Meninas tentam salvar irmã de 5 anos de afogamento e as 3 morrem afogadas em MT
Quatro irmãs se afogaram no rio, três delas morreram e o pai conseguiu salvar a caçula. O pai disse à PM que atendeu o pedido das filhas para que as levasse para tomar banho de rio.
Três crianças, de 9, 10 e 13 anos, morreram afogadas no Rio São João nesse domingo (5), em Nova Bandeirantes, a 980 km de Cuiabá.
De acordo com a Polícia Militar, a irmã caçula delas, de 5 anos, foi a primeira que se afogou. As três vítimas morreram afogadas tentaram salvá-la, mas morreram afogadas.
Segundo a PM, os pais e as crianças tomavam banho na região conhecida como Prainha. O local é frequentemente usado por moradores para momentos de lazer nos finais de semana.
As testemunhas disseram que a menina de 5 anos começou a se afogar e as mais velhas tentaram salvá-la. No entanto, nenhuma delas conseguiu retornar à superfície e o pai delas conseguiu salvar a caçula.
Ele ainda tentou salvar as outras filhas, mas não conseguiu pela dificuldade. O local do afogamento tem aproximadamente 4 metros de profundidade e é uma espécie de ‘poço’.
A cidade de Nova Bandeirantes não conta com uma equipe de bombeiros. O quartel mais próximo fica em Alta Floresta, a 800 km de Cuiabá.
Pescador se ofereceu para encontrar as vítimas e usou o barco dele nas buscas (Foto: Polícia Militar de MT)
Os bombeiros dessa região foram chamados para o resgate mas, durante o trajeto, receberam a informação que os corpos já foram encontrados.
Resgate
Um pescador se ofereceu para encontrar as vítimas no rio enquanto uma ambulância da cidade não chegava. Depois de 30 minutos, o primeiro corpo foi encontrado. Tratava-se da menina de 9 anos. Dois policiais militares fizeram massagem cardíaca, mas a menina já estava morta.
Primavera do Leste conquista 1º lugar no Selo Ouro do Prêmio Imuniza Mais MT
As equipes da Atenção Primária, junto com a Vigilância Epidemiológica, desempenham papel fundamental nesse processo
As ações foram intensificadas a partir do surto de sarampo registrado no município, no segundo semestre do ano passado
O município de Primavera do Leste conquistou o primeiro lugar no Selo Ouro do Prêmio Imuniza Mais MT, reconhecimento concedido pela Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) aos municípios com melhor desempenho nos indicadores de vacinação. O anúncio foi feito nesta sexta-feira, 6 de fevereiro, em Cuiabá.
A premiação avalia a cobertura vacinal e a eficiência das ações de imunização, considerando critérios técnicos e a proteção da população em diferentes faixas etárias (até 02 anos de idade). Primavera do Leste se destacou entre os municípios com mais de 50 mil habitantes, alcançando a melhor colocação do Estado.
O resultado é reflexo do trabalho permanente desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde, que atua em 17 unidades de saúde, além da UPA, do CTA e da unidade móvel de vacinação, garantindo acesso contínuo à população. As vacinas estão disponíveis durante todo o ano, em demanda espontânea, inclusive com atendimento noturno em unidades estratégicas, ampliando o alcance das ações.
As equipes da Atenção Primária, junto com a Vigilância Epidemiológica, desempenham papel fundamental nesse processo, com busca ativa realizada pelos agentes comunitários de saúde, conferência constante da caderneta de vacinação e orientação direta aos usuários durante os atendimentos.
As ações foram intensificadas a partir do surto de sarampo registrado no município, no segundo semestre do ano passado, o que mobilizou ainda mais as equipes e a população. A resposta positiva dos moradores contribuiu para o aumento significativo da cobertura vacinal e para a ampliação da proteção coletiva.
A secretária municipal de Saúde, Laura Leandra, destaca que a conquista é resultado de um trabalho integrado e do apoio da administração municipal. “É fruto de um trabalho sério, contínuo e planejado da Secretaria Municipal de Saúde, com total apoio da gestão do prefeito Sérgio Machnic, que sempre priorizou a saúde pública. Quero destacar o empenho das equipes de saúde e da Vigilância Epidemiológica, que atuam diariamente para garantir acesso, informação e proteção à população”.
A coordenadora de Imunização, Danila Martins, reforça que o reconhecimento estadual é consequência de um esforço construído ao longo dos anos e da participação ativa da população. “O trabalho de imunização em Primavera do Leste é contínuo e intenso durante todo o ano. Com o surto de sarampo, essas ações foram ainda mais fortalecidas, e a população atendeu ao chamado, procurou as unidades de saúde e ampliou a cobertura vacinal. Isso significa mais proteção e mais qualidade de vida. Esse resultado também mostra a força da Atenção Primária, que é a porta de entrada do sistema e a base da prevenção e da promoção da saúde”.
Danila também lembra que o município vem evoluindo gradualmente na premiação estadual, passando pelo Selo Bronze, Prata e agora alcançando o Selo Ouro, o que demonstra a consolidação do trabalho das equipes, especialmente na vacinação da primeira infância, com foco em crianças menores de dois anos.
O Prêmio Imuniza Mais MT conta com as categorias Ouro, Diamante, Prata e Bronze, reconhecendo boas práticas de gestão em saúde pública. A conquista reforça o compromisso do município com políticas públicas voltadas à prevenção de doenças, promoção da saúde e fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).
COMENTÁRIOS
0 Comentários