Primavera do Leste / MT - Segunda-Feira, 16 de Setembro de 2024

HOME / NOTÍCIAS

Polícia

Juiz condena membro do CV a 9 anos de prisão por ‘salves’



Juiz Jean Garcia de Freitas Bezerra, da 7ª Vara Criminal de Cuiabá, condenou Eguido Cordeiro Engelmann a 9 anos e 9 meses de prisão pelos crimes de organização criminosa e tortura contra dois homens de Sapezal (480 km a Noroeste). As vítimas foram submetidas a “salves” da facção criminosa Comando Vermelho, sendo chicoteadas com fios elétricos.

 

O Ministério Público de Mato Grosso denunciou Eguido e outros 3 suspeitos por causa dos “salves” e em abril de 2022 a Justiça decretou a prisão de 3 deles. O processo foi desmembrado com relação a um dos acusados e os outros dois foram absolvidos por falta de provas.

Os crimes ocorreram em novembro de 2020 na região conhecida como Cinzeiro, em Sapezal. Os suspeitos, apontados como integrantes do Comando Vermelho, submeteram uma das vítimas a 50 chicotadas com fio de luz por ameaçar um adolescente membro da facção. O outro homem foi agredido, em outra ocasião, com 30 chibatadas de fio após ter acusado um indivíduo de roubo de celular.

 

Em sua manifestação, a defesa de Eguido pediu a absolvição e, alternativamente, a desclassificação do crime de tortura para lesão corporal.

 

O juiz Jean Garcia de Freitas, porém, entendeu que os crimes foram bem comprovados no inquérito policial, não cabendo absolvição. Pontuou que as provas demonstraram a responsabilidade cai somente sobre Eguido e que no celular dele a polícia encontrou vídeos das vítimas sendo torturadas.

 

“O réu Eguido, em delegacia, embora tenha negado a prática direta da tortura, confessou que foi o responsável por buscar a vítima e levá-la ao local do crime (…). Reputa-se comprovado, acima de dúvida razoável, que o réu Eguido Cordeiro Engelmann participou dos atos narrados na inicial, uma vez que, na companhia dos menores (…), desferiu golpes com fios de energia/luz em desfavor das vítimas”.

 

Com base nisso, o magistrado condenou Eguido pelos crimes de integrar organização criminosa e tortura, sendo a pena definida em 9 meses, 9 anos e 5 dias de prisão, com pagamento de 15 dias-multa. O juiz manteve a prisão do condenado, negando a ele o direito de recorrer em liberdade.

GD



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

Região

Mercado de trabalho: Estão abertas 500 vagas para curso gratuito de capacitação no Mato Grosso


O Coletivo Online já impactou a vida de mais de 200 mil jovens brasileiros e inseriu mais de 60 mil no mercado, proporcionando emprego e renda em todo o país

Estão abertas 500 vagas em Mato Grosso para o curso Coletivo Online, oferecido gratuitamente pelo Instituto Coca-Cola Brasil em parceria com a Solar Coca-Cola. Esta capacitação é voltada para jovens de 16 a 25 anos, com renda familiar de até dois salários-mínimos, que concluíram ou estão concluindo o Ensino Médio. O curso visa auxiliar os jovens a entender o mercado de trabalho e orientá-los na busca por emprego, oferecendo dicas práticas e atualizadas sobre como elaborar um currículo, como se comportar em uma entrevista e até mesmo sobre organização e planejamento financeiro.

A iniciativa Coletivo Online faz parte da Plataforma Coletivo Jovem, que tem como foco a empregabilidade de jovens em situação de vulnerabilidade social. Desde o início de sua implementação, em 2009, a Plataforma já impactou mais de 200 mil jovens, chegando a mais de 2 mil municípios. Do total de beneficiados, mais de 60 mil tiveram acesso ao mercado de trabalho

“Como marca empregadora, a Solar tem orgulho de poder impulsionar o protagonismo dos jovens brasileiros junto ao Instituto Coca-Cola Brasil, dando suporte na caminhada e na conquista do primeiro emprego. Auxiliando a juventude, nós conseguimos fomentar o conhecimento, oportunidades e participar ativamente da construção de um futuro melhor para todos”, destaca Cidinha Fávero, diretora regional da Solar.

Além de online e gratuito, o curso é realizado com duração rápida, via WhatsApp, e está disponível em todo o território nacional. São, ao todo, 11 videoaulas, que podem ser maratonadas, bastando ter uma conexão à internet para conseguir receber os vídeos.

Após a capacitação, o jovem irá receber um certificado de conclusão para adicionar ao currículo. Ele também poderá se cadastrar em uma comunidade de vagas exclusivas de mais de 400 empregadores parceiros. Até o momento, mais de 2.400 jovens já se formaram pelo Coletivo no Mato Grosso.

As inscrições podem ser feitas por meio deste link: https://www.solarbr.com.br/coletivo

Sobre a Solar Coca-Cola — Entre os 20 maiores fabricantes do mundo do Sistema Coca-Cola, a Solar Coca-Cola conta atualmente com 13 fábricas e atua em uma área que representa cerca de 70% do território brasileiro, operando na totalidade das regiões Norte, Nordeste, Estado do Mato Grosso e parte de Goiás e Tocantins. Destaque no cenário nacional como uma das maiores empresas de bens de consumo do país, a companhia conta com mais de 18 mil colaboradores (as) e é responsável pela produção e distribuição de mais de 220 produtos do portfólio da Coca-Cola e de parceiros para cerca de 400 mil pontos de venda. Com faturamento anual de cerca de R$ 9,6 bilhões, a companhia alcança mais de 80 milhões de brasileiros.

Sobre o Instituto Coca-Cola Brasil – O Instituto Coca-Cola Brasil (ICCB) é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) e tem como propósito ser agente de transformação social para reduzir as desigualdades e contribuir para o desenvolvimento socioeconômico do país, potencializado por parcerias e pelo Sistema Coca-Cola Reconhecidos por sua tecnologia social e capacidade de escala, assumiu o compromisso público de, até 2030, promover o empoderamento econômico, através da geração de oportunidades no mundo do trabalho para 5 milhões de jovens, prioritariamente negros e mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica no país. Até hoje, o ICCB já beneficiou 531 mil pessoas.

Assessoria de Imprensa Solar Coca-Cola


Antenado News