Primavera do Leste / MT - Segunda-Feira, 15 de Dezembro de 2025

HOME / NOTÍCIAS

A Palavra - Opinião

10 Dicas simples sobre inteligência emocional



1° Acalme seu cérebro. Iniciar o dia com atividade que desperte a tua mente e traga tranquilidade como ouvir música meditar é uma excelente maneira de atrair bons resultados no seu dia.

2° Alimente sua mente. Consuma alimentos como ovo e galinha, assim como gorduras saudáveis que contenha ômega 3, presente nas nozes e pescados.

3° Mantenha a curiosidade. Nunca deixe de aprender coisas novas, mesmo que não tenha nada a ver com sua atividade profissional. Aprenda um idioma, tocar um instrumento ou um curso de história. Vai te fazer muito bem!

4° Pratique a empatia. Desenvolva a capacidade de se colocar no lugar do outro de maneira que você crie vínculos pessoais, profundos e de longo prazo.

5°Domine a arte do autocontrole. Evite que emoções como a ira e a inveja tome conta de você, principalmente nos momentos em que precisar resolver assuntos desafiadores com seus colaboradores e clientes.

6°Não seja viciado em conflito. Aprenda a colocar pausas antes de identificar uma situações desafiadoras, o que significa deixar para lá assuntos insignificantes que surgem todos os dias.

7° Estabeleça prioridades. Quando tiver uma meta estabelecida será mais fácil direcionar suas energias no que for mais importante, sem desviar a atenção para tarefas menores que poderão ser tratadas em outro momento.

8°FUJA DE PESSOAS TÓXICAS! Em ambientes pessoal e profissional evite  se se relacionar com as pessoas manipuladoras, mentirosas e negativas. Que estes relacionamentos e estejam fora da sua vida o quanto antes!

9° Descanse a sua mente. Pelo menos uma vez a cada hora mova-se para dar um descanso ao seu cérebro. Passeie pela casa ou pelo escritório faça alongamentos se distraia por um instante.

10° Faça uma coisa de cada vez. Tentar ser multitarefa causa estresse e traz efeitos negativos ao seu desempenho profissional, por isso foque em uma tarefa de cada vez, dessa forma cometera menos erros e ainda estará colaborando bastante para sua criatividade de uma maneira geral.

Luciene Afonso

Master Coach – Febracis

Jornalista

Palestrante

Analista Corporal e Comportamental



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

política

Zambelli renuncia após decisão do STF, e Câmara convoca suplente para assumir mandato


A decisão ocorre após o presidente da Câmara solicitar um parecer jurídico sobre a determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, que anulou a votação do plenário

A Câmara dos Deputados oficializou neste domingo (14) a saída de Carla Zambelli (PL-SP) do Parlamento. O presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), comunicou que a deputada apresentou renúncia ao mandato, o que levou à convocação imediata do suplente Adilson Barroso (PL-SP) para assumir a vaga.

A decisão ocorre após o presidente da Câmara solicitar um parecer jurídico sobre a determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, que anulou a votação do plenário que havia mantido Zambelli no cargo. O entendimento de Moraes, posteriormente confirmado por unanimidade pela Primeira Turma do STF, reafirmou a cassação do mandato, conforme já havia sido decidido anteriormente pela Corte.

Em nota oficial, a Câmara informou que a deputada comunicou formalmente sua renúncia à Secretaria-Geral da Mesa neste domingo. Diante disso, Hugo Motta determinou os trâmites administrativos para a posse do suplente.

Ao justificar sua decisão, Alexandre de Moraes classificou a deliberação do plenário da Câmara como inconstitucional, afirmando que houve violação aos princípios da legalidade, moralidade e impessoalidade, além de desvio de finalidade. Para o ministro, a Constituição é clara ao atribuir ao Poder Judiciário a competência para decretar a perda de mandato de parlamentares condenados criminalmente com trânsito em julgado.

Segundo o magistrado, nesses casos, cabe à Mesa Diretora apenas formalizar a perda do mandato, sem margem para decisão política. Moraes também ressaltou que o STF mantém esse entendimento há mais de uma década, desde o julgamento do mensalão, em 2012.


Antenado News