Primavera do Leste / MT - Domingo, 22 de Fevereiro de 2026

HOME / NOTÍCIAS

política

Vereador Luis Costa solicita por meio de indicações melhorias para o Bairro Guterres



Da Redação

Em reunião com a comunidade o vereador Luis Costa indicou várias melhorias à comunidade do Bairro Guterres. São solicitações dos moradores que ajudarão a estruturar o bairro.

“Fui chamado para participar de algumas reuniões no bairro e pude ouvir as reivindicações dos moradores para a saúde, segurança pública, infraestrutura, o lazer, entre outros. Enquanto representante do povo, posso fazer os pedidos pelas indicações ao executivo para que desta forma a comunidade possa ser atendida. Sempre digo que, o vereador é um porta-voz do povo”. Ressalta o vereador Luis Cota.

Nesta sessão ordinária de segunda (10) serão lidas mais de três indicações com inúmeros pedidos. Para a Secretaria de Infraestrutura é solicitado à colocação de braços de iluminação nos postes próximo a praça do bairro, principalmente na Avenida Torres. Outra demanda para a pasta é que seja cercada a praça na parte de trás, próxima a área de preservação permanente (APP). Como também a construção de uma concha acústica para a realização de eventos.

Para a secretaria de saúde é solicitado que os agentes de saúde e endemias possam atuar com freqüência no bairro, como a comunidade ainda não tem um posto de saúde, as visitas dos agentes tem sido poucas. Ainda na indicação também é pedido para que aumente o número de atendimentos médicos no posto de saúde do bairro Tuiuu, para que assim a comunidade possa ser atendida sem fila de espera.

A secretaria de cultura, o pedido é reforçado para com a construção da concha acústica na praça do bairro, já que os moradores solicitam um espaço para o lazer e cultura. Outro pedido é que seja disponibilizado para os moradores um professor de educação física ou de dança para que seja desenvolvido um cronograma de atividades funcionais, com o objetivo de fomentar mais atividade física aos moradores. E por fim é solicitado que o bairro seja inserido no calendário de eventos culturais da cidade.

Além das indicações o legislador também realizou pedidos por meio de ofícios a polícia militar para que haja mais rondas policiais no bairro, para que os moradores tenham mais segurança e o outro ofício é destinada a secretaria de saúde para saber como está à situação da construção do posto de saúde do bairro.

“Essas são algumas demandas listadas durante minhas reuniões com a comunidade. Estou enviando ao executivo para que sejam atendidas. Ainda fui questionado em relação ao bairro poder ter comércio. Entrei em contato com o chefe de gabinete da prefeitura, Advanilson Sampaio e fui informado que o projeto para que o bairro além de residencial possa ser comercial já está na Câmara para a apreciação dos vereadores, imagino que logo entrará em pauta para a votação”. Conclui Luis Costa.



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

geral

Hospitais São Lucas e Das Clínicas enviam notificação à Secretária de Saúde, podendo interromper atendimento ao SUS


Os hospitais lamentam a falta de ajuste no contrato e ameaçam suspender o atendimento aos pacientes do SUS encaminhados pela UPA.


No dia 13 de fevereiro de 2026, a direção dos Hospitais São Lucas e das Clínicas de Primavera do Leste enviou uma notificação formal à Secretária Municipal de Saúde, Laura Leandra, alertando sobre a ausência de um reajuste no contrato, o que comprometeria a continuidade dos serviços prestados. O documento destaca que, após sucessivas prorrogações contratuais sem o ajuste necessário, a situação financeira dos hospitais se tornou insustentável, podendo até resultar na interrupção dos atendimentos aos pacientes do SUS.

 

O texto revela que o contrato atual, com término previsto para 28 de fevereiro de 2026, já foi prorrogado anteriormente e que, até a data mencionada, não foi apresentado um novo contrato ou proposta formal por parte da Secretaria Municipal de Saúde. Em resposta, os hospitais afirmaram que não aceitarão a celebração de um novo termo aditivo nas condições atuais.

 

A medida de não continuar com o contrato atual está relacionada ao descumprimento das condições financeiras necessárias para a manutenção da qualidade no atendimento. A partir de março de 2026, os serviços poderão ser prestados sob novas condições, que envolvem a assinatura de um novo contrato com valores atualizados ou a aplicação de um reajuste provisório de 20% sobre os valores vigentes, até a formalização de um novo acordo.

 

Os hospitais registraram que, caso haja interrupção no serviço após o término da vigência contratual, essa responsabilidade não será imputada aos hospitais, mas sim à Secretaria Municipal de Saúde, que não tomou as medidas administrativas necessárias para resolver a questão de forma tempestiva.

 

A Secretaria Municipal de Saúde ainda não se manifestou oficialmente sobre a situação, mas a expectativa é que um novo ajuste contratual seja negociado o quanto antes para garantir a continuidade dos serviços essenciais à população.


Antenado News