Primavera do Leste / MT - Segunda-Feira, 09 de Fevereiro de 2026

HOME / NOTÍCIAS

política

Veja organograma de como funcionava esquema de fraude e desvio de recursos em prefeitura de MT



Por g1 MT

O Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) apresentou um organograma com os seis presos na Operação Gomorra, que foi deflagrada nessa quinta-feira (7)mostrando como funcionava o esquema entre os investigados por fraude de licitações e desvio de recursos em Barão de Melgaço, a 121 km de Cuiabá. De acordo com o MP, esse mesmo grupo tem contratos, que agora são investigados, com mais de 100 prefeituras e câmaras municipais .

No documento apresentado pelo MP, em conjunto com a Polícia Civil, é possível identificar que Edézio Corrêa, líder do grupo, contava com a ajuda e apoio da convivente: Tayla Beatriz Silva Bueno Conceição, dos sobrinhos: Roger Corrêa da Silva, Waldemar Gil Corrêa Barros e Jânio Corrêa da Silva, da irmã: Eleide Maria Correa, e da sócia: Karoline Quatti Moura (veja abaixo a ligação entre eles).

Para viabilizar o esquema, quatro empresas foram criadas com o objetivo de firmar contratos fraudulentos com as prefeituras e câmaras municipais. Cada integrante da organização ficou responsável pela administração de uma dessas empresas, garantindo o funcionamento do esquema e a manipulação dos processos licitatórios.

Organograma mostrando como funcionava o esquema de desvio — Foto: MPMT

Organograma mostrando como funcionava o esquema de desvio — Foto: MPMT

O que cada integrante fazia:

  • Tayla: sócia da Pontual Comércio e Serviços de Terceirizações LTDA;
  • Roger: sócio da Pantanal Gestão e Tecnologia LTDA;
  • Eleide: sócia da Saga Comércio e Serviço Tecnologia e Informática LTDA e foi sócia da Centro América Frotas LTDA de janeiro a março de 2020;
  • Waldemar: foi sócio da Saga Comércio de 2017 a 2020;
  • Jânio: sócio ativo da Centro América desde 2007
  • Karoline: proprietária da Karoline Quatti Moura e PP

O g1 tenta localizar a defesa dos investigados.

De acordo com o MP, Karoline fazia movimentações desde o ano de 2019 e, até 2020, movimentou mais de R$ 8,3 milhões para a Saga Comércio, durante esse período.

Além disso, a investigação constatou que o esquema de fraude consistia em manipular processos licitatórios para garantir contratos fraudulentos entre a administração pública e empresas de fachada. O modus operandi envolvia a participação ativa de prefeitos municipais, que, como ordenadores de despesa, facilitavam a fraude e garantiam a continuidade do esquema, mesmo após a prisão de alguns dos investigados. Até o momento, não foi divulgado o nome de prefeitos ou vereadores envolvidos na organização criminosa.

As investigações também revelaram que o grupo atuava principalmente em prefeituras do interior de Mato Grosso, sendo o município de Barão de Melgaço, um dos principais alvos das fraudes.

A investigação identificou quatro empresas que, embora legalmente registradas, eram utilizadas de maneira indevida para viabilizar as fraudes. No caso específico de Barão de Melgaço, o esquema se tornava ainda mais evidente, com as empresas sendo contratadas para fornecer serviços e produtos que, na prática, nunca eram entregues, ou eram entregues de forma inadequada e superfaturada.

Diante às fraudes, o Ministério Público solicitou à Justiça uma série de medidas cautelares para impedir que o grupo siga atuando. Entre as medidas requeridas, estão a suspensão das atividades econômicas das empresas envolvidas no esquema e o afastamento do sigilo de dados eletrônicos. A Justiça manteve a prisão temporária dos integrantes do grupo.

Além disso, o MP e a Polícia Civil também solicitaram a busca e apreensão de computadores, notebooks, celulares e documentos nos endereços residenciais e profissionais dos investigados, para coletar mais provas que possam esclarecer o papel de cada envolvido e detalhar a atuação do grupo criminoso.

Entenda o caso

 

Nesta quinta-feira, após a prisão dos envolvidos, o Núcleo de Ações de Competência Originária (Naco) divulgou uma lista com supostos contratos firmados pelo grupo com mais de 100 prefeituras e câmaras municipais de Mato Grosso (veja lista no final da matéria).

Conforme a investigação, em Barão de Melgaço, a 121 km de Cuiabá, os suspeitos utilizaram ‘cartões coringa’ como mecanismo para desvio de combustível e prática de sobrepreço — valor cobrado acima do preço justo de forma abusiva.

De acordo com o Naco, a identificação do esquema ocorreu após a análise de todos os processos licitatórios homologados pela Prefeitura de Barão de Melgaço com uma empresa, desde o período de 2020 até a atualidade.

A investigação

 

Durante a investigação, foi constatado que outras empresas que participaram desses processos tinham sócios pertencentes à mesma família do proprietário da empresa. Além disso, algumas dessas empresas nem sequer estavam em operação.



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

cidade

Assistência Social e Rumo Logística realizam projeto “Visão para a Inclusão” em Primavera do Leste


A ação acontece em dois Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) da prefeitura, com 100 atendimentos diário

Em visita às ações do Projeto, o prefeito Sérgio Machnic, enfatizou o momento atual do crescimento vivido por Primavera do Leste

 

O município de Primavera do Leste, em parceria com a Rumo Logística (por meio do Instituto Rumo e em parceria com a Rede Brasileira de Desenvolvimento Social), recebe nesta segunda, 09, e terça-feira,10, o projeto Visão para a Inclusão. Esta é uma iniciativa voltada à promoção da saúde visual da população, com a oferta de exames oftalmológicos, consultas especializadas e entrega gratuita de óculos. Ao longo dos dois dias serão pelo menos 200 pessoas contempladas.

 

A ação acontece em dois Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) da prefeitura, com 100 atendimentos diários, priorizando pessoas acima de 60 anos e pessoas com deficiência, atendendo também a população das regiões onde os serviços são realizados. Nesta segunda-feira, as consultas são realizadas no CRAS Mabilia, no bairro Primavera III e na terça-feira o local escolhido é o CRAS Jonas Pinheiros, no bairro São José, que atenderá o público dos bairros próximos, sempre no horário das 07 às 17h.

 

O prefeito Sérgio Machnic, que acompanhou parte dos atendimentos durante a manhã da segunda-fefira, enfatizou o momento atual do crescimento vivido por Primavera do Leste e a necessidade de parcerias para acompanhar esse avanço. “Primavera é uma cidade abençoada, construída pelas pessoas que moram aqui e pelas que estão chegando. A Prefeitura faz o possível para atender a todos, pois o município já ultrapassa os 100 mil habitantes e segue em crescimento constante”, afirmou.

 

O prefeito também ressaltou a presença da Rumo Logística no município e os impactos positivos gerados.

“A Rumo é uma empresa muito grande, que gera empregos, desenvolvimento e acredita em fazer o bem. Como exemplo temos este belo projeto, no qual a pessoa faz o exame, recebe o atendimento e já sai com os óculos, o que faz toda a diferença na vida de quem precisa”, disse.

 

De acordo com o gestor municipal, o trabalho em todas as áreas fica mais fácil com a integração do Poder Público à iniciativa privada. “Quando contamos com parceiros que ajudam a comunidade, ficamos muito felizes e confiantes de que estamos no caminho certo”, completou.

 

A secretária de Assistência Social, Alexssandra Ziliotto destacou a importância da parceria com a Rumo Logística diante do crescimento acelerado do município. “Primavera cresceu de forma gigantesca e nem sempre o poder público consegue atender todas as demandas. Por isso, projetos sociais como esse fazem a diferença na vida das pessoas. Agradecemos à Rumo por esse trabalho social que é muito importante para o município”, afirmou.

 

Ela também reforçou a importância dos cuidados periódicos com a saúde visual. “Muitas pessoas utilizam óculos e acabam esquecendo de refazer os exames de forma periódica. Esse projeto permite que a população faça a consulta, acompanhe a saúde dos olhos e já receba os óculos, garantindo mais qualidade de vida”, completou.

 

A gerente de Relações Governamentais da Rumo, Andriele Rodrigues ressaltou que a empresa atua não apenas no desenvolvimento econômico, mas também no social“Estamos em parceria com o município apoiando o projeto Visão para a Inclusão, que acontece aqui em Primavera do Leste e também em Rondonópolis. É muito importante para nós apoiar a Secretaria Municipal de Assistência Social, com um olhar especial para o público da melhor idade e para as pessoas com deficiência”, destacou.

 

Segundo ela, a filosofia da empresa contempla o fato de “acreditar que o desenvolvimento precisa caminhar junto com o desenvolvimento social, e estar próximo da comunidade faz parte do nosso compromisso”, acrescentou.

 

Compromisso com as pessoas

Ao final, o prefeito agradeceu à equipe da Prefeitura, à Rumo Logística e à população atendida.

“A cidade é bonita porque o povo faz a diferença. Agradeço a todos que estão envolvidos nesse projeto e desejo que essa parceria continue por muito tempo, sempre levando mais dignidade e cuidado para a nossa população”, concluiu.


Antenado News