Primavera do Leste / MT - Sábado, 03 de Janeiro de 2026

HOME / NOTÍCIAS

política

Emoção marca entrega de Títulos de Propriedade do Programa Solo Seguro em Primavera do Leste



A cerimônia, que marcou um importante passo na regularização fundiária do município, contou com a presença do prefeito Sérgio Machnic, que destacou a importância do programa Solo Seguro

Fonte: Coordenadoria de Comunicação

Autor: Denilson Paredes

Na noite da última sexta-feira (13), a cidade de Primavera do Leste vivenciou um momento de grande emoção e significado social com a entrega de títulos de propriedade a 50 famílias dos bairros Jardim Esperança, Poncho Verde e Primavera III que a muitos anos ansiavam pelo documento. A cerimônia, que marcou um importante passo na regularização fundiária do município, contou com a presença do prefeito Sérgio Machnic, que destacou a importância do programa Solo Seguro, desenvolvido em parceria com o Fórum da Comarca local e a Superintendência de Habitação.

 

“Hoje é um dia muito especial. Estamos expedindo títulos de propriedade para famílias que muitas vezes esperavam há mais de 30 anos. O que estamos fazendo é dar mais dignidade a essas pessoas, que finalmente recebem a matrícula dos seus lotes. Sinto-me muito feliz por participar desse momento histórico e parabenizo todos que receberam seus documentos,” emocionou-se o prefeito durante a entrega.

 

O juiz Alexandre Pampado, diretor do Fórum local, explicou que o Solo Seguro é uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) para fomentar a regularização fundiária em parceria com os municípios. “Nós identificamos as pessoas que já possuem a posse, mas que ainda não tinham a documentação regularizada. A comissão fundiária, composta por representantes da prefeitura, do Ministério Público e dos cartórios, é responsável por esse processo,” disse Pampado.

 

A secretária de Assistência Social, Tânia Carlotto, reforçou que a regularização é uma forma de garantir direitos. “Tenho certeza de que essas famílias sonhavam com esse documento. Essas são apenas as primeiras titulações, e faremos o possível para que muitas outras ocorram,” afirmou.

 

Por sua vez, Everaldo Cabral, superintendente de Habitação, enfatizou o impacto dessa entrega na vida das famílias beneficiadas. “Essas pessoas agora são realmente donas de suas residências. Agradeço a toda a equipe que trabalhou para que isso acontecesse. Muitas outras famílias ainda aguardam por sua regularização e estamos comprometidos em avançar nessa gestão,” concluiu.

 

A entrega dos títulos de propriedade não apenas representa um marco na vida dessas 50 famílias, mas também um passo significativo para o desenvolvimento social e econômico de Primavera do Leste, promovendo a cidadania e a inclusão.

 

Com a conquista da documentação definitiva, as famílias agora poderão contribuir para o desenvolvimento da cidade através do pagamento de impostos, além de se beneficiarem de políticas públicas essenciais, como asfaltamento, rede de esgoto e construção de escolas e postos de saúde. Mais importante ainda, terão acesso a financiamentos para melhorias e ampliações de suas residências.



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

Polícia

Bombeiros acham uma das vítimas de naufrágio no Manso


Um dos corpos de vítimas de naufrágio no lago do Manso foi localizado na tarde desta quarta-feira (31) e está em processo de resgate. O Corpo de Bombeiros comunicou a localização por volta de 15h, no quarto dia de buscas deste que a lancha em que estavam, afundou no Lago do Manso, no domingo (28). As buscas continuam para achar o segundo ocupante da lancha naufragada.

 

Segundo informações oficiais, o corpo foi visualizado e as equipes estão, no momento, realizando o processo de resgate e retirada das águas. Ainda não há confirmação de vítima encontrada é o piloto Vando Celso de Almeida, 64, ou o turista Lucas Yerdliska. A princípio, a nota do Corpo de Bombeiros dizia sobre dois corpos achados, mas posteriormente foi corrigido se tratar de apenas um.

 

As circunstâncias exatas do encontro do corpo ainda não foram divulgadas. O Corpo de Bombeiros disse que outras informações sobre a operação serão repassadas posteriormente.

 

O acidente mobilizou diversas frentes de resgate ao longo dos últimos quatro dias, em uma área de difícil visibilidade no reservatório.

 

Além dos dois homens, estavam na embarcação Carol Mazzaron e seus dos filhos pequenos. Os 3 foram resgatados ainda no domingo.

 

O acidente

A lancha virou por volta das 19h30 de domingo, após ser atingida por um vendaval repentino que formou ondas altas. Estavam na embarcação um casal, dois filhos pequenos e o piloto.

 

A mãe, Camila Mazzaron, e o bebê de menos de dois anos foram resgatados ainda na noite de domingo. O filho mais velho do casal, que usava colete salva-vidas, conseguiu nadar até a margem e pedir ajuda a moradores da região.

 

Em relato, a sobrevivente, que é moradora de Arapongas (PR), afirmou que o céu estava limpo e a água calma no momento em que saíram, mas a mudança climática foi brusca. “Era muito vento, muita onda e o barco virou. Foi tudo muito rápido”, relembrou.

GD


Antenado News