Primavera do Leste / MT - Terca-Feira, 09 de Junho de 2026

HOME / NOTÍCIAS

geral

Prefeitura de Primavera do Leste promove a 4ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa



O evento ocorrerá das 7h às 16h, no Centro de Convivência do Idoso – CONVIVER, e é aberto ao público

 

Fonte: Coordenadoria de ComunicaçãoAutor: Denilson Paredes

A cidade de Primavera do Leste sediará no próximo dia 24 de junho a 4ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, promovida pela Secretaria Municipal de Assistência Social e pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. O evento ocorrerá das 7h às 16h, no Centro de Convivência do Idoso – CONVIVER, e é aberto ao público.

 

 

 

De acordo com a secretária de Assistência Social Tânia Carlotto a Conferência será a oportunidade para o poder público municipal ouvir as demandas desse público. “É um momento muito importante para nós porque vamos ouvir as demandas e sugestões dos idosos que servirão para aprimorarmos as nossas políticas públicas voltadas aos idosos e definirmos nossas prioridades. Por isso é muito importante a participação e a presença das pessoas idosas e da sociedade civil na nossa conferência”, explicou.

 

 

 

Com o tema “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”, a conferência visa avaliar as políticas públicas existentes e estabelecer prioridades para a promoção dos direitos dos idosos no município. Essa iniciativa, conforme o Decreto nº 2.553, assinado pelo Prefeito Municipal e pelo Presidente do Conselho, busca a participação ativa da sociedade civil, órgãos governamentais e, principalmente, dos próprios idosos.

 

 

 

A programação incluirá debates em cinco eixos temáticos:

 

 

 

1. Financiamento das políticas públicas para ampliação e garantia dos direitos sociais;

 

2. Fortalecimento das políticas de proteção à vida, saúde e cuidado integral da pessoa idosa;

 

3. Enfrentamento às diversas formas de violência, negligência e abandono;

 

4. Participação social, protagonismo e vida comunitária na perspectiva das múltiplas velhices;

 

5. Consolidação e fortalecimento dos conselhos de direitos como política de Estado.

 

 

 

A conferência representa um espaço fundamental de participação democrática e terá caráter deliberativo. As propostas aprovadas serão encaminhadas à 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, que ocorrerá em novembro de 2025, em Brasília, contribuindo assim para a construção de políticas públicas mais justas e efetivas.

 

 

 

A população está convidada a se envolver neste importante evento, lutando pelos direitos da pessoa idosa e promovendo um envelhecimento digno e participativo em Primavera do Leste.

 

 

 

As inscrições para a participação na 4ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa podem ser feitas por meio do link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeeY1jufNNBeRkih8gF84BY4HM2YwKUDGTmRHuMndB5vRCrFg/viewform

 

 

 

Programação

07:00h Credenciamento e Coffee Break

08:00h – Abertura Solene

08h30 Apresentação Cultural

 

09:00h – Leitura e aprovação do Regimento Interno da 4º Conferência Municipal da Pessoa Idosa

 

09:40h – Palestra Magna com o Senhor Isandir Oliveira de Rezende – Presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CEDEDIPI/MT) com o tema Central: ENVELHECIMENTO MULTICULTURAL E DEMOCRACIA: URGÊNCIA POR EQUIDADE, DIREITOS E PARTICIPAÇÃO

 

10h40 – Apresentação dos 05 Eixos Temáticos e divisão dos grupos de trabalho

 

11:00h Intervado para o Almoço

 

 

 

Período Vespertino

 

 

 

13:00h Grupos de trabalho, discussões e levantamento das propostas

 

14:00h. – Deliberação dos grupos de trabalho na plenária, aprovação das propostas para a 6º Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa

 

15h30 – Eleição dos 02 Delegados Municipais ( 01 governamental 01 sociedade civil)

 

16:00h- Encerramento da conferência

 



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

ANTENADO TV

Drone militar atinge aeroporto e causa enorme explosão no Kuwait; veja o momento


O tremor foi registrado na ilha de Mindanao, no sul do país, e deixou ao menos 15 mortos e 129 feridos, nesta segunda-feira, 8, segundo a Associated Press. O abalo provocou o desabamento de edifícios e levou à emissão de alerta de tsunami para áreas das Filipinas e da Indonésia. Ondas de até 1,4 metro foram registradas após o tremor, que teve a magnitude revisada de 8,2 para 7,8. O epicentro foi localizado a 10 quilômetros de profundidade, segundo o Centro Alemão de Pesquisa em Geociências (GFZ).


Antenado News