Primavera do Leste / MT - Sábado, 12 de Abril de 2025

HOME / NOTÍCIAS

A Palavra - Opinião

Valores Invertidos do verdadeiro papel da escola!



O verdadeiro papel da escola é o de socializar o conhecimento, ensinar o português, a matemática, as quatro operações, a interpretar textos lidos, etc. Os pais devem atuar na formação moral dos seus filhos, é essa soma de esforço que promove o pleno desenvolvimento do individuo como cidadão. A escola deve ser um lugar onde a criança deva encontrar os meios de se preparar para realizar seus projetos de vida que já trazem ensinados pelos seus pais, a qualidade de ensino é, portanto, condição necessária tanto na sua formação intelectual quanto moral, sem formação de qualidade tanto na escola como em casa, a criança poderá ver seus projetos frustrados no futuro.

Na escola não basta saber ler que “Eva viu a uva”, “A Bia leva o bule”. É preciso compreender qual é o contexto social dessas frases, qual o seu significado, como o leitor (aluno) vai interagir com essas informações, com as letras, com as sílabas, com as frases e depois com o texto. Aprender a produzir uma ideia e saber interpretar essa ideia. Confesso que lecionar hoje não está sendo fácil, os tempos são outros. Os diretores se acham dono da escola, as maiorias dos pais não participam da vida escolar dos seus filhos, muitas vezes por não terem tempo, pois dizem trabalhar para o sustento da família, outras vezes é omissão e na maioria das vezes os pais são despreparados. Como ensinar aquilo que não sabe, né?

É muito importante a presença dos pais no acompanhamento escolar dos seus filhos de qualquer forma, sendo ajudando na tarefa de casa, ou pedindo pra alguém ajudar, participar das atividades escolares quando são convidados. O estudo é o tesouro mais precioso que um pai pode dar aos seus filhos.

Muitos estudiosos idealistas que não estão diretamente com as crianças em sala de aula e que muitas vezes nunca estiveram, sabem o “pega pra capar”, que os cuidadores e professores enfrentam no seu dia a dia. Eles falam bonito, fazem palestras brilhantes, sabem tudo de ensinar, “criam” projetos para serem aplicados nas escolas, sentados nas suas salas refrigeradas, poltronas de couro, cafezinho. ZERO de infraestrutura, Zero de comprometimento e consequentemente zero de aprendizado e resultado efetivo.

E tem mais, a grande maioria desses intelectuais, não colocam e nem colocariam seus filhos em escola pública, por que não acreditam no próprio trabalho ou talvez porque sabem que o que se oferece nesses estabelecimentos de fato não atende a uma completa preparação para um pensamento culto e intelectual do pensar, ser e agir.

É lamentável que uma profissão tão nobre, se tornou uma missão tão árdua, tão desgastante, professores adoentados psicologicamente, sem falar no salário, que quando aumenta além da porcentagem ser de miséria, ainda precisa ser parcelado. É ou não é uma piada. O maior desafio dos professores não é ensinar o básico curricular necessário e obrigatório. O grande desafio é mediar conflitos que surgem no decorrer da aula, pois se perdem horas a fio mediando problemas que surgem no decorrer da aula em consequência do mau comportamento de uma parcela considerável dos alunos.

Pai, mãe ou responsáveis (avó, avô, etc), ENTENDAM POR FAVOR, a EDUCAÇÃO DO SEU FILHO É COM VOCÊS. Ensine a eles VALORES como responsabilidade, autonomia, altruísmo, gratidão e amor por si e pelos outros para que eles adquiram noções fundamentais de respeito, de paciência, de afetividade, de companheiros.

É em CASA que se ensina bons modos, respeito mútuo e valores. Com a ajuda de vocês a Educação Pública terá tudo pra ser da melhor qualidade.

A Escola NÃO EDUCA, ela ensina o seu filho a ler, a escrever, a interpretar e as realizar as quatro operações e APENAS REFORÇA Os valores que a sua criança já DEVE trazer de casa ensinados POR VOCÊS PAIS.

O grande desafio é transformar o ensino publico em algo que vala a pena estar lá, tanto para os profissionais, quanto para a comunidade escolar, sem a ajuda efetiva dos pais, nesse importante processo da vida de seus filhos, nada irá acontecer. Juntos conseguiremos uma escola pública de qualidade. Cada um fazendo a sua parte em prol das nossas crianças.

Ivoneth Nunes é Professora Pedagoga , Pós graduada em Docência para o Nível Superior pela UFMT , Funcionaria Pública. 



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

A Palavra

Campanha de doação de sangue acontece neste sábado (12) com foco nos tipos O+ e O-


 

Coordenadoria de Comunicação – 10/04/2025

Doação san

O estoque de sangue dos tipos O positivo e O negativo está em nível crítico em Primavera do Leste. Diante da urgência, a Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) realiza neste sábado (12) uma campanha especial de doação, das 7h às 16h, com agendamento prévio. A ação busca mobilizar a população de Primavera do Leste, Campo Verde, Poxoréu e Paranatinga para contribuir com esse gesto de solidariedade.

 

De acordo com a coordenadora da UCT, Dayanne Castro, os estoques chegaram a um ponto preocupante após uma série de transfusões nos últimos dias. “As UTIs dos nossos hospitais estão com os leitos lotados e tivemos muitas demandas de transfusão. Por isso, é essencial essa mobilização agora”, afirma.

 

Dayanne também reforça que doar sangue é um ato simples e que salva vidas. “Não é todo dia que a gente aparece pedindo ajuda, mas hoje precisamos. E pra vir doar, é só estar bem alimentado, se sentir bem e trazer um documento com foto. O processo é rápido e pode fazer toda a diferença na vida de alguém”, completa.

 

Os interessados em doar devem agendar o horário pelo telefone (66) 3500-4733 ou enviar mensagem via WhatsApp para o número (66) 99645-8773. O atendimento será das 7h às 16h na UCT, ao lado do Osvaldo Cruz, na Avenida São João, número 30.


HOME / NOTÍCIAS

esporte

Projeto Educa Saúde valoriza o bem-estar dos profissionais da educação em Primavera do Leste


Projeto Educa Saúde valoriza o bem-estar dos profissionais da educação em Primavera do Leste

Coordenadoria de Comunicação – 09/04/2025

 

 

 

Cuidar de quem cuida. Esse é o propósito do Projeto Educa Saúde, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Prefeitura de Primavera do Leste. O programa nasceu com um objetivo claro: promover saúde mental, bem-estar e qualidade de vida para os profissionais da rede municipal de ensino.

 

O dia a dia nas escolas é intenso. São muitas responsabilidades, desafios e, muitas vezes, pouco tempo para que os educadores cuidem de si mesmos. Pensando nisso, o Educa Saúde oferece uma pausa necessária na rotina: um espaço de cuidado, acolhimento e reconexão com o próprio corpo e mente.

 

Entre as atividades ofertadas estão o vôlei de praia, condicionamento físico, dança do ventre, pilates e hidroginástica – práticas que ajudam não apenas na saúde física, mas também na saúde emocional, reduzindo o estresse, melhorando o humor e aumentando a disposição.

 

A secretária de Educação, Luciani Cunha, destaca que o projeto vai além da atividade física. “O Educa Saúde é uma forma de reconhecer e valorizar o trabalho dos nossos profissionais. Entendemos que a saúde mental e o bem-estar são fundamentais para que o processo educativo aconteça de forma leve, produtiva e humana. Estamos cuidando de quem dedica a vida a cuidar dos nossos alunos”, afirma.


HOME / NOTÍCIAS

Polícia

Polícia Civil cumpre mandados em Primavera do Leste em investigação de morte de advogado


 

Nesta fase da operação, são cumpridos mandados de busca e apreensão e outras medidas cautelares

Assessoria | Polícia Civil-MT

Polícia Civil cumpre mandados em Primavera do Leste em investigação de morte de advogado –

A | A

A Polícia Civil cumpre, na manhã desta terça-feira (08.4), ordens judiciais em Primavera do Leste, na Operação Office Crime -O Elo, dentro investigações que apuram o homicídio do advogado Renato Gomes Nery.

 

A ação é realizada pela Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

 

Na operação, são cumpridos mandados de busca e apreensão expedidos outras medidas cautelares em residências de Primavera do Leste.

 

Os alvos são envolvidos por indícios de intermediação e mando do crime.

 

Um dos mandados de busca e apreensão é cumprido em um condomínio de luxo, onde mora um dos investigados, e local que outras pessoas foram alvos de buscas em novembro de 2024.

 

O homicídio

Renato Nery morreu aos 72 anos, atingido por disparos de arma de fogo no dia 5 de julho do ano passado, na frente de seu escritório, na Capital. O advogado foi socorrido e submetido a uma cirurgia em um hospital privado de Cuiabá, mas foi a óbito horas após o procedimento médico.

 

Desde a ocorrência do homicídio, a DHPP realizou inúmeras diligências investigativas, com levantamentos técnicos e periciais, a fim de esclarecer a execução do profissional. As investigações da DHPP apontam a disputa de terra como a motivação para o homicídio de Renato Nery.


HOME / NOTÍCIAS

geral

Erro de Sistema: Prefeitura de Primavera do Leste Anuncia Devolução de Valores a Educadores


Erro de Sistema: Prefeitura de Primavera do Leste Anuncia Devolução de Valores a Educadores

9 de abril de 2025

Anualmente, no mês

 

de janeiro, o município de Primavera do Leste efetua o pagamento das férias aos profissionais da educação. No ano corrente, um erro no sistema de parametrização resultou em um desconto de previdência sobre o terço constitucional de férias desses profissionais, gerando polêmica e discussão.

 

A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), em 12 de junho de 2024, no Recurso Extraordinário 1.072.485-ED (Tema 985), determinou a incidência do desconto no terço de férias. No entanto, essa decisão não afeta os servidores públicos que contribuem para o Regime Próprio de Previdência, como é o caso de Primavera do Leste, que é regido por leis específicas.

 

Atualmente, a administração do município enfrenta desafios administrativos, sobretudo na troca do sistema informatizado de gestão que abrange compras, licitações e, principalmente, o sistema de gestão de Recursos Humanos. Esta troca, que se iniciou no segundo semestre de 2024, ainda está em fase de ajustes.

 

No caso do pagamento do terço de férias para os profissionais da educação, uma falha na parametrização dos descontos foi detectada. Após um estudo jurídico sobre a legalidade do desconto, concluiu-se que a falha partiu da empresa fornecedora do sistema, tornando o desconto indevido.

 

Diante disso, a administração municipal se comprometeu a restituir o valor descontado indevidamente aos servidores afetados, com a devolução prevista para ser incluída na folha de pagamento do mês de abril. Este comprometimento visa reestabelecer a confiança dos servidores públicos na administração e seus sistemas de gestão.


HOME / NOTÍCIAS

cidade

Entrega de 15 casas marca nova fase do Programa Vida Nova em Primavera do Leste


Entrega de 15 casas marca nova fase do Programa Vida Nova em Primavera do Leste

Coordenadoria de Comunicação – 08/04/2025

Parecia ser um dia comum para Primavera do Leste, mas dia 08 de abril de 2025, ficará marcado na história de 15 famílias, o que talvez seja um dos momentos mais significativos de suas vidas: o dia em que a espera virou lar, o dia em que o papel com um número na fila virou chave na mão. Lá estavam mães, pais, filhos — cada um com uma história, cada um com um sonho. E todos encontraram, nas paredes recém-pintadas e no chão forrado de esperança, um novo ponto de partida. Vidas recomeçando. E foi assim, entre lágrimas e sorrisos, que o município viveu mais um momento histórico com a entrega de unidades do Programa Vida Nova.
Instituído pela Lei Municipal nº 1.781/2019, o programa nasceu para atender famílias que, por determinação do Departamento nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT), precisaram deixar suas moradias às margens da BR-070. A Prefeitura construiu 60 unidades habitacionais. 45 já foram entregues.
Durante o evento, a secretária de Assistência Social, Tânia Carlotto, falou emocionada. “Esse momento representa muito mais que a entrega de casas. Representa a realização de sonhos, a resposta que essas famílias esperavam há anos. É a certeza de que todo o esforço valeu a pena.” Ao lado dela, o superintendente de Habitação, Cabral, celebrou o trabalho coletivo. “Quando entregamos uma chave, entregamos um novo começo. Esse programa mostra que a política pública bem feita muda vidas.”
Já o secretário de Governo Victor Diniz destacou que o trabalho conjunto entre as secretárias e afirmou que um novo capitulo está apenas começando. “Estamos em reuniões para viabilizar a construção de mais unidades. Quem está na fila será atendido. Nosso compromisso é garantir que todos tenham acesso à moradia digna.”
Presente na solenidade, o presidente da Câmara Municipal, vereador Marco Aurélio, lembrou do empenho dos parlamentares desde o início do programa. “Essa Câmara, desde a legislatura passada, tem brigado incansavelmente pelo desenvolvimento. Estamos aqui para fazer a diferença, para garantir dignidade à população.”
Já o vereador Eraldo Fortes falou da complexidade do setor habitacional e da sensibilidade da gestão. “Sabemos da dor, do desespero e da angústia de quem espera por um lar. Por isso, parabenizo a equipe e a gestão por transformar essa angústia em esperança. Hoje, uma nova vida começa para essas famílias.”
A vice-prefeita Iva Viana, grande articuladora das ações do programa, também destacou a importância desse momento. “É impossível não se emocionar. Essas famílias viviam em locais inseguros, às margens da rodovia, e hoje estão aqui, em casas feitas com dignidade. Muitas mães sonhavam com um cantinho para criar os filhos com tranquilidade. E é por essas famílias que a nossa gestão trabalha todos os dias. Habitação é uma das nossas prioridades, e vamos continuar lutando para ampliar ainda mais esse programa.”
Iva ainda destacou que a Secretaria de Meio Ambiente doou mudas de árvores para o plantio nos quintais das casas, e que o setor habitacional também receberá, em breve, obras de pavimentação asfáltica, melhorando ainda mais as condições de vida da população. Um cuidado que vai além das paredes: é também sobre criar raízes, literalmente.
Entre os rostos emocionados, o de Lueni Silva Souza se destacava. Com a chave nas mãos, ela abriu a porta da nova casa e sentiu o cheiro da tinta nova, do piso limpo, do banheiro arrumado. “Esperei tanto por esse momento…Agora é real. Uma casa feita com amor, com estrutura. Um lar nosso. Um sonho realizado.”

Antenado News