Primavera do Leste / MT - Terca-Feira, 25 de Novembro de 2025

HOME / NOTÍCIAS

Brasil

Embrapa enfrenta sua maior crise em 45 anos



Instituição pública tem seu orçamento de R$ 3,5 bilhões ameaçado por um corte de 20%

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) enfrenta uma crise política, orçamentária e científica sem precedentes em seus quase 45 anos de história, a serem completados em abril. Maior instituição pública de pesquisa do País e responsável pela tropicalização de culturas como a soja, a Embrapa tem seu orçamento de R$ 3,5 bilhões ameaçado por um corte estimado em mais de 20% em 2018.

Cerca de 85% do orçamento é consumido com pagamento de salários e benefícios dos 9,6 mil funcionários. As despesas com pesquisa (R$ 66,8 milhões) representaram 2% dos gastos da estatal em 2017.

O valor é o menor desde 2010 e está 31% abaixo dos R$ 96,9 milhões investidos na área em 2016. Os contingenciamentos promovidos pelo governo federal, segundo a Embrapa, explicam a queda.

Recentemente, a estatal passou a ser criticada internamente por pesquisadores e até pelo ministro da Agricultura, Blairo Maggi. Ele costuma dizer que a Embrapa “vive dos louros do passado”. A crise interna se tornou pública, no início do mês, no artigo “Por favor, Embrapa: acorde!”, do sociólogo rural Zander Navarro. O texto, publicado no Estado, em 5 de janeiro, provocou a demissão de Navarro, pesquisador da Embrapa.

A saída para a crise também é polêmica e passa por uma reestruturação completa na empresa. Estão previstas desde medidas simples, como a redução de linhas de ônibus destinadas ao transporte de funcionários em sua sede, em Brasília, às mais radicais, como o fim de unidades, redução de centros de pesquisas e um Programa de Desligamento Incentivado (PDI) para reduzir em até 20% gastos com pessoal.

Com o PDI, a Embrapa pretende reduzir a folha de pagamento, mas manter o número de funcionários. A ideia é trocar empregados com altos salários que aderirem ao programa por funcionários contratados por concursos futuros e vencimentos mais baixos.

Algumas mudanças estruturais já começaram. As 15 unidades centrais foram transformadas em cinco secretarias. Os 46 centros de pesquisas espalhados pelo Brasil foram reduzidos para 42. A unidade de algodão, em Campina Grande (PB), está entre as que devem ser fechadas.

Paralelamente, um projeto de lei para a criação da EmbrapaTec está na Câmara dos Deputados desde 2015. A proposta prevê a criação de uma subsidiária privada da Embrapa para operar no mercado de inovação, facilitar parcerias em pesquisas e até sociedades com outras empresas. O projeto enfrentou resistência no Legislativo e só começou a tramitação em comissões no final do ano passado.

No cargo desde 2012, Maurício Antônio Lopes, o mais longevo presidente da Embrapa, defende as mudanças idealizadas no seu mandato. Ele garante que “a grande maioria dos pesquisadores foi consultada”, em comunidades virtuais da companhia e em videoconferências. “É uma falácia dizer que Embrapa não é aberta ao diálogo”, disse ele, rebatendo as críticas a sua gestão. “São críticas da era da transparência radical e das mídias sociais. É ótima essa transparência, desde que não coloque a instituição no caos.”

Para ele, o comprometimento acima de 80% do orçamento com a folha de pagamento não pode ser tratado como um custo. “Não podemos cair no discurso de que salário em instituição de ciência é custo. O principal pilar da (Embrapa) é o cérebro do pesquisador e temos de desmistificar isso”.

O Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Instituições de Pesquisa Agropecuária e Florestal (Sinpaf) rebate Lopes. Edson Somensi, vice-presidente da entidade, diz que não há debate com os servidores da estatal.

O Estadão / Broadcast conversou na última semana com pesquisadores da Embrapa sobre a crise interna da empresa. O clima é de medo com possíveis represálias. Sem se identificar, muitos deles comparam a Embrapa a universidades públicas. “A Embrapa não demanda pesquisadores; os pesquisadores têm suas próprias demandas. Isso é para a universidade e não pode ocorrer em uma empresa que precisa dar resultados”, disse um dos pesquisadores, que participou da fundação da Embrapa. “A crise é brutal.”

A diretoria prega que a reforma na estatal desenhará a Embrapa do futuro, com o foco em inovação e pesquisas em áreas nas quais grandes companhias não atuam. “Não faz sentido que Embrapa cumpra o papel do setor privado cumpre muito bem”, diz o presidente. Com informações do Estadão Conteúdo.

Ao Minuto.



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

Brasil

Solar Coca-Cola inaugura centros de distribuição em Sinop e Lucas do Rio Verde e reforça liderança em Mato Grosso com impacto socioeconômico e sustentabilidade


A empresa está investindo R$ 47 milhões nas expansões e prevê ao todo aporte de R$ 500 milhões até 2030 para mais ampliações em suas unidades no estado

A Solar Coca-Cola, fabricante do Sistema Coca-Cola com atuação em 70% do território nacional, inaugura nesta sexta-feira (21), dois novos centros de distribuição no estado de Mato Grosso, nas cidades de Sinop e Lucas do Rio Verde. Com investimento de R$ 47 milhões para as novas sedes, triplicando o espaço nas unidades. Em 2025, a Solar Coca-Cola já promoveu expansão também em seu centro de distribuição de Rondonópolis, somando mais de 450 colaboradores trabalhando nas três unidades de armazenamento.

Em Sinop, o novo centro ocupa mais de 12 mil m², com 6,5 mil m² de área construída. Em Lucas do Rio Verde, a unidade a ser inaugurada ocupa mais de 26 mil m², com 5 mil m² de área construída, ampliando a eficiência logística e a competitividade local. Atualmente, a operação da companhia no estado conta com mais de 1.800 colaboradores, uma fábrica, 14 centros de distribuição (CDs), entre próprios e terceiros, atendendo mais de 21 mil pontos de venda.

Há 48 anos presente em Mato Grosso, os eventos de inauguração que marcam a expansão da Solar no estado acontecem nos dois municípios com a presença do Diretor-Presidente da Solar Coca-Cola, André Salles; da Diretora Regional da Solar Coca-Cola, Cidinha Fávero; do Vice-Governador do Estado, Otaviano Pivetta, presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), Silvio Rangel, e de demais autoridades e parceiros da companhia.

Nosso compromisso vai além do crescimento da empresa. Investimos continuamente na ampliação de nossas fábricas e centros de distribuição, e também na capacitação de profissionais locais. Cada investimento que fazemos reflete nosso objetivo de gerar empregos, de fortalecer a economia regional e de avançar em práticas de sustentabilidade. Queremos que a Solar seja um exemplo de como a indústria pode crescer de forma responsável, beneficiando colaboradores, clientes e a comunidade como um todo“, afirma André Salles, Diretor-Presidente da Solar Coca-Cola.

Ampliações no estado

A inauguração dos Centros de Distribuição é o ponto inicial de um plano de investimento de cerca de R$ 500 milhões para o Estado nos próximos 05 anos. Outro marco será a ampliação da fábrica de Várzea Grande, que tem conclusão prevista para o primeiro trimestre de 2026. A nova linha de envase em embalagens PET mais que dobrará a capacidade, que sairá de 54 mil para 114 mil litros por hora, e gerará novas vagas de emprego, reforçando o impacto social da operação.

O volume de investimentos consolida Mato Grosso como um dos principais polos produtivos do Sistema Coca-Cola no Brasil. A produção também cresce rapidamente: entre 2020 e 2024, foram produzidos 60 milhões de litros a mais, representando um crescimento de 27% no período. Até 2026, a expectativa é de um aumento de 100 milhões de litros, equivalente a 45% de expansão frente a 2020. Todo esse investimento reflete não só em aumento de capacidade produtiva, mas também na ampliação de vagas de trabalho no estado: de 2019 a 2024, a operação da Solar apresentou um aumento de 44% do número de empregos diretos.

Sustentabilidade e inovação como diferenciais

A Solar Coca-Cola possui em seu DNA soluções com impactos ambientais e economia circular, como o primeiro Centro de Distribuição e a primeira fábrica Lixo Zero do país. Nesse movimento, criou também a Print in House, gráfica própria inaugurada em 2012 na fábrica de Várzea Grande (MT), tornando-se a primeira fabricante Coca-Cola Brasil a adotar esse modelo. A iniciativa otimizou processos, reduziu desperdícios e inspirou a implantação de outros cinco parques gráficos pelo país. Hoje, a Solar conta com seis unidades no total, localizadas em Mato Grosso, Pernambuco, Bahia, Ceará, Amazonas e Pará.

A unidade da Print in House em Mato Grosso auxilia na confecção de diversas soluções de identidade visual e merchandising personalizadas para os milhares de clientes da empresa. Os itens gráficos personalizados produzidos pela unidade ajudam a destacar a marca e a melhorar a experiência do cliente em mais de 2,5 mil estabelecimentos da área de atuação da Solar em Mato Grosso e em estados vizinhos, como Rondônia e Acre, somente em 2025.

A eficiência da gráfica própria permite dobrar a entrega de materiais promocionais no mercado sem aumentar os custos. Por meio dessa iniciativa, a Solar Coca-Cola transforma espaços comerciais com itens como adesivos, banners, luminosos, bandeirinhas e mobiliário personalizado, aumentando o faturamento dos comércios locais.

O capital humano é outro foco da empresa: em parceria com a Federação das Indústrias e o Senai, a companhia mantém um Centro de Capacitação Técnica em Várzea Grande, formando profissionais qualificados para atender às demandas da indústria local.

Ao combinar expansão logística, investimentos produtivos, capacitação de profissionais e práticas ambientais pioneiras, a Solar Coca-Cola se consolida como um exemplo de como a indústria pode gerar valor econômico, social e ambiental simultaneamente. Em Mato Grosso, estado em que estamos há quase 50 anos, a companhia projeta um futuro ainda mais robusto, reforçando seu papel regional. Com a ampliação da fábrica e a expansão contínua de sua estrutura, a Solar reafirma seu papel estratégico no desenvolvimento da economia nacional”, completa a diretora regional da Solar Coca-Cola, Cidinha Fávero.

Sobre a Solar Coca-Cola — A Solar é uma das maiores fabricantes do mundo do Sistema Coca-Cola e conta com 13 fábricas espalhadas pelo Brasil. Com cerca de 120 centros de distribuição, entre próprios e terceirizados, a empresa atua em cerca de 70% do território brasileiro, operando nas regiões Norte, Nordeste e em parte do Centro-Oeste. A Solar tem mais de 19 mil colaboradores e é responsável pela produção e distribuição para cerca de 380 mil pontos de venda no País, impactando positivamente mais de 80 milhões de brasileiros.

FSB Comunicação 


Antenado News