Primavera do Leste / MT - Terca-Feira, 02 de Dezembro de 2025

HOME / NOTÍCIAS

geral

IFMT/UAB oferta Especialização em Gestão Pública com 25 vagas para Primavera do Leste



Inscrições ocorrem até dia 14 de julho

Coordenadoria de comunicação

A Universidade Aberta do Brasil (UAB) informa que está com 25 vagas abertas para a Especialização em Gestão Pública. A formação é oferecida pelo Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) gratuitamente com apoio da UAB. Dentre essas vagas, 21 são ampla concorrência, 2 destinadas a ações afirmativas e 2 para servidores do IFMT.

Os candidatos interessados têm até o dia 14 de julho para se inscreverem com taxa de R$ 50 reais. A isenção poderá ser solicitada até o dia 23 de junho. O resultado final está previsto para ser divulgado no dia 17 de setembro e o período de matrículas dos primeiros aprovados vai ocorrer entre os dias 18 a 23 de setembro.

São requisitos para participação o pagamento da taxa de inscrição aos que não forem contemplados pela isenção, cópia do diploma de graduação em nível superior reconhecido pelo MEC, documentos comprobatórios da pontuação de títulos, caso o candidato possua, entre outros. Para acessar o documento com todas informações CLIQUE AQUI.

Esse processo seletivo dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu na modalidade à distância, edital 077/2024, com ingresso no segundo semestre do ano letivo de 2024, prevê para diversos polos UAB’s a oferta de 635 vagas em diferentes cursos de especialização.

A UAB de Primavera do Leste está localizada na rua Luz, nº 300, bairro Jardim Luciana. A instituição abre de segunda a sexta-feira, das 13 às 19h. Dúvidas quantos aos cursos são respondidas através do e-mail coord-polo-primavera@uab.ifmt.edu.br ou pelo telefone: (66) 3498-6808.

Inscrições: https://seletivo.ifmt.edu.br/edital/visualizar/63/



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

geral

Empresa vence na Justiça e derruba lei que proibia mototáxi por aplicativo em Primavera do Leste


Justiça suspende lei municipal que impedia transporte remunerado por motocicletas via app, alinhando-se ao entendimento do STF sobre livre iniciativa

 

A juíza Lidiane de Almeida Anastácio Pampado, da 4ª Vara Cível de Primavera do Leste, concedeu liminar em mandado de segurança à Maxim, aplicativo internacional de viagens e entregas, suspendendo os efeitos da Lei Municipal nº 2.430/2025, que proibia de forma absoluta o transporte remunerado individual de passageiros por motocicletas intermediado por aplicativos.

A decisão, do dia 24 de novembro, impede que a Prefeitura aplique a nova lei para restringir ou impedir as corridas realizadas via moto pela Maxim, bem como proíba a atuação da plataforma na cidade. A magistrada reconheceu que a norma municipal extrapolava a competência do Município e contrariava a legislação federal de mobilidade urbana, além de ferir princípios constitucionais como as livres iniciativa e concorrência.

A lei vetada previa multa ao condutor, em dobro na reincidência, e à plataforma, apreensão da motocicleta utilizada, suspensão do direito de requerer autorização para atividades de transporte por até dois anos, e até a interdição da operação da empresa no município. Na liminar, a Justiça determinou que o Município de Primavera do Leste se abstenha de aplicar essas sanções, de impedir o exercício da atividade econômica da Maxim relacionada ao transporte privado por motocicletas e de impor qualquer restrição com base na referida lei.

A decisão segue a linha do entendimento já consolidado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que considera inconstitucionais leis que proíbem ou restringem a atividade de transporte privado individual por motoristas cadastrados em aplicativos, por violarem a livre iniciativa, cabendo aos municípios apenas regulamentar e fiscalizar o serviço, e não impedir sua existência.

“Essa liminar é uma vitória não só da Maxim, mas de todos os motociclistas que trabalham de forma honesta e dependem do aplicativo para sustentar suas famílias. A Justiça reconheceu que não se pode simplesmente proibir um tipo de transporte que já está previsto em lei federal. Vamos continuar ao lado dos nossos parceiros e dos passageiros, oferecendo um serviço acessível, seguro e dentro da legalidade”, destacou Fernando Alves, gerente do escritório da Maxim no município.

Fonte: Hipernoticia


Antenado News