Primavera do Leste / MT - Quinta-Feira, 15 de Janeiro de 2026

HOME / NOTÍCIAS

Região

MPE doa veículos, móveis e equipamentos de informática para Conselhos Tutelares de Cuiabá



O Ministério Público do Estado de Mato Grosso entregou 281 itens – carros, motos, equipamentos de informática e móveis – ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, que repassará aos seis Conselhos Tutelares da Capital. A entrega de dois carros e cinco motos aconteceu na manhã desta sexta-feira (17) na sede da Procuradoria-Geral de Justiça. Os demais itens já estão sendo usados pelos conselheiros.

Os itens doados iriam a leilão, porém, o procurador-geral de Justiça, Mauro Curvo, optou por entregar aos Conselhos Tutelares, que juntos atendem uma média de 5 mil pessoas por mês na Capital e aproximadamente 60 mil por ano. Cada conselho possui apenas um veículo, insuficiente para atender os chamados, principalmente de regiões mais distantes. Os dois carros doados serão utilizados, preferencialmente, pelos dois conselhos com maior número de atendimentos de Cuiabá.

A partir do momento que fomos procurados pelos conselheiros tutelares pedindo a doação destes veículos, para que ajudassem no trabalho deles, na defesa da criança e do adolescente aqui na nossa capital, nós entendemos que eles serviriam melhor ao interesse público se eles fossem objeto de doação, do que se vendêssemos em um leilão”, destacou o procurador-geral de Justiça, Mauro Curvo, completando que todos os itens doados estão em ótimo estado de conservação. Os veículos passaram por revisão completa.

titular da Procuradoria de Justiça Especializada na Defesa da Criança e do Adolescente, Paulo Roberto Jorge do Prado, ressaltou que a importância do trabalho dos conselheiros tutelares no resgate da cidadania. “São pessoas comprometidas e incansáveis na defesa dos direitos da criança e do adolescente. A demanda é gigante, por isso entendemos que a doação destes veículos e equipamentos ajudará no dia a dia do trabalho destas pessoas, principalmente nos Conselhos onde a procura é maior. Os veículos são fundamentais para os conselheiros visitarem as comunidades, irem nas escolas e postos de saúde para verificar como está o atendimento voltado para as crianças e adolescentes. Este apoio do Ministério Público representa muito para estes conselhos, no dia a dia do seu trabalho”.

Para o secretário de Assistência Social de Cuiabá, Wilton Coelho Pereira, as doações vão incrementar o trabalho de atendimento realizado pelos conselheiros. “Tudo o que foi entregue ao Fundo é de grande vaila. Com certeza, os donativos são de grande valia para ajudar no bom atendimento às nossas crianças e adolescentes”.

O presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Jader José Martins Moraes, assegura que os veículos doados serão extremamente úteis para fazer o atendimento nos locais mais distantes, como os distritos da Guia e Aguaçu, além do bairro Pedra 90. “Nossa demanda é muito grande e um veículo só não tem dado conta de atender a demanda em virtude do aumento de casos, das mais diversas vulnerabilidades sociais, envolvendo crianças e adolescentes. Quero agradecer muito o Ministério Público que se sensibilizou com a causa e promoveu estas doações, todas muito importantes”.

Confira onde estão os 6 Conselhos Tutelares de Cuiabá:

1º Conselho Tutelar de Cuiabá – Centro

Coordenador: Edézio Assunção Silva

E-mail: ctcentro2@gmail.com

Endereço: Rua Régis Bitencourt, nº 384, Bairro: Centro.

Tel: (65) 3616-6733

2º Conselho Tutelar de Cuiabá – Pedra 90

Coordenador: Marcivon Nunes da Silva 

E-mail: ctpedra90@cuiaba.mt.gov.br

Endereço: Avenida Milton Rabelo de Castro, s/n°, anexo ao CRAS, Bairro: Pedra 90.

Tel: (65) 3617-1950

3º Conselho Tutelar – CPA

Coordenador: Flavia Cristina da Silva Carvalho

E-mail: ct.cpa@cuiaba.mt.gov.br

Endereço: Rua Bahia, nº 04, Qd 19, Bairro: CPA 2 (ao lado da oficina dos gêmeos) .

Tel: (65) 3616-6872

4º Conselho Tutelar de Cuiabá – Santa Isabel

Coordenador: Conceição Cruz Costa 

E-mail: ct.santaizabel@cuiaba.mt.gov.br

Endereço: Rua Mauricio Cardoso, nº 747, Bairro: Cidade Alta.

Cep: 78030-425

Tel: (65) 3617-1405

5º Conselho Tutelar de Cuiabá – Coxipó

Coordenador: Telma M. Santos Biagi 

E-mail: ct.coxipo@cuiaba.mt.gov.br

Endereço: Rua Antônio Dorileo, nº 116, Bairro: Coophema.

Tel: (65) 3313-3155

 

6º Conselho Tutelar de Cuiabá – Planalto

Coordenadora: Lenir Rocha e Silva 

E-mail: ct.planalto@cuiaba.mt.gov.br

Endereço: Av Jurumirim, n° 1003, Bairro: Bosque da Sáude II.

Tel: (65) 3617-1712

 

Conselho Tutelar Plantão

Coordenadora: Marcivon Nunes da Silva 

Endereço: Av. Dom Aquino, N°10,  Bairro Dom Aquino

Tel: (65) 3617-1230

Assessoria de Imprensa do Ministério Público do Estado de Mato Grosso 



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

política

PISCICULTURA: Deputado Nininho mobiliza Assembleia Legislativa, Governo do Estado e agricultores para fomentar produção de peixe em Mato Grosso


Com recursos do Banco Mundial, deputado trabalha para organizar cadeia produtiva, implantar cooperativas e fortalecer piscicultura em Mato Grosso; iniciativa prevê projeto piloto na Baixada Cuiabana

O deputado estadual Ondanir Bortolini – Nininho (Republicanos) está mobilizando a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), o governo estadual e o setor produtivo para reestruturar a piscicultura em Mato Grosso, com foco na Baixada Cuiabana. O parlamentar defende a integração de políticas públicas e a formação de cooperativas para absorver parte dos US$ 100 milhões garantidos junto ao Banco Mundial para a agricultura de pequena escala. A estratégia aponta para a verticalização da produção para retomar o protagonismo do Estado, que atualmente ocupa o sétimo lugar no ranking nacional.

 

Segundo Nininho, a Baixada Cuiabana possui características geográficas que favorecem o pequeno produtor em detrimento da agricultura de larga escala. “A aptidão das áreas aqui é mais voltada para a agricultura familiar e pequena propriedade. Não tem aptidão, muitas vezes, para a agricultura de grande escala. Precisamos achar uma maneira de fomentar essa atividade”, afirma Nininho.

 

A proposta do deputado envolve um consórcio entre a Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf), a Empaer e universidades. O objetivo é criar uma estrutura que reduza custos operacionais, incluindo a produção regional de alevinos e a instalação de fábricas de ração próprias. “Nós vamos agregar mais valor no nosso produto e diminuir o custo dos insumos, o que faz com que a rentabilidade e a margem de lucro fiquem maiores para os nossos produtores”, explica Nininho.

CRÉDITO E COOPERATIVAS

Um dos pilares do projeto de Nininho visa o acesso a recursos internacionais. De acordo com a Seaf, os investimentos do Banco Mundial serão aplicados nos próximos cinco anos, priorizando ações sustentáveis. Para o deputado, a organização em cooperativas é a chave para que o pequeno piscicultor acesse esses fundos. “Nosso objetivo é estruturar toda essa cadeia. A ideia é criarmos cooperativas para incluir no programa do Banco Mundial, buscando recursos a fundo perdido para apoiar o pequeno produtor”, destaca.

 

A industrialização também está no radar do parlamentar. O parlamentar defende a criação de frigoríficos com certificação federal (Sisp/Sif) para que o peixe mato-grossense alcance novos mercados. “Essa cooperativa vai tirar o selo para poder ter a inspeção federal e vender esse pescado lá fora, não somente no mercado interno, mas no externo também”, projeta Nininho.

 

INTEGRAÇÃO TÉCNICA

 

A viabilidade do plano conta com o suporte da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), que propõe um diagnóstico de 800 propriedades para identificar gargalos tecnológicos. “O estudo vai permitir compreender as necessidades dos produtores, aprimorar a compra de insumos e desenvolver tecnologias adequadas à realidade local. O sucesso depende da integração entre pesquisa e produção”, explica o professor Márcio Hoshiba, da UFMT e integrante do Núcleo de Estudos em Pesca e Aquicultura (Nepes).

 

O presidente da Associação Mato-grossense dos Aquicultores (Aquamat), Darci Fornari, defende a integração e a verticalização da produção para aumentar a competitividade. “Temos potencial para sermos o maior produtor de peixe do Brasil. O desafio é fortalecer as cooperativas e reduzir a atuação isolada dos pequenos produtores, que representam 80% do setor. Queremos aplicar o modelo de sucesso das grandes operações também aos pequenos”, comenta.

 

 

 

PROTAGONISMO

 

Mato Grosso produziu 44,5 toneladas de peixe em 2024, com receita estimada em R$ 600 milhões, ocupando atualmente a sétima posição no ranking nacional. Para Nininho, o Estado reúne condições para recuperar o protagonismo no setor, desde que haja planejamento e políticas contínuas de apoio à produção.

 

“Mato Grosso tem os ativos necessários, água e tecnologia, mas carece de gestão integrada. Temos água em abundância e profissionais qualificados. Falta apenas organização e incentivo para retomarmos a liderança”, conclui o parlamentar.

Redação: Sérgio Ober


Antenado News