Primavera do Leste / MT - Quarta-Feira, 24 de Junho de 2026

HOME / NOTÍCIAS

Região

Denúncia do vereador Luis Costa sobre pedágio abusivo na MT-130 foi destaque no Fantástico



Reportagem exibida domingo (25) no Fantástico, afirma que contrato de concessão da empresa Morro da Mesa foi por meio de propina.

Da Assessoria

Há quase três anos o vereador Luis Costa (PR), tem denunciado o valor cobrado pela empresa Morro da Mesa, nas duas praças de pedágio. A concessionária administra o trecho de 112 quilômetros entre Primavera do Leste a Rondonópolis, cobrando R$ 4,50 para motocicletas, R$ 9,00 para veículos de passeio, caminhonetes e furgão e R$ 9,00 para eixo Comercial.

Luis Costa entrou com um pedido de cancelamento da concessão no Ministério Público Estadual e também na Procuradoria Geral da República. A ação está em andamento. “Eu enquanto cidadão repudio essa cobrança exorbitante e sendo vereador e representante do povo denuncio-a  a justiça. Desde que a empresa Morro da Mesa ganhou a concessão, sempre achei que tinha algo errado, pois na época o valor que a empresa deveria começar a cobrar era R$3,98, mas começou com R$6,50”. Afirma o Legislador.

No ano passado, durante a delação premiada do ex-governador de Mato Grosso, Silval Barbosa do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), o ex- gestor afirmou que recebeu propina de R$ 7 milhões de reais para conceder a concessão. “Esse depoimento do Silval aponta que a concessão foi data por meio de um esquema de corrupção entre governo, empresário de Primavera do Leste, Deputado e a empresa. Esse escândalo de corrupção foi mostrado na edição de domingo (26) no Fantástico, em que a reportagem denuncia também o que eu tenho dito, que este contrato de concessão precisa ser revisto e cancelado, e esse valor exorbitante pago pelo povo, tem que parar”. Ressalta Luis Costa.

Na reportagem o jornalista Maurício Ferraz percorreu com um trabalhador de Poxoreu, parte do trecho da MT-130 que é pedagiado. O repórter entrevistou o senhor Constancio que é vendedor de queijos. O seo Constancio vem a Primavera do Leste três vezes na semana e paga o valor de R$216 reais por mês em pedágio. Maurício Ferraz brinca com Constancio  perguntando se ele irá trocar de carro, mas ele responde: nunca mais.

De acordo com as informações citadas na reportagem, o Ministério Público diz que os pedágios no Brasil não deveriam existir. O ex-governador, Silval Barbosa em que cita em sua delação que recebeu propina para conceder o pedágio, foi condenado há 27 anos por participar de outro esquema de corrupção no estado que também fez delação premiada. Silval devolveu aos cofres públicos R$ 46 milhões de reais e hoje cumpre pena em prisão domiciliar.

Em nota a empresa Morro da Mesa respondeu ao Fantástico, exibido pela TV Globo nos domingos, que a concessionária jamais teve qualquer tipo de participação em irregularidades e que investiu mais de R$ 240 milhões em recuperação, manutenção e sinalização da estrada. O governo de Mato Grosso informou que um processo para anular a concessão da MT-130 está em andamento.

“Como o senhor e a senhora viu na reportagem, desde o ano passado, estou lutando para que esse contrato de concessão seja cancelado e continuarei cobrando. A pergunta que faço é:  cadê nossa justiça no Brasil? A sensação que fica é que o crime compensa. Diante de tantas denúncias, incluindo a deste vereador, os relatos da delação, as reportagens exibidas, explicando que todo o processo foi por meio de propina, qual é a decisão de nossa justiça? É preciso estar ao lado do cidadão, a favor do povo, porque quem está pagando essa conta, somos nós. Este é o pedágio mais caro do Brasil, e precisamos continuar transitando por essa rodovia, por isso peço que a justiça seja coerente e esteja do lado certo, do lado justo e honesto. Eu continuarei lutando não apenas nesta causa, mas em tantas outras, buscando sempre a justiça neste País”. Conclui Luis Costa.

 



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

geral

Infraestrutura avança e Prefeitura inicia recapeamento da Rua do Comércio em Primavera do Leste


Obra atende antiga demanda de empresários e motoristas, melhorando a trafegabilidade, a segurança e a valorização da região comercial

A Prefeitura de Primavera do Leste, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, iniciou os trabalhos de recapeamento asfáltico da Rua do Comércio, uma das importantes vias da região comercial do município. A ação faz parte do cronograma de melhorias viárias que vem sendo executado pela gestão municipal com o objetivo de garantir mais segurança, mobilidade e qualidade para quem utiliza as vias da cidade diariamente.

O novo pavimento atende uma demanda antiga dos comerciantes e empresários da região, que conviviam com o desgaste natural do asfalto ao longo dos anos. Com a revitalização, a expectativa é de proporcionar melhores condições de tráfego, além de contribuir para a valorização dos empreendimentos instalados no local.

Ataíde empresário da região, destacou a importância da obra para quem trabalha diariamente na Rua do Comércio.

“Temos empresas aqui na Rua do Comércio. O pessoal da Infraestrutura de Primavera do Leste veio aqui, está revitalizando o asfalto, está ficando muito bom. E para nós, comerciantes, é muito importante isso. Estética, qualidade do asfalto na frente das empresas é maravilhosa”, afirmou.

Outro empresário também comemorou o início dos trabalhos e ressaltou que o trecho já necessitava de melhorias há bastante tempo.

“Opa, esse asfalto novo agora vai ser a resolução mais uma vez aqui pra nós. Faz muito tempo que não tem esse asfalto novo agora. Estava cheio de buracos antes. Faz muitos anos que foi feito esse asfalto, então vai ficar muito bom agora”, destacou.

A Secretaria Municipal de Infraestrutura segue executando serviços de recuperação e manutenção em diferentes pontos da cidade, reforçando o compromisso da administração municipal com a melhoria da malha viária e com a qualidade de vida da população. As obras integram um conjunto de investimentos que visam acompanhar o crescimento de Primavera do Leste e garantir uma infraestrutura cada vez mais eficiente para moradores, comerciantes e visitantes.


Antenado News