Primavera do Leste / MT - Terca-Feira, 01 de Julho de 2025

HOME / NOTÍCIAS

Região

Primavera do Leste elegeu uma delegada na 10° Conferencia Estadual de Saúde



Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã Vai Ser Outro DiaEsse é o tema da 10° Conferencia Estadual de Saúde realizada em Cuiabá entre os dias 23, terça-feira e 26, sexta, que teve como eixos – O Brasil que temos; o Brasil que queremos; o papel do Controle Social e dos Movimentos Sociais para salvar vidas; Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia; Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas.

O presidente do Conselho Municipal de Saúde de Primavera, Martin Aparecido da Silva, adiantou que foram debatidas e votadas as propostas mais exeqüíveis levantadas nas Conferências Municipais nos 141 municípios de  Mato Grosso e, elencadas as principais por eixo, que serão encaminhadas  a 17⁰ Conferência Nacional de Saúde, prevista para este ano. Nalva Dalmon, de Primavera do Leste, foi eleita delegada do segmento usuários para representar  Mato Grosso.

Segundo Martin, a Conferência Estadual dará voz principalmente aos usuários do SUS e aos  trabalhadores da Saúde fortalecendo o controle Social nesta área e, “espero que no final da Conferência consigamos aprovar propostas  de grande relevância que possam ser transformadas em programas e promovam mudanças na vida da população brasileira”.

Martin é enfático nas cobranças – “é imprescindível que os Governantes municipais, estadual e federal analisem as propostas levantadas e coloquem nos Planos Municipais de Saúde e principalmente as implementem em cada esfera de Governo”. Na sua concepção, isso se faz importante para que as populações se sintam acolhidas e ouvidas; hoje grande parte das propostas não são implementadas, gerando um sentimento de frustração porque existe, de maneira muito presente, a idéia de que as Conferências servem apenas para cumprir formalidades”. Primavera do Leste enviou oito participantes.

O secretário municipal de Saúde, Eraldo Fortes, entende a importância do debate sobre as dificuldades da saúde pública, especialmente em fóruns qualificados como essa 10° Conferência, “mas não podemos nos acomodar apenas com o debate, a discussão de propostas, temos que ir a campo, lutar para elas sejam implantadas, que contemplem os profissionais da Saúde e cheguem ao usuário do SUS e atenda as suas necessidades de maneira mais ágil e eficiente. Essa é o nosso compromisso diário”.

Com informações Secom



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

Entretenimento

Secult realiza 13ª edição do Festival Dançando o Cinema nessa semana


O festival, que teve 48 coreografias inscritas, totalizando 780 bailarinos locais, começará na quinta-feira (3) e terá a sua culminância no sábado (5)

Acontece nessa semana a 13ª edição do Festival Dançando o Cinema, evento organizado pela Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude (Secult) de Primavera do Leste com o objetivo de valorizar artistas envolvidos do mundo da dança. O festival, que teve 48 coreografias inscritas, totalizando 780 bailarinos locais, começará na quinta-feira (3) e terá a sua culminância no sábado (5), quando acontecerá a premiação dos vencedores.

 

 

 

Para o secretário Municipal de Cultura Leopoldino André Chagas que o Festival é de grande importância para que a população conheça os talentos de bailarinos e coreógrafos do nosso município. “Nós temos grandes talentos em várias áreas da cultura na nossa cidade e a dança é uma dessas áreas. E são talentos muitas das vezes desconhecidos da própria população local. Nesse sentido, o Dançando o Cinema cumpre esse importante papel de divulgar nossos talentos para nós mesmos, fortalecendo nossa identidade cultural e valorizando nossos artistas da dança”, explicou.

 

 

 

O Festival Dançando o Cinema será dividido nas categorias mirim, infantil, juvenil e adulto. O evento também valoriza a dança como instrumento de intercâmbio cultural entre as diversas faixas etárias e grupos artísticos. “O Festival Dançando o Cinema tem o propósito de celebrar a dança, ao mesmo tempo que oferece oportunidades a grupos que, de outra forma, não teriam acesso a um evento dessa magnitude. É mais uma atividade importante que poderá ser assistida pro toda a família”, enfatizou o secretário.

 

 

 

Com um prêmio total de R$ 43.200, a competição contemplará três destaques em cada categoria, e além de dar visibilidade a novos dançarinos, o evento visa fomentar o amor pela dança e a arte em suas diversas formas, celebrando a riqueza da diversidade cultural.

 

 

 

O evento começa nessa quinta (3) e prossegue na sexta-feira (4) com as apresentações artísticas no Ginásio Pianão. Já a premiação dos vencedores de cada categoria será no sábado (5) no Teatro Municipal. Toda a programação terá início às 18 horas.


Antenado News