Primavera do Leste / MT - Segunda-Feira, 15 de Dezembro de 2025

HOME / NOTÍCIAS

Brasil - geral

3º Ato Cívico na Escola Militar Tiradentes reforça valores de civismo e patriotismo em Primavera do Leste



As comemorações prosseguem ao longo da semana, finalizando com o grande Desfile Cívico do 07 de Setembro

Um exemplo de civismo, os alunos da Escola Militar recebem diariamente durante as aulas, os ensinamentos cívicos
Um exemplo de civismo, os alunos da Escola Militar recebem diariamente durante as aulas, os ensinamentos cívicos

Na manhã desta quarta-feira, 03, a Escola Militar Tiradentes recebeu o 3º Ato Cívico da Semana da Pátria, organizado pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Secretaria de Cultura. O evento contou com a presença do prefeito Sérgio Machnic, do diretor da instituição, Tenente-Coronel Lindberg, vereadores, autoridades militares e civis, além de professores, servidores e alunos da própria escola e convidados.

A solenidade contou com a execução dos hinos e o hasteamento das bandeiras, em um momento de exaltação ao civismo e ao patriotismo, ressaltado pelo prefeito Sérgio Machnic, que reforçou o sentimento de orgulho em ver a juventude envolvida em atos de civismo. “É emocionante ver nossos alunos com o coração verde e amarelo, respeitando, amando e sonhando com um Brasil melhor. Isso nos lembra da importância de termos disciplina e patriotismo para construir o futuro da nossa cidade e do nosso país”, disse.

Machnic também reforçou o convite para o grande Desfile de 7 de Setembro, que será realizado na Orla da Lagoa do Lago do Pedro Viana, no próximo domingo. O grande evento inicia às 07h30 da manhã e promete ser um dos maiores já realizados no município, principalmente pela grande participação popular das instituições e da própria população.

O diretor da Escola Militar, Tenente-Coronel Lindberg, destacou a importância da parceria com o município e convidou os alunos visitantes para que quando chegarem ao 6º ano, sintam-se à vontade para participarem do seletivo que permitem estudarem na instituição.

Lindberg ressaltou ainda que “é uma honra receber todos aqui. A Escola Militar trabalha com civismo, hierarquia, disciplina e patriotismo. Esses são valores que formam cidadãos preparados para a vida”, enfatizou. O militar lembrou ainda que os atos são uma consolidação de todo este bom trabalho de gestão e integração com a sociedade local.

Representando o Legislativo, o vereador Eraldo Fortes ressaltou a proximidade das comemorações do Dia da Independência e a relevância da valorização dos símbolos nacionais. “Precisamos preservar os valores para manter uma sociedade livre, organizada e próspera. O Brasil é um país rico, com um povo trabalhador e maravilhoso, e cabe a nós honrar essa nação todos os dias”, afirmou.

O chefe de Gabinete, Joélio Moraes, pontuou sobre a programação da Semana da Pátria, realizada diariamente em diferentes pontos da cidade, o que segundo ele resgata valores fundamentais. “É um momento de buscar nossas raízes, líderes, nossos heróis e nossa história. Isso fortalece a juventude e reforça o sentimento de pertencimento à nação, permitindo a todos desenvolver um papel importante na nossa sociedade”, completou.

A Semana da Pátria segue com atividades cívicas na quinta-feira, 04, com o Ato Cívico no Batalhão da Polícia Militar e na sexta-feira, 05, em frente à Prefeitura.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Autor: Vilmar Kaizer



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

política

Zambelli renuncia após decisão do STF, e Câmara convoca suplente para assumir mandato


A decisão ocorre após o presidente da Câmara solicitar um parecer jurídico sobre a determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, que anulou a votação do plenário

A Câmara dos Deputados oficializou neste domingo (14) a saída de Carla Zambelli (PL-SP) do Parlamento. O presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), comunicou que a deputada apresentou renúncia ao mandato, o que levou à convocação imediata do suplente Adilson Barroso (PL-SP) para assumir a vaga.

A decisão ocorre após o presidente da Câmara solicitar um parecer jurídico sobre a determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, que anulou a votação do plenário que havia mantido Zambelli no cargo. O entendimento de Moraes, posteriormente confirmado por unanimidade pela Primeira Turma do STF, reafirmou a cassação do mandato, conforme já havia sido decidido anteriormente pela Corte.

Em nota oficial, a Câmara informou que a deputada comunicou formalmente sua renúncia à Secretaria-Geral da Mesa neste domingo. Diante disso, Hugo Motta determinou os trâmites administrativos para a posse do suplente.

Ao justificar sua decisão, Alexandre de Moraes classificou a deliberação do plenário da Câmara como inconstitucional, afirmando que houve violação aos princípios da legalidade, moralidade e impessoalidade, além de desvio de finalidade. Para o ministro, a Constituição é clara ao atribuir ao Poder Judiciário a competência para decretar a perda de mandato de parlamentares condenados criminalmente com trânsito em julgado.

Segundo o magistrado, nesses casos, cabe à Mesa Diretora apenas formalizar a perda do mandato, sem margem para decisão política. Moraes também ressaltou que o STF mantém esse entendimento há mais de uma década, desde o julgamento do mensalão, em 2012.


Antenado News