Primavera do Leste / MT - Segunda-Feira, 22 de Dezembro de 2025

HOME / NOTÍCIAS

esporte - política

Lei Geral do Esporte consolida conquistas e traz avanços, diz senador



O senador Wellington Fagundes (PL-MT) comemorou a aprovação no Senado do Projeto que cria a nova Lei Geral do Esporte (LGE).

O texto, sob relatoria da senadora Leila Barros (PDT-DF), foi votado nesta terça-feira (09.05) e, agora, segue para sanção presidencial.

Para Fagundes, a legislação traz uma série de avanços para as práticas esportivas no país, ao abordar temas muito importantes que vão desde o combate a práticas discriminatórias até o financiamento do setor.
“A aprovação do relatório da senadora Leila em plenário é motivo de muitas
alegrias. A Lei Geral do Esporte trará uma série de avanços para as práticas
esportivas no país. A nova legislação aborda questões muito importantes, como o combate ao racismo e à xenofobia nos estádios, os direitos trabalhistas dos  atletas, entre outros temas”, ressaltou o senador mato-grossense ao tratar do assunto.

Fagundes, líder do Bloco Vanguarda, atuou na articulação com os demais
senadores para garantir a aprovação de um texto que assegurasse a
manutenção de uma série de avanços nas leis que tratam do esporte e que
foram aprovadas ao longo dos anos. O substitutivo, conforme aprovado pelo
Senado, tem mais de 200 artigos e traz um novo marco regulatório para a
área.

Um dos pontos mantidos na nova legislação é o limite de 7% para que pessoas físicas possam deduzir do Imposto de Renda caso doem estes recursos para projetos esportivos ou paradesportivos, conquista obtida em julho do ano passado. No caso das empresas, houve um avanço no percentual dedutível, que passa de 3% para 4%.

Relatora do projeto, Leila agradeceu o apoio de Fagundes e dos demais
senadores na aprovação da matéria. Ela destacou que a LGE cria novas
diretrizes para o esporte. “Estamos dando um horizonte que certamente vai
impactar muito na promoção da cidadania. O esporte faz parte de um tripé
necessário, com a educação e acultura”.
Presidente da Federação das Associações de Atletas Profissionais, Julio Lírio
também ressaltou o marco histórico criado com a aprovação da LGE. “São dois anos de muita luta”.
Na mesma linha, o ex-presidente da Confederação Nacional dos Municípios
(CNM), Glaudemir Aroldi, lembrou que o financiamento das políticas esportivas impactará positivamente as administrações municipais. “Quero agradecer ao senador pelo empenho que sempre dedicou ao esporte de Mato Grosso e ao Brasil”.

Fonte / Folhamax



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

política

Gestão Sérgio Machnic consolida marca de equilíbrio, articulação e foco na família no primeiro ano em Primavera do Leste


Com R$ 44 milhões assegurados junto ao Governo do Estado, prefeito imprime estilo de austeridade, prioriza infraestrutura e investe em eventos familiares de qualidade, sem desperdício de recursos públicos

 

No primeiro ano à frente da Prefeitura de Primavera do Leste, Sérgio Machnic (PL) já deixa uma marca clara de gestão: equilíbrio fiscal, articulação política eficiente e um norte administrativo bem definido. Sem recorrer a comparações históricas que não podem ser tecnicamente consolidadas neste momento, o dado concreto é robusto por si só — somente em 2025, o município garantiu cerca de R$ 44 milhões em investimentos do Governo do Estado, além de outros aportes e parcerias em andamento.

 

Os recursos assegurados contemplam áreas estratégicas, com foco especial em infraestrutura urbana, projetos estruturantes e ampliação de programas habitacionais, refletindo uma gestão que prioriza o essencial. A leitura interna é de que, mais do que anunciar valores, a atual administração se preocupa em transformar investimentos em obras, serviços e melhorias permanentes para a cidade.

 

Nos bastidores políticos, o desempenho é atribuído à capacidade de articulação do prefeito. Sérgio Machnic mantém relação direta e constante com o governador Mauro Mendes (União Brasil) e com o vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos), o que garante a Primavera do Leste acesso ágil às decisões estratégicas do Executivo estadual. Esse trânsito político se amplia com o apoio de deputados estaduais de diferentes partidos, como Carlos Avalone (PSDB), Thiago Silva (MDB), Catani (PL) e Nininho (Republicanos), além da proximidade com o chefe da Casa Civil, o deputado federal Fábio Garcia (União Brasil).

 

Internamente, a gestão também começa a ser identificada por um estilo administrativo mais contido e responsável. Sérgio Machnic tem reforçado a diretriz de não esbanjar recursos públicos, reduzindo gastos supérfluos e evitando eventos caros e pouco eficientes do ponto de vista social. Ao mesmo tempo, a Prefeitura não abriu mão de promover ações culturais e de lazer voltadas à população, desde que com planejamento e racionalidade.

 

O Natal promovido pela administração municipal é apontado como exemplo desse conceito. Com investimento controlado, o evento reuniu teatro, dança, atrações culturais e atividades para crianças e famílias, criando um ambiente de convivência e lazer sem comprometer o orçamento. A proposta foi clara: oferecer qualidade, não ostentação; inclusão, não desperdício.

 

Esse conjunto de decisões revela um prefeito de perfil discreto, pulso firme e muito trabalhador, que organiza a máquina pública, ajusta a gestão e estabelece prioridades claras. Infraestrutura, responsabilidade fiscal e políticas voltadas à família formam o tripé que começa a definir a identidade da administração Sérgio Machnic.

 

A avaliação predominante é de que, ao final do primeiro ano, Primavera do Leste passa a ter uma gestão com rumo, previsibilidade e capacidade de planejamento. Com contas ajustadas, articulação política ativa e foco no essencial, o município cria bases sólidas para avançar em obras, serviços e qualidade de vida, mantendo a coerência entre discurso e prática administrativa.


Antenado News