Primavera do Leste / MT - Terca-Feira, 18 de Novembro de 2025

HOME / NOTÍCIAS

Região

Mato-grossenses estão confiantes em mudanças no cenário político de 2018



Depois de um ano movimentado na política, o eleitor mato-grossense, em sua maioria, acredita em mudanças no cenário para 2018. Uma das principais apostas da população são as eleições que serão realizadas em outubro e colocarão em disputa, além do governo e da presidência, todas as cadeiras da Assembleia Legislativa, Câmara dos Deputados e 2/3 do Senado.

Os acontecimentos ao longo de 2017, como a delação do ex-governador Silval Barbosa, também não passaram despercebidos e, para os cidadãos, mostram que o combate à corrupção já começa a dar resultados. Classificada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, como “monstruosa”, a delação de Silval teve reflexos como as investigações que já estão em andamento.

A revelação de uma extensa lista de pessoas delatadas pelo político demonstra, na opinião da operadora de telemarketing, Cristiane Hondo, 39, que o ano que chega ao final trouxe mudanças para a política. “Muita coisa na política já mudou em 2017 e em 2018 vai continuar mudando. Muitos políticos já foram presos, outros respondem por processos, então eles estão pagando o preço que eles têm que pagar. 2018 será um ano de reforma, tem muita coisa para acontecer. Novas expectativas, novas pessoas ocupando os cargos. O povo está mais consciente, está sabendo votar mais. Então eu tenho muita esperança que 2018 melhore”.

Os depoimentos prestados pelo ex-governador aos promotores da Procuradoria-Geral da República (PGR) levantaram suspeitas sob mais de uma centena de pessoas, entre políticos, servidores públicos e empresários. Um dos casos mais graves trata do pagamento de um “mensalinho” a deputados estaduais da legislatura passada, alguns deles flagrados em vídeo recebendo o dinheiro das mãos do então chefe de gabinete do ex-governador dentro do Palácio Paiaguás.

A exemplo de Cristiane, outras pessoas acreditam que o brasileiro passou a entender o tamanho dos malefícios causados pela corrupção no setor público. A expectativa é que isso tenha reflexos no processo eleitoral, com um eleitor cada vez mais consciente da importância do voto e de se escolher bem quem serão os representantes do povo.

João Vieira
Delação de Silval Barbosa e investigações que dela resultaram são vistas pela população como passo para mudança 

“A população toda espera que a política melhore em 2018, porque está tudo horrível para o cidadão mais pobre: saúde, educação, moradia. A corrupção precisa e vai acabar. O povo está aprendendo a votar mais consciente, a população aprendeu com os erros do passado. Então eu estou otimista”, salientou o salgadeiro Genilson Weber, 41.

Mas há também quem acredite que nem mesmo os recentes escândalos, ou a confirmação de casos antigos, fará com que a corrupção acabe, no máximo reduza. Está é, por exemplo, a opinião da gerente de loja Fabiana Lúcia da Rocha, 38, quando indagada sobre o que espera da política para o novo ano. “Eu espero que a política melhore em 2018, porque já está tão ruim que não dá para piorar. Mas a corrupção não vai acabar, os políticos que serão eleitos vão continuar fazendo a mesma coisa que os que estão agora. O povo já está acostumado com a roubalheira e não faz nada, enquanto que os políticos acostumaram a roubar. Pode até amenizar, mas não vai melhorar”.

Entendendo a corrupção como algo histórico, o motorista Sílvio Jorge da Silva, 49, está pouco otimista em relação a mudanças no ano que vem. Um dos questionamentos dele passa pelas punições aplicadas aos agentes públicos flagrados em casos de corrupção que seriam brandas demais. “A corrupção existe desde muito tempo, é uma coisa inerente ao ser humano e, principalmente, ao brasileiro. Ela já existia desde que o Brasil é Brasil, é claro que não nessa proporção. Então a corrupção não acaba tão fácil. Os políticos roubam R$ 300 mil, devolvem R$ 30 mil e aonde fica o outro resto? Para eles compensa roubar, passar um tempo na cadeia e depois sair com dinheiro. 2018 vai ser tudo igual”. (Colaborou Ana Flávia Corrêa)

Gazeta Digital / Gláucio Nogueira



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

Polícia

Governo do Estado entrega nova viatura 4×4 para reforçar Patrulha Rural em Primavera do Leste


O secretário de Segurança Pública, coronel César Roveri, apresentou um panorama dos avanços no setor desde 2019

O prefeito Sérgio Machnic destacou a satisfação do município com a chegada do novo veículo e lembrou o diálogo que garantiu a entrega imediata

A segurança pública de Primavera do Leste recebeu um importante reforço nesta segunda-feira, 17, com a entrega de uma nova caminhonete 4×4 totalmente equipada para atuação da Patrulha Rural da Polícia Militar. A solenidade contou com a presença do secretário de Estado de Segurança Pública, coronel PM César Roveri, do prefeito Sérgio Machnic, da vice-prefeita Iva Viana, autoridades civis e representantes das forças de segurança.

O prefeito Sérgio Machnic destacou a satisfação do município com a chegada do novo veículo e lembrou o diálogo que garantiu a entrega imediata. “É uma história bacana. Falei com o Pellegrini, perguntei o que estava faltando, ele disse: ‘viatura’. Fomos até Cuiabá, conversamos com o secretário e ele se dispôs na hora: ‘Vou te arrumar uma zero quilômetro, toda equipada’. Ficamos muito felizes porque a decisão foi imediata e a viatura na sequência foi reservada para Primavera”, disse.

O prefeito também ressaltou o compromisso do Governo do Estado com a segurança pública e o apoio constante aos municípios. “A presença do secretário aqui mostra que o Estado está presente. O governo de Mato Grosso protege quem trabalha e produz. É uma honra receber uma viatura, mas, acima disso, receber o governo aqui, representado pelo secretário, pelo Mauro e pelo Piveta”, afirmou.

A vice-prefeita Iva Viana reforçou a transformação observada na segurança pública nos últimos anos.
“Quando vocês assumiram o governo, todos conheciam a realidade. Hoje vemos a diferença. Agradecemos a todos os envolvidos nesse processo, que contribui diretamente para a segurança do nosso município”, disse.

O secretário de Segurança Pública, coronel César Roveri, apresentou um panorama dos avanços no setor desde 2019, destacando o salto histórico na frota das forças de segurança. ‘Quando o governador Mauro Mendes assumiu, o Estado tinha 601 viaturas. Hoje são praticamente 2.900 veículos em operação. É um aumento expressivo da camada de proteção social”, afirmou.

Roveri também detalhou a importância da nova caminhonete entregue à Patrulha Rural. “É uma viatura 4×4, equipada com cela e rádio digital. Esse rádio é fundamental, porque temos comunicação segura em todo o estado, sem risco de interceptação. É mais um equipamento que fortalece o policiamento nos locais onde o agro sustenta a economia”.

O secretário citou ainda o programa Tolerância Zero às Invasões de Terra, lançado em 2023, que já impediu 61 tentativas de invasão no estado. “Nenhuma delas prosperou. E qualquer nova tentativa também não vai prosperar. A ordem do governador é clara: proteger o produtor nas primeiras 24 horas”, disse.

Outro destaque foi o Vigia Mais Mato Grosso, que já instalou 18.900 câmeras de monitoramento em 129 municípios. Roveri afirmou que Primavera do Leste passará a integrar o programa. “Primavera não pode ficar fora. O prefeito já decidiu aderir, e isso vai modernizar o monitoramento e reduzir custos para o município”, completou.

O comandante do 11º Comando Regional da PM, coronel Pellegrini, ressaltou que a nova viatura terá impacto direto na proteção do campo. “Mais de 90% do PIB do município vem do agro. Esse reforço no policiamento ostensivo nas regiões rurais é essencial, ainda mais no período de chuvas. A caminhonete garante condições reais de atuação da Patrulha Rural”, afirmou.

Ele também destacou o papel do governo do Estado na ampliação e modernização das ações de segurança pública. “O que o secretário tem feito por nós fortalece o patrulhamento, o programa Patrulha Rural e as ações de tolerância zero. A PM está à disposição para fortalecer as políticas do governo”, finalizou.


Antenado News