Primavera do Leste / MT - Sexta-Feira, 14 de Novembro de 2025

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A Palavra

Jornal é ameaçado após matéria sobre servidores chamarem ação da Câmara de Pilantragem



Na manhã de terça feira (15), o editor do site A Palavra JPMT.COM.BR, Luis Costa recebeu uma ligação da primeira dama e Secretária Municipal de Assistência Social de Primavera do Leste Sra. Gisele Ferreira, na ligação ele ameaçava entrar com processo de danos morais ao ter sua imagem em um grupo de WhatsApp com nome “Primeira Dama”, onde foi feito vários post e comentários desmerecendo ou menosprezando as ações feita pela a Câmara de Vereadores. No telefonema a secretária manda que retire imediatamente o print do grupo que tenha sua foto, “Tire agora minha imagem desta matéria ou irá sofrer um processo na justiça por danos morais”. Afirma Gisele.

Ainda durante a ligação o editor e vereador afirma a secretária que tudo pode se resolver, “temos meios para resolver os problemas, podendo ser com dialogo e bom senso ou podendo também pela justiça como a senhora está falando, portanto todos tem direito de resposta”. No entanto após ameaçar que iria processar o jornal, a secretaria aos gritos desligou o telefone.

A matéria foi publicada após vereadores apresentarem os prints no telão durante a sessão ordinária de segunda-feira (14), além de exposto, foi comentado e falado por maioria dos vereadores que contam ainda com o recurso da transmissão ao vivo por canal no Youtube, dando visibilidades aos fatos acontecidos na sessão.

O que causa espanto é a característica que alguns possuem de mandar, ditar aquilo que os outros tem que fazer, fatos que podem ser resolvidos com simples dialogo, se torna em brigas e desafetos.  Independente de posicionamento político o Jornal A Palavra prima pela imparcialidade divulgando fatos cotidianos de Primavera do Leste dando sempre direito de resposta não importando quem seja o personagem da notícia.

A primeira dama afirma que o grupo não foi criada por ela é sim leva o seu nome, no entanto o fato ocorreu no grupo com nome “Primeira Dama” e foi divulgado conforme a notícia, deixamos o espaço aberto para o outro lado.



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Brasil

PROCON de Primavera orienta consumidores com relação às compras na Black Friday


Com a chegada do dia das grandes promoções os clientes também podem vir a ter “grande dor de cabeça”

Fonte: Coordenadoria de Comunicação  Autor: Vilmar Kaizer

Consumidores devem ficar atentos aos preços e condições de compra dos produtos
Com a proximidade da Black Friday, que tradicionalmente acontece em novembro e costuma oferecer preços e condições diferenciadas aos consumidores, o PROCON Municipal de Primavera do Leste faz um alerta para que as compras tão esperadas não se transformem em dor de cabeça. O período, marcado por grandes liquidações e promoções, também exige atenção redobrada para evitar armadilhas e golpes que podem causar prejuízos ao consumidor.

De acordo com a coordenadora do PROCON Municipal, Aline Crema Fossari, a Black Friday é, essencialmente, uma grande liquidação que surgiu para possibilitar a troca de coleções e a queima de estoques das lojas, o que em si não apresenta problema algum. O cuidado, segundo ela, deve estar voltado às práticas enganosas que se intensificam nesse período.

“A ideia da Black Friday é muito boa, porque as empresas aproveitam a troca de temporada para fazer grandes liquidações. O problema é quando algumas pessoas se aproveitam da situação e acabam induzindo o consumidor ao erro. Por isso, é importante que todos fiquem muito atentos”, alertou.

A coordenadora reforça que o primeiro passo antes de qualquer compra é avaliar a real necessidade e a capacidade financeira para adquirir determinado produto.

“O consumidor precisa se perguntar: eu realmente preciso disso e tenho condições de pagar? Porque nem sempre o fato de estar barato significa que cabe no orçamento. Às vezes, o impulso de comprar porque está com desconto pode gerar um problema financeiro depois”, destacou Aline.

Ela orienta que os consumidores realizem uma pesquisa prévia de preços, comparando os valores antes e durante a Black Friday, para verificar se o desconto é real. Além disso, é importante observar as condições de pagamento, se o parcelamento é feito diretamente pela loja ou por meio de financeiras, e se há taxas embutidas, como seguros ou garantias estendidas.

“O consumidor tem que ficar atento a tudo o que está embutido na compra. Às vezes, o produto parece mais barato, mas o valor final aumenta por causa de cobranças adicionais. É preciso ler com atenção as condições e não ter pressa para fechar o negócio”, explicou.

Aline também chama a atenção para as fraudes e falsos descontos que circulam nesse período, especialmente em compras online.

“O fornecedor nunca perde. Se ele oferece um grande desconto, essa diferença pode vir de outro lugar. Por isso, é importante analisar as condições de pagamento, exigir sempre a nota fiscal no ato da compra e guardar todos os comprovantes”, ressaltou.

O PROCON recomenda ainda que os consumidores planejem suas compras com antecedência, pesquisando preços e definindo prioridades. Assim, é possível identificar promoções verdadeiras e evitar cair em golpes.

“O ideal é o consumidor já começar hoje essa análise: ver o que realmente precisa, quanto pode gastar e quanto o produto custa atualmente. Assim, quando chegar a Black Friday, ele saberá se o desconto é real e se vale a pena aproveitar”, orientou a coordenadora.

Por fim, o PROCON reforça que, caso o consumidor se sinta lesado mesmo tomando todas as precauções, deve procurar o órgão para registrar sua reclamação e garantir seus direitos.

O PROCON Municipal de Primavera do Leste segue à disposição para esclarecer dúvidas, receber denúncias e orientar a população quanto aos direitos do consumidor durante todo o período de promoções da Black Friday.


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