Primavera do Leste / MT - Quinta-Feira, 06 de Novembro de 2025

HOME / NOTÍCIAS

Polícia

Mudanças estruturais na Regional da Polícia Civil de Primavera do Leste



A Delegacia Regional de Primavera do Leste é responsável também pelos trabalhos em Gaúcha do Norte, Distrito do Salto da Alegria, Paranatinga, Santo Antônio do Leste, Poxoréu e Campo Verde. Toda a demanda era atendida com três delegados destinados as delegacias, mais o delegado regional. Há um mês com o apoio da Polícia Judiciária Civil (PJC) do estado, a Regional de Primavera do Leste ganhou mais um delegado.
“Nós temos uma área muito grande de trabalho para cobrir, e precisávamos de mais um apoio. Este delegado veio para ajudar a desafogar um pouco os trabalhos, principalmente para os delegados que estavam acumulando funções em até três delegacias como responsável”. Pontua o delegado da Delegacia Regional de Primavera do Leste, Rafael Fossari.
As mudanças ocorridas este ano, mudaram a estrutura da Polícia Civil na cidade. O delegado Fernando Vasques, que atuava como delegado regional, agora está na Polícia Judiciária Civil do Estado como diretor de interior. O delegado, Rafael Fossari, que era responsável pela Delegacia Municipal e agora está como delegado regional. Por causa das mudanças nos cargos, a Polícia Civil de Primavera recebeu reforços.
Agora a delegada titular da Delegacia de Roubos e Furtos (Derf), é Anamaria Machado Costa. Quem continua respondendo como delegado titular da Delegacia Municipal é Rafael Diniz, que também responde pelo município de Santo Antônio do Leste.
E hoje o delegado Bruno Morães de Carvalho, que era titular em Paranatinga, foi transferido para Poxoréu como delegado titular e também vai ocupar o cargo de delegado adjunto da Derf de Primavera do Leste.
Para se juntar ao time, a Regional de Primavera ganhou um novo delegado. Pablo Rigo Borges, que atuava na Regional de Guarantã do Norte, e hoje esta como delegado titular em Paranatinga, acumulando a delegacia de Gaúcha do Norte.
Para o delegado regional, Rafael Fossari, as mudanças vieram por conta da necessidade. “Ainda temos muito trabalho pela frente. Com a vinda de um novo delegado vai nos auxiliar muito no dia a dia, mas ainda não é o suficiente”.
Outra novidade, além da chegada do novo delegado, é a vinda do Grupo Armado de Resposta Rápida (Garra) da Polícia Civil na Regional de Primavera do Leste. O grupo trabalha em busca de resposta rápida. Tem um treinamento todo diferenciado e ainda tem um veículo e armamento próprio. O Garra auxilia a polícia no cumprimento de prisão, em buscas e apreensões, com roubos de maiores proporções, cárcere privado, entre outros. O Garra será irá atender toda a regional.
“Estamos selecionando policiais de toda regional para compor o Garra. Eles irão passar por um treinamento diferenciado próprio do grupo. Até julho já teremos implantado o Garra na Regional de Primavera”. Finaliza Rafael Fossari.

Josieli Araújo



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

A Palavra

Ataque à Liberdade de Imprensa em Primavera do Leste


Na sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Primavera do Leste, realizada no dia 27 de outubro, um episódio levantou preocupações quanto à liberdade de imprensa e ao direito à crítica pública.

Durante seu discurso, o vereador Sargento Telles afirmou que, por ser formado em Direito, levaria apenas 15 minutos para ingressar com uma ação judicial, e que um juiz certamente acataria seu pedido para retirar matérias ou charges da internet que o desagradassem. A declaração foi interpretada como uma tentativa de intimidar a imprensa e os produtores de conteúdo crítico na cidade.

A fala causa estranheza, sobretudo por partir de um parlamentar — agente público sujeito à transparência e ao escrutínio da sociedade. A Constituição Federal assegura, de forma ampla, a liberdade de expressão, a liberdade de imprensa e o direito à crítica, fundamentos indispensáveis ao Estado Democrático de Direito.

Além disso, a Lei nº 14.996/2024 reconhece oficialmente a charge, a caricatura, o cartum e o grafite como manifestações da cultura brasileira, garantindo sua preservação e valorização como formas legítimas de expressão e crítica social.

Pontos principais da Lei 14.996/2024:

Reconhecimento cultural: define a charge, caricatura, cartum e grafite como manifestações da cultura nacional.

Objetivo: assegurar a livre expressão artística e promover a crítica social como parte essencial da democracia.

Definições: a charge é uma “ilustração humorística de acontecimentos da atualidade”; o cartum, uma ironia dos comportamentos humanos; e a caricatura, o exagero de traços para gerar humor e reflexão.

Qualquer tentativa de censura prévia, intimidação ou remoção de conteúdo crítico contraria esses princípios constitucionais e legais. A liberdade de imprensa e a arte crítica são instrumentos legítimos de fiscalização do poder e participação cidadã.

Em tempos de tensões políticas, é essencial que os representantes eleitos respeitem o papel do jornalismo e da arte como meios de construção de uma sociedade mais transparente, informada e democrática.


Antenado News