Primavera do Leste / MT - Terca-Feira, 03 de Fevereiro de 2026

HOME / NOTÍCIAS

cidade - Opinião

Em 100 dias de gestão, vereadores protocolaram 246 indicações, o dobro em relação ao ano de 2016



Se o cenário político nacional anda sofrendo turbulências, o local está bem mais tranquilo. Mesmo com a situação política do prefeito Getúlio Viana (PSB) que espera por um julgamento por improbidade administrativa, a Câmara Municipal tem trabalhado duro, sem se abalar com a situação do executivo. Os legisladores sendo oposição ou situação deixaram de lado as picunhas políticas e estão arregaçando as mangas literalmente.
Já começaram bem essa nova gestão, em 100 dias foram 246 indicações protocoladas. No ano passado, durante os seus 365 dias foram 102 indicações. A maior parte delas é para a melhoria ao trânsito, alguns reparos às escolas, melhorias na infraestrutura da cidade, também pedidos para eventos esportivos e culturais. Os nossos 15 legisladores tem gastado sola de sapato, porque as indicações estão a todo vapor. E Se o executivo tem atendido essa demanda? Algumas reclamações, mas muitos elogios. O legislador Paulo Donin (PSB) tem feito seu papel de representante do prefeito na casa de leis e tem se comprometido com os colegas, não deixa passar nenhuma reclamação, usa muito bem seu tempo e o tempo dos colegas, na tribuna.
Mudança de gestão traz iniciativa e novidade e dentro dessa perspectiva o presidente da Casa de Leis, Leonardo Bortolin (PMDB) desenvolveu um projeto para sistematizar todas as informações interligando os departamentos da Câmara. Este trabalho realizado junto com os vereadores é para facilitar e também aproximar cada vez mais o Legislativo da comunidade.
“A proposta é que tenhamos transparência em tudo que fazemos aqui, dessa forma a sociedade poderá acompanhar nosso trabalho interno e externo. A transparência é a peça fundamental para a participação popular”. Ressaltou Leonardo Bortolin (PMDB).
Para dar maior transparência nos trabalhos, o site da Câmara sofreu alterações. Agora mais didático, informativo, com vídeos, e ainda com um link disponível para acessar o portal da transparência. Mais uma novidade de iniciativa dos nossos legisladores é a publicação com antecedência no jornal impresso da cidade, todos os editais de licitação. Agora a comunidade poderá acompanhar o processo em mínimos detalhes. Nesta onda de novidades, recentemente as sessões passaram a ser transmitidas ao vivo. Essa nova ferramenta tem possibilitado assistir nossos parlamentares de qualquer local com internet, basta ter um aparelho celular, tablet ou computador. No estado de Mato Grosso não existe nenhum dado oficial de quantas Câmaras Municipais tem este recurso, até o momento nossa Casa de Leis é a única que proporciona este mecanismo ao cidadão.
“Estamos com um ritmo de trabalho muito bom, temos um bom relacionamento com nossos colegas. Nosso papel é de fiscalizar, atender as demandas da comunidade, receber as pessoas em nosso gabinete para discutir projetos de lei. Mas o vereador não pode só esperar surgir os problemas, ele tem que ir de encontro a soluções”. Aponta o legislador, Luis Costa (PR).
Pra quem ainda não está por dentro do trabalho dos legisladores, é hora de começar a acompanhar, porque nós cidadãos também somos agentes fiscalizadores e temos sim que cumprir nosso papel. Vamos conhecer os projetos de perto, acompanhar as sessões, seja em casa pela internet ou na Casa de Leis. As sessões da Câmara Municipal são realizadas todas às segundas-feiras, a partir das 18h na sede da Casa de Leis que fica na Avenida Primavera, número 300, bairro Primavera II. O endereço eletrônico é: http://camarapva.com.br/



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

geral

Rede municipal inicia aulas com escolas cheias e entrega de material didático em Primavera do Leste


Primeiro dia de aula ocorreu de forma tranquila nesta segunda-feira (2), com entrega de apostilas do sistema FTD

As escolas da rede municipal abriram suas portas nesta segunda-feira (2), dando início ao calendário escolar de 2026 em Primavera do Leste. O primeiro dia foi marcado por salas cheias e pela alegria das crianças no retorno às atividades escolares.

 

Já neste primeiro dia, os estudantes receberam os kits de material estruturado, compostos pelas apostilas do sistema FTD, que serão utilizados ao longo de todo o ano letivo.

 

A secretária municipal de Educação, Kelly Joana, avaliou o início das aulas como tranquilo e organizado, reforçando o compromisso da gestão com a qualidade do ensino. Ela explicou que, além das apostilas já entregues, os alunos também receberão os uniformes escolares e o kit completo de materiais.

 

“Este ano tivemos um aumento significativo no número de matrículas, o que acabou atrasando a entrega de alguns itens. Mas já há previsão de chegada e, para que ninguém ficasse sem condições de começar o ano letivo, foi repassada aos pais uma lista básica de materiais”, destacou.

 

Kelly Joana ressaltou ainda que os uniformes passaram por uma avaliação criteriosa, com foco no conforto e na durabilidade.

 

“O estudante terá acesso tanto ao kit de materiais quanto ao kit de uniformes”, completou.

 

A previsão é que todos os kits e uniformes sejam entregues nas próximas semanas, garantindo que cada estudante esteja plenamente equipado para aproveitar o ano escolar.

 

Outro ponto destacado pela Secretaria Municipal de Educação é o atendimento às crianças com necessidades especiais. No início do ano letivo, será realizada uma avaliação individual para identificar e atender as principais demandas de cada aluno.

 

Também foi informado que, em razão do aumento no número de matrículas, alguns ajustes nas rotas do transporte escolar precisaram ser realizados. Para assegurar o atendimento, as famílias estão sendo direcionadas às escolas que já contam com linhas de transporte disponíveis.

 

Encerrando, a Secretaria reforçou que 2026 será um ano de novos projetos e inovações, demonstrando que a educação municipal segue em constante crescimento, com iniciativas voltadas a transformar ainda mais a experiência dos estudantes da rede.


Antenado News