segundo diz, isso não é besteira.

Allan Pereira / RD News



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

A Palavra

Nhonho chega de presidente do MDB, correligionários ameaçam deixar o partido em Primavera do Leste


Em uma articulação secreta e inesperada, a direção do partido MDB- Movimento Democrático Brasileiro, em Primavera do Leste foi trocada no dia 11 de abril, através de manobra com principal interessado, o ex-prefeito Leonardo Bortlin, segundo informações de bastidores.

A mudança de partido não foi avisada nem mesmo ao antigo presidente da sigla, pegando todos de surpresa, após a notícia ser divulgada por um site, que tenta passar a imagem do Nhonho como “pseudo da moralidade”, deixando de lado o envolvimento em um esquema com laranjas no montante de mais de 4 milhões de reais. Na época ficou comprovado através de denúncias do ex-vereador Luis Costa(PRD), e em acordo feito entre Nhonho e Ministério Publico de Mato Grosso, assumindo a culpa em ter operado através de laranjas, sendo eles familiares, o enteado de Nhonho, Gabriel Romagnoli Fracarolli, Suzerlei Aparecida Romagnoli,  esposa do ex-edil. Os três, aliás, devem ao erário, cada um, R$ 110 mil em multas, estes crimes ocorreram no mandato de Leonardo Bortolin também do MDB.

Com mudança de presidente no município, relatatos de uma fonte, deixa claro que dois vereadores devem sair do partido, com promessa de esvaziamento da legenda, a não ser que seja mudado, ou seja se Nhonho ser mantido, o partido acaba em Primavera do Leste, e mesmo com todo o dinheiro a ser investido na possível campanha de Leo a deputado, perderia o apoio de muitos.

Carlos Bezerra considerado “cacique” do partido, foi passado para trás, e a decisão de colocar Nhonho na presidência foi feito, às escuras, e contrariou de Primavera a Brasília.

Manter Nhonho e perder membros, ou deixar a democracia valer e colocar um presidente que agrada todos.

 

Redação: Luis Costa


Antenado News