Primavera do Leste / MT - Terca-Feira, 18 de Novembro de 2025

HOME / NOTÍCIAS

política

Ideologia de Gênero gera debate durante sessão



Da Redação

O tema, Ideologia de Gênero, tornou-se um dos assuntos mais falados neste último ano pela maioria da população Brasileira, já que o Governo Federal, por meio do Plano Nacional de Educação, autorizou crianças de escolas públicas e privadas que estudarem com os livros didáticos a partir do ano de 2016 do MEC para a primeira fase do Ensino Fundamental será informadas sobre arranjos familiares de gays e lésbicas, com adoção de filhos. Assim, as crianças tomarão conhecimento também de bigamia, poligamia, bissexualismo e transsexualismo. Aprenderão a observar melhor os próprios corpos e os corpos dos outros por intermédio de exercícios em sala de aula, orientados pelo livro didático. A ministração desses conteúdos se inicia já no 1º ano, com alunos de 6 anos de idade e numa graduação de complexidade, estende-se ao 5º ano, quando os alunos têm 10 anos.

Diante da adesão do Governo Federal, ao inserir o assunto Ideologia de Gênero nas escolas, iniciou-se um movimento em todo o País, de famílias cristãs, que não concordaram com a disciplina e procuraram meios legais perante a justiça para retirar o conteúdo dos livros didáticos. Em Primavera do Leste no ano passado, o vereador Luis Costa (PR) desenvolveu um projeto de lei que resguarda as crianças de nossa cidade, orientando ao Conselho Municipal de Educação que não adquirisse os livros didáticos com o conteúdo sobre Ideologia de Gênero e também, que os professores não estimulem o assunto em sala de aula.

No entanto, algumas pessoas da sociedade e autoridades ainda não entenderam a importância de compreender a Ideologia de Gênero e suas implicações na formação da criança. Buscando a definição para um entendimento, a Ideologia de Gênero também pode ser conhecida como “Ideologia da Ausência de Gênero”, como ficou conhecida, que a sexualidade humana seja parte das construções sociais e culturais e não um fator biológico. Segundo essa ideologia, os seres humanos nasceriam neutros e poderiam ao longo da vida, escolher o seu gênero sexual.

Na sessão de segunda, 6, a vereadora Edna Mahnic (PT), questionou em tribuna as famílias que aderiram  ao movimento contra a Ideologia de Gênero. “Quem quer acabar com a família? Seria o governo, a escola, a mídia, os partidos políticos, os pais, os filhos. Eu acho muito vaga essa consideração, mas qual o modelo de família que querem acabar? O modelo, pai, mãe, filho e filha? E as mães que criam filhas sozinhas, e as crianças que são criadas pelas avós e ainda aquelas famílias que tem madrasta ou padrasto. Qual o modelo de família ideal? Estamos perdendo tempo com uma discussão vazia porque de quem é a culpa da Ideologia de Gênero? Parece-me que alguns grupos radicais estão acusando os professores de ensinarem Ideologia de Gênero para as crianças. Mas como pode uma escola transformar meninos em meninas e meninas em meninos, se as crianças passam apenas cinco horas por dia no local e a maior parte do tempo passa com a própria família? É preciso pensar nas crianças que estão em abrigos e desamparadas também, e que não tem famílias”.

Esclarecendo os questionamentos apontados pela vereadora Edna Mahnic, o legislador Luis Costa, disse em tribuna, que nenhum grupo que defende as famílias que resguarda o direito das crianças, seja em Primavera do Leste, ou em qualquer outra cidade deste país, é radical em sua postura e posicionamento. “Quando a senhora vereadora, questiona o que é ideal dentro da perspectiva de luta de muitas pessoas e famílias de nossa cidade, eu digo que o ideal é que  meu filho que nasceu menino continua sendo menino, seja homem, porque a escola, seja para as crianças, adolescentes e jovens, tem o papel de educar, com disciplinas importantes para a formação de um aprendizado, mas de maneira alguma para doutrinar, para explicar e ensinar fundamentos que a família tem por direito e respaldo da justiça a função de exercer, que é orientar os filhos e filhas. Sobre as crianças que estão abandonadas e muitas se encontram em abrigos, em lares, nós podemos sim acolher essas crianças e também ajudá-las. Nosso movimento é em prol de todas as crianças, para que sejam no futuro adultos entendidos da importância do movimento, mas caso já na fase adulta queira optar pela opção de um gênero diferente, aí já não interferimos, porque o adulto tem sim responsabilidade e entendimento da vida, mas reforço e digo novamente, iremos lutar pelas nossas crianças e assegurar a integridade física e moral de nossos filhos e filhas”.

O vereador Luis Costa, ressalta ainda que a radicalidade citada pela vereadora, esteja sim, mas  em grupos políticos que são extremistas em determinados assuntos, como por exemplo o PT. “Radicais são alguns partidos e grupos políticos, como o PT, que por vários esquemas de corrupção, prejudicou muito nosso País. Digo novamente que nosso grupo em Primavera do Leste é formado por famílias cristãs, não importa a religião, o que importa é que acreditamos em Deus, acreditamos na família, somos do bem, queremos lutar pelo o que está na bíblia, que menino é menino e menina é menina. A nossa luta tem uma maioria participando porque o nosso País é cristão e uma prova disso é que existe o ensino religioso na sala de aula, porque nossas famílias acreditam em Deus. Nós aqui em Primavera do Leste fomos pioneiros com um Projeto de Lei que determina que as escolas não apliquem a Ideologia de Gênero na sala de aula, e vamos continuar acreditando que nossas crianças poderão sim ter um ensino de qualidade e uma vida digna por meio dos ensinamos de Deus. Eu sou contrário a ideologia de gênero e vou continuar lutando”. Finaliza Luis Costa.



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

Polícia

Governo do Estado entrega nova viatura 4×4 para reforçar Patrulha Rural em Primavera do Leste


O secretário de Segurança Pública, coronel César Roveri, apresentou um panorama dos avanços no setor desde 2019

O prefeito Sérgio Machnic destacou a satisfação do município com a chegada do novo veículo e lembrou o diálogo que garantiu a entrega imediata

A segurança pública de Primavera do Leste recebeu um importante reforço nesta segunda-feira, 17, com a entrega de uma nova caminhonete 4×4 totalmente equipada para atuação da Patrulha Rural da Polícia Militar. A solenidade contou com a presença do secretário de Estado de Segurança Pública, coronel PM César Roveri, do prefeito Sérgio Machnic, da vice-prefeita Iva Viana, autoridades civis e representantes das forças de segurança.

O prefeito Sérgio Machnic destacou a satisfação do município com a chegada do novo veículo e lembrou o diálogo que garantiu a entrega imediata. “É uma história bacana. Falei com o Pellegrini, perguntei o que estava faltando, ele disse: ‘viatura’. Fomos até Cuiabá, conversamos com o secretário e ele se dispôs na hora: ‘Vou te arrumar uma zero quilômetro, toda equipada’. Ficamos muito felizes porque a decisão foi imediata e a viatura na sequência foi reservada para Primavera”, disse.

O prefeito também ressaltou o compromisso do Governo do Estado com a segurança pública e o apoio constante aos municípios. “A presença do secretário aqui mostra que o Estado está presente. O governo de Mato Grosso protege quem trabalha e produz. É uma honra receber uma viatura, mas, acima disso, receber o governo aqui, representado pelo secretário, pelo Mauro e pelo Piveta”, afirmou.

A vice-prefeita Iva Viana reforçou a transformação observada na segurança pública nos últimos anos.
“Quando vocês assumiram o governo, todos conheciam a realidade. Hoje vemos a diferença. Agradecemos a todos os envolvidos nesse processo, que contribui diretamente para a segurança do nosso município”, disse.

O secretário de Segurança Pública, coronel César Roveri, apresentou um panorama dos avanços no setor desde 2019, destacando o salto histórico na frota das forças de segurança. ‘Quando o governador Mauro Mendes assumiu, o Estado tinha 601 viaturas. Hoje são praticamente 2.900 veículos em operação. É um aumento expressivo da camada de proteção social”, afirmou.

Roveri também detalhou a importância da nova caminhonete entregue à Patrulha Rural. “É uma viatura 4×4, equipada com cela e rádio digital. Esse rádio é fundamental, porque temos comunicação segura em todo o estado, sem risco de interceptação. É mais um equipamento que fortalece o policiamento nos locais onde o agro sustenta a economia”.

O secretário citou ainda o programa Tolerância Zero às Invasões de Terra, lançado em 2023, que já impediu 61 tentativas de invasão no estado. “Nenhuma delas prosperou. E qualquer nova tentativa também não vai prosperar. A ordem do governador é clara: proteger o produtor nas primeiras 24 horas”, disse.

Outro destaque foi o Vigia Mais Mato Grosso, que já instalou 18.900 câmeras de monitoramento em 129 municípios. Roveri afirmou que Primavera do Leste passará a integrar o programa. “Primavera não pode ficar fora. O prefeito já decidiu aderir, e isso vai modernizar o monitoramento e reduzir custos para o município”, completou.

O comandante do 11º Comando Regional da PM, coronel Pellegrini, ressaltou que a nova viatura terá impacto direto na proteção do campo. “Mais de 90% do PIB do município vem do agro. Esse reforço no policiamento ostensivo nas regiões rurais é essencial, ainda mais no período de chuvas. A caminhonete garante condições reais de atuação da Patrulha Rural”, afirmou.

Ele também destacou o papel do governo do Estado na ampliação e modernização das ações de segurança pública. “O que o secretário tem feito por nós fortalece o patrulhamento, o programa Patrulha Rural e as ações de tolerância zero. A PM está à disposição para fortalecer as políticas do governo”, finalizou.


Antenado News