Primavera do Leste / MT - Domingo, 01 de Fevereiro de 2026

HOME / NOTÍCIAS

esporte - geral

Educação entrega medalhas para alunos vencedores de concurso lançado pelo Projeto Memórias, Cultura e Tradição



Educação entrega medalhas para alunos vencedores de concurso lançado pelo Projeto Memórias, Cultura e Tradição

 

A Secretaria Municipal de Educação (SME) entregou na manhã dessa sexta-feira (30) as medalhas para os alunos da rede municipal vencedores do concurso de desenhos, confecção da bandeira do município e maquetes lançado pelo Projeto Memórias, Cultura e Tradição. O evento marcou a culminância da programação em comemoração aos 39 anos de Primavera do Leste e contou com a presença de estudantes, profissionais da educação e autoridades.

 

Representando o prefeito Sérgio Machnic na premiação, a vice-prefeita Iva Viana destacou a importância de atividades como esse concurso para o desenvolvimento educacional das crianças. “A educação tem que desenvolver mais ações como essa e incentivar essas crianças a estudar e amostrar as habilidades que eles têm e a convicção de que eles podem ir muito longe no futuro. Incentivar essas crianças é um trabalho nobre dos municípios e estados e espero que essas nossas crianças recebam muitas e muitas medalhas ainda no seu futuro”, expressou.

 

A secretária de Educação Luciani Cunha explicou que o concurso envolveu os alunos do ensino fundamental e infantil de todas as unidades educacionais da rede municipal, tendo premiados os 30 melhores trabalhos, e o resultado surpreendeu a todos pela qualidade e empenho dos pequenos e pequenas. “Nós fizemos uma escolha inicial nas escolas e essas obras depois foram a SME onde um jurado selecionou os melhores trabalhos e ficamos muito surpresos com os resultados, porque os trabalhos ficaram lindos. E foi a maneira que encontramos para falar e valorizar a cultura da nossa cidade”, externou.

 

Ela continuou explicando que os alunos e alunas trabalharam sobre o significado das cores da bandeira de Primavera do Leste, o significado de cada desenho, do brasão municipal e da letra do hino municipal. “Foram 30 dias trabalhando sobre a cultura primaverense. Os desenhos tiveram como tema pontos culturais da cidade e superou as nossas expectativas. Foi muito mais do que esperávamos”, concluiu a secretária.

 

Outro trabalho que surpreendeu a todos pela qualidade e criatividade foram as maquetes de pontos significativos de Primavera do Leste e ficaram expostas durante toda a semana no saguão principal do prédio da prefeitura da cidade.

 

Presente na premiação, o Diretor Regional de Educação Théo Gonçalves Vicente enalteceu a iniciativa e a importância da mesma para a formação dos futuros cidadãos. “Essa é mais uma oportunidade para que os estudantes mostrem suas habilidades e assim a gente inventiva mais ainda eles a se dedicarem aos estudos e se desenvolverem cada vez mais. E isso nós vamos colher no futuro”, afirmou.

 

A realização do concurso envolveu todas as escolas da cidade e os seus cerca de 11.900 alunos, além de professores e equipes gestoras.



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

geral

Secretaria de Administração convoca cerca de 200 profissionais para garantir início do ano letivo em Primavera do Leste


A ação integra o compro

Já no início do mês de fevereiro, o município dará sequência ao planejamento com a convocação de professores efetivos

misso da gestão do prefeito Sérgio Machnic com a valorização da educação e dos servidores públicos

 

A Prefeitura de Primavera do Leste, por meio da Secretaria Municipal de Administração, realizou a convocação de aproximadamente 200 profissionais aprovados em processos seletivos para atender às demandas do município neste início de ano, com destaque especial para a área da educação(cerca de 160 professores pedagogos). A medida garante o pleno funcionamento das unidades escolares e assegura o início das aulas com toda a estrutura necessária.

 

De acordo com o secretário de Administração, Carlos Laete, a maior parte das convocações está concentrada na educação, justamente em razão do início do ano letivo. Os profissionais foram chamados para suprir demandas temporárias, como substituições de professores afastados por licenças médicas, licença-prêmio, além daqueles que exercem funções de coordenação, supervisão e direção nas escolas da rede municipal.

 

“Essas convocações são fundamentais para que não haja prejuízo ao processo de ensino-aprendizagem. São profissionais que vêm para atender demandas temporárias e garantir que as aulas comecem de forma organizada e eficiente”, explicou o secretário.

 

Além da educação, outros cargos também foram contemplados nas convocações, sempre com o objetivo de suprir afastamentos obrigatórios e manter o bom funcionamento dos serviços públicos. Segundo Laete, o volume de convocações neste período é maior justamente por coincidir com o início das aulas e com a necessidade de reorganização das equipes.

 

O secretário destacou ainda que, já no início do mês de fevereiro, o município dará sequência ao planejamento com a convocação de professores efetivos. “Temos a abertura de novas unidades escolares e demandas permanentes. Neste primeiro momento, os profissionais temporários garantem o início das aulas, e, à medida que os efetivos forem assumindo, ocorre a substituição dentro de um planejamento bem estruturado”, afirmou.

 

Outro ponto esclarecido pela Secretaria de Administração diz respeito ao encerramento dos contratos de professores no final do ano letivo anterior. Conforme explicou Carlos Laete, a medida atendeu a um pedido antigo da categoria e do sindicato, relacionado à adequação salarial. Com a mudança, os professores passam a receber um salário fixo, que reflete diretamente em direitos como férias e 13º salário, representando um ganho importante para os profissionais da educação.

 

A ação integra o compromisso da gestão do prefeito Sérgio Machnic com a valorização da educação e dos servidores públicos, garantindo condições adequadas de trabalho e a qualidade dos serviços prestados à população. “Nosso objetivo é dar todo o suporte inicial necessário para que o ano letivo comece bem e, ao longo do tempo, consolidar as equipes com os profissionais efetivos, fortalecendo a educação municipal”, concluiu o secretário.


Antenado News